Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Sexta-feira, 14/04/2017 16:01

Acadêmicos do Curso de Farmácia da AJES participaram de aula prática no Banco de Sangue

Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma das especialidades farmacêuticas é a atuação do Farmacêutico no Banco de Sangue. Aproveitando o tema da disciplina de "Introdução as Ciências Farmacêuticas", acadêmicos do Curso de Farmácia da AJES participaram de aula que misturou a teoria com a prática.

A aula especial foi ministrada no Banco de Sangue de Juína pela farmacêutica especialista e coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão, Gian Carla Zanela.

A Coordenadora do Curso de Farmácia da AJES, Drª Isanete Bieski, informa que entre as atribuições previstas na resolução do CFF que regulamentou as atribuições do farmacêutico para atuar na hemoterapia estão: Fazer a anamnese farmacêutica, verificar sinais e sintomas, acessar e conhecer as informações constantes no prontuário e realizar a reconciliação medicamentosa do receptor; registrar no prontuário do receptor a evolução farmacêutica e, quando se fizer necessário, informações úteis sobre a assistência prestada ao paciente, inclusive laboratorial e solicitar exames laboratoriais de receptores para fins de monitorização dos efeitos transfusionais.

Os alunos que participaram da aula comentaram de forma positiva, como a acadêmica Sandra: "A visita foi maravilhosa e produtiva! Foi tudo muito bem explicado e o melhor foi o alto astral da Gian Carla", completa.                     

Tamara, outra acadêmica, comenta: "Com essas visitas conseguimos ver as diferentes áreas de atuação e um pouco de como é realizado". Já o aluno Matheus ressalta: "A visita no banco de sangue foi excelente, uma vez que nos possibilitou conhecer mais uma área de atuação da farmácia e nos mostrar o quanto é magnífico trabalhar na área da saúde".                       

Dionatan reforçou: "A visita de hoje foi ótima, nos agregou valores e conhecimento aprofundado de cada área, além de ter nos ajudado a escolher uma área específica para trabalharmos e a importância dela".

Anasara disse: "A visita em uma UCT é fundamental para nós estudantes do curso de Farmácia, tanto ao nível de conhecimento quanto para quem se identifica e pretende seguir a carreira em Análises Clínicas/Generalista".                       

"Foi pra fechar a noite com chave de ouro. É ótimo ver o amor e a dedicação com o seu trabalho, isso nos ajudar a ter cada vez mais certeza da carreira que queremos seguir e que estamos no caminho certo. Foi maravilhoso", concluiu Aline, outra acadêmica.