Data: Quinta-feira, 01/06/2017 16:09

Alunos de Farmácia realizaram visita técnico em laboratório de análises clínicas de Juína

Acadêmicos do Curso de Farmácia da AJES visitaram nesta terça-feira (30), um Laboratório de Análises Clínicas em Juína. A vista técnica in locu faz parte da disciplina de Introdução de Ciências Farmacêuticas, onde foram apresentadas as diversas áreas de atuação profissional para os acadêmicos do 1ª Termo de Farmácia.

Segundo a Coordenadora do Curso de Farmácia da AJES, professora Dra Isanete Bieski, para melhor entendimento das áreas de atuação após a parte teórica, foi apresentada a parte prática com a visita ao Laboratório Laborman, do empresário e Farmacêutico Moacir Mandadori, com mais de 30 anos de funcionamento.

Os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de profissionais em uma Farmácia Hospitalar da cidade, visitam uma Drogaria, uma Farmácia de Manipulação e por último o Laboratório de Análises Clínicas.

"As visitas técnicas têm o objetivo de mostrar a vivência prática de umas das importantes áreas de atuação do farmacêutico. E por isso quero agradecer a oportunidade dispensada pelo empresário e Farmacêutico, Moacir Madadori, de receber nossos acadêmicos em horário de aula das 21h00 às 23h00", disse.

A Análise Clínica é umas das 10 grandes áreas de atuação do Farmacêutico, conforme regulamentação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e pode ser definida como um conjunto de exames e testes laboratoriais, que visa o diagnóstico ou confirmação de uma doença.

Mas foi somente em meados do século XX que foram realizados os primeiros exames, onde os processos para obtê-los, pode ser dividido em 3 fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica (COSTA, 2010). A fase pré-analítica consiste no pedido do exame, na preparação e coleta de amostra do paciente. Na segunda fase, denominada como fase analítica, ocorre a análise do material coletado e na fase pós-analítica os exames são devidamente interpretados para o diagnóstico e tratamento  (LIMA, OLIVEIRA, 2011).