Data: Segunda-feira, 20/02/2017 15:23

Mais quatro acadêmicos da AJES são aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Quatro acadêmicos do Curso de Direito da AJES, de Juína, foram aprovados no XXI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se realizou em 22 de janeiro. Mesmo sem terem concluído o Curso, os acadêmicos se superaram, comprovaram seus conhecimentos, e foram aprovados em ambas as difíceis fases do Exame, que teve índice de reprovação de, aproximadamente, 90% (noventa por cento).

O acadêmico Fernando Ferraz de Queiroz, do X Termo de Direito, foi um dos poucos que superou as dificuldades do Exame. “Foi um Exame muito difícil, tanto que alguns disseram que foi apocalíptico. Infelizmente, alguns de nossos colegas não conseguiram ser aprovados, mas tivemos a felicidade de ser aprovado e isso é graças ao ensino de qualidade que a AJES nos proporcionou e que me permitiu passar por todas as adversidades da vida e concluir os meus objetivos”, destacou ele. E agora ele só pensa em terminar os estudos para poder advogar: “Com fé em Deus vou concluir a faculdade, tenho essa meta porque quero levar meu serviço para a sociedade, sabemos que o advogado é essencial para a condução dos direitos da sociedade e também para administrar a justiça, por isso pretendo trabalhar com todo o meu amor, carinho e empenho para que a sociedade não fique desfalcada”, concluiu.

Para conseguir a aprovação, Fernando e seus colegas Cristiano Norberto Tomasini, Joás dos Santos Nascimento e Rosângela Londero Haas, tiveram que se dedicar muito, de forma bastante árdua, para conseguir superar as fases do Exame.

O Exame de Ordem da OAB é realizado três vezes ao ano, sendo composto por duas fases: a primeira fase é composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, que abordam todos conteúdos previstos no currículo obrigatório dos Cursos de Direito, e tem caráter eliminatório. Para passar para a etapa seguinte é preciso acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das questões da prova. É por essa etapa que a maioria dos candidatos não consegue avançar. É na fase objetiva que ocorre a maioria das reprovações.

Já a segunda fase do Exame de Ordem da OAB é uma prova dissertativa que versa na área do Direito escolhida pelo examinando ainda na fase de inscrição. E o interessado, ao se inscrever, pode optar por realizar prova nessa segunda fase nas seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário. Ela é composta por quatro questões dissertativas e pela elaboração de uma peça prático-profissional na área de opção. Para ser aprovado, necessita-se de uma nota 6,0 (seis) – a prova vale até 10,0 (dez) pontos.

Comentando a aprovação dos acadêmicos no XXI Exame de Ordem, a Diretora de Ensino da AJES, professora Alcione Adame, ressaltou que a aprovação dos acadêmicos demonstra a seriedade da instituição, que sempre busca a qualidade no ensino que oferece: “Nós estamos muito felizes, porque em todos os resultados da prova da Ordem temos alunos aprovados. Desta vez, quatro de nossos alunos concluíram a segunda fase e são os novos advogados de Juína, que trabalharão em prol da sociedade. E um detalhe importante: com exceção do acadêmico Joás, que cola grau na próxima semana (dia 24 de fevereiro), os demais aprovados continuam em sala de aulas no Curso de Direito. Então, isso nos enche de alegria, porque demonstra que, realmente, fazemos um trabalho sério, com qualidade de ensino e o resultado são os alunos serem aprovados antes mesmo de concluírem o Curso de Direito”, comentou.

Por sua vez, o professor José Natanael Ferreira, da área de Direito Público, ressaltou que há, entre todos os aprovados, um ponto em comum: “Todos os aprovados estão de parabéns, tanto pela aprovação quanto pela dedicação que demonstraram ao longo do Curso, e agora coroada. Aliás, a dedicação durante todos os semestres do Curso de Direito é o denominador comum entre aos acadêmicos que são aprovados nos Exames de Ordem da OAB. Os que, desde o início e ao longo do Curso, demonstram dedicação e seriedade são, por méritos, aprovados. A qualidade do ensino oferecido pela instituição e a dedicação individual resulta na fórmula de sucesso dos acadêmicos da AJES. Não há bons resultados quando se semeia em terra infértil. No entanto, quando ao ensino oferecido pela AJES soma-se a entrega e a dedicação individual dos acadêmicos, “não há para ninguém”, pois o sucesso é certo. E a prova disso é que, mais uma vez, os acadêmicos demonstram o resultado e a validade desta fórmula certeira.