Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Quinta-feira, 23/02/2017 16:21

Como combater o Plágio Acadêmico? A AJES oferecerá, aos acadêmicos, uma Oficina tratando desse tema

Fonte: Assessoria de Imprensa

Os acadêmicos da AJES devem ficar atentos porque, em breve, estarão abertas as inscrições para a Oficina "Combatendo o Plágio Acadêmico", a qual oferecerá orientações sobre o plágio acadêmico, as formas de identificá-lo e os modos de evitá-lo na elaboração de trabalhos acadêmicos – artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ela também apresentará as consequências administrativas, cíveis e penais possíveis como penalidades para os casos em que sejam verificados plágios em trabalhos acadêmicos.

A Oficina, com número limitado de vagas, está programada para três encontros às quintas-feiras, entre as 14h00 e 16h30, nos meses de abril e maio, e estará a cargo dos professores Nádie Christina Machado Spence, Givago Mendes e José Natanael Ferreira.

Muito embora a Oficina seja uma iniciativa interdisciplinar dos Cursos de Direito e de Psicologia, ela é aberta a todos os acadêmicos, de todos os Cursos da AJES, observando-se a limitação do número de vagas e a necessidade de prévia inscrição.

Os acadêmicos interessados em participar da Oficina devem aguardar a abertura das inscrições, as quais serão realizadas diretamente na Secretaria do Curso de Direito da AJES, ao custo de R$60,00 (sessenta reais).

Os acadêmicos que se inscreverem, que tiverem presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos encontros, e realizarem todas as atividades propostas pelos professores, inclusive eventuais atividades extraclasse, poderão requerer o Certificado de participação, para compor as horas de atividades complementares necessárias ao cumprimento das obrigações acadêmicas para colação de grau.

Segundo o professor José Natanael Ferreira, um dos coordenadores da Oficina, é importante que os acadêmicos da AJES conheçam as implicações do plágio, e das suas consequências, inclusive perda da titulação e possível responsabilização civil, uma vez que eles estão sempre elaborando artigos científicos para participação em eventos da AJES e em eventos oferecidos por outras instituições, e também para publicação em revistas especializadas. "Ao saberem como identificar e como evitar a ocorrência de plágio, os acadêmicos poderão desenvolver suas pesquisas e seus trabalhos escritos, inclusive os Trabalhos de Conclusão de Curso, com maior segurança, pois terão ciência de que tudo quanto expõem é fruto do conhecimento que adquiriram".