Data: Quarta-feira, 15/02/2017 17:07

AJES oferece bolsas de Iniciação Científica para alunos realizarem pesquisas em Juína

O Programa de Iniciação Científica da AJES tem sido a chance que muitos acadêmicos buscam para realizar suas pesquisas, um dos eixos da faculdade ao lado do Ensino e da Extensão e um dos requisitos de avaliação do MEC. A pesquisa é um importante instrumento para a formação dos estudantes, já que através dela, os alunos amadurecem na busca do conhecimento e aprimoram qualidades.

Na unidade da AJES de Juína, 73 alunos foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica. Segundo a coordenadora do programa, a participação dos alunos é semestral, podendo ser renovada e, durante esse tempo, os acadêmicos, sob orientação de professores do corpo docente da AJES, redigem artigos científicos e apresentam seus trabalhos em eventos.

"Estamos bastante animados, já que muitos alunos estão atualmente inscritos no Programa e há, ainda, novos candidatos que poderão entrar nesses próximos dias. No Programa, o aluno recebe a bolsa para fazer pesquisa durante o semestre, que pode ser renovada semestralmente. Quem não tem bolsa da AJES para fazer a Iniciação Científica pode fazer pesquisa em caráter voluntário, desde que tenhamos disponibilidade de orientador", explicou a professora Marileide Antunes, coordenadora do Programa de IC.

Em Juína vários acadêmicos já iniciaram suas pesquisas. Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos. As acadêmicas Dalila Mateus Gonçalves e Andréia Borges da Silva, ambas do Curso de Psicologia, escolheram pesquisar sobre os "vícios da internet na área da educação".

"Já iniciamos a pesquisa no semestre passado com revisão de literatura sobre o vício da internet, principalmente na área da educação, e agora vamos a campo para verificar as consequências no desenvolvimento escolar do aluno", comentou a acadêmica Dalila.

Já a acadêmica Gleice Rodrigues Cardoso, também da Psicologia, abordará o tema sobre "analise experimental do comportamento na área escolar". Ela comentou a importância da pesquisa no desenvolvimento acadêmico.

"Primeiro que a iniciação científica é a porta de entrada em um universo muito grande que é a pesquisa e isso é muito importante para os acadêmicos que buscam enriquecer seu currículo e desenvolver o seu conhecimento, eu, por exemplo, escolhi abordar sobre a análise experimental do comportamento na área escolar", destacou.

Para concorrer a uma das bolsas do Programa de IC é preciso ficar atento ao período de inscrições, que é lançado em todo início de semestre. Também é realizada uma reunião geral com os alunos para explicar as regras do Programa. Nesse semestre a reunião aconteceu na quarta-feira (15).

Dentre as novidades do Programa de Iniciação Científica da AJES estão a publicação de um livro com os trabalhos dos bolsistas do segundo semestre/2016. A organização é do Programa, junto à Direção Geral e à Direção de Ensino. Em abril, também será realizado o I Simpósio da Iniciação Científica, que está em fase de organização.