Data: Quinta-feira, 18/05/2017 15:44

Professor da AJES participou do XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica

O Professor e Coordenador do Curso de Educação Física da AJES, Lindomar Mineiro, participou do XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), que aconteceu de 08 a 11 de maio em Porto Alegre-RS.

O Congresso foi um evento internacional destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e empresas que atuem nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Neurociências e Engenharia Biomédica.

Com o intuito de aperfeiçoar-se em técnicas biomecânicas, o professor fez dois cursos, sendo: Análise Biomecânica da Marcha, que visa o aprimoramento de detecção de problemas locomotores, e Biomecânica do Calçado, que aprimora a percepção dos tipos de calçados para cada tipo de esporte e atividades físicas.

Na oportunidade, o professor ainda fez a defesa do trabalho Intitulado: “Abordagem Fisioterapêutica na Postura Corporal de Mulheres submetidas a Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama: Uma Revisão Sistemática”, de autoria, dele, da acadêmica Khettlen Krindges, do V termo do curso de Fisioterapia, e da professora do curso de Fisioterapia Ana Ribeiro.

“A pesquisa foi reverenciada pelos avaliadores dos trabalhos do congresso por ter sido produzida com custos mínimos de material físico, e estar junto a pesquisas de grandes laboratórios de universidades renomadas, que englobam equipamentos de alto custo”, destacou o Professor Lindomar Mineiro.

Para a acadêmica Khettlen Krindges, foi de grande relevância a apresentação do trabalho no XVIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. “Foi um privilégio realizar uma pesquisa com boas orientações e poder atingir grandes magnitudes em meio a um evento científico de alto nível. A pesquisa foi desenvolvida durante a Iniciação Científica, no segundo semestre de 2016, período em que participei voluntariamente. Com a realização da mesma, pude adquirir maiores conhecimentos e desenvolver um pouco do que gosto, a escrita científica. Para isto, foi essencial o auxílio dos excelentes profissionais, Ana Ribeiro e Lindomar Mineiro, que estão sempre disponíveis para engrandecer os estudos de seus acadêmicos. Espero que novas oportunidades me auxiliem ainda mais na integração ao meio científico, já que este é importante não só na vida acadêmica, mas sim na vida profissional”, concluiu.