Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Segunda-feira, 10/04/2017 15:29

AJES formaliza parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Juína

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sucesso ano passado, as Oficinas do Programa FitoFar (Fitoterápicos e Fármacos Sintéticos), do Curso de Farmácia da AJES, derão um passo importante em 2017 e serão realizadas em 12 Unidades de Saúde da Família (USF) de Juína. A parceria foi firmada, na última sexta-feira (07), entre a AJES e a Secretaria de Saúde do Município de Juína.

O projeto foi concretizado a partir de um encontro entre a Coordenadora do Curso de Farmácia da AJES, professora Dra. Isanete Geraldini Costa Bieski, com a Secretária Municipal de Saúde do Município de Juina, Drª Leda Maria de Souza Villaça.

"Desta forma, estamos iniciando um importante Projeto de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, em que o Curso de Farmácia da AJES estará nas Unidades Municipais de Saúde da Família (USF) realizando oficinas de capacitação", comentou a Coordenadora do Curso de Farmácia, Dra Isanete Bieski.

A Coordenadora também explicou que também serão realizadas oficinas na Casa de Saúde Indígena (CSI) e no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Também haverá um momento de Orientação Farmacêutica para o Uso Racional de Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Medicamentos Sintéticos na Feira Municipal, às nas quartas-feiras, com a participação dos alunos do curso de Farmácia. E esclareceu que também haverá a oportunidade de participação para acadêmicos dos demais Cursos da AJES, pois o objetivo é melhor orientar as pessoas sobre os temas objeto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

"Estamos muito felizes com a parceria estabelecida, pois poderemos, a partir de agora, expandir nosso trabalho de orientação e capacitação através das oficinas do Programa FitoFar. Estamos elaborando o cronograma e em breve divulgaremos", concluiu a Coordenadora.

Confira abaixo a relação das oficinas que serão ministradas:

Oficina 1: Orientação e preparo de produtos caseiros para o combate ao Aedes aegypti: Dengue, Zyca e Chikungunya.

Oficina 2: Atenção Farmacêutica e uso racional de medicamentos na prevenção de enfermidades

Oficina 3: Identificação, preparo e uso correta das plantas medicinais para preparo do remédio caseiro