Trabalho apresentado por acadêmicas de Fisioterapia na V Jornada Científica do IFMT Juína recebeu menção honrosa

Um projeto de pesquisa elaborado no ano de 2016 por duas alunas do Curso de Fisioterapia da Faculdade AJES foi apresentado na V Jornada Científica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína, realizado de 06 a 08 de junho.

O projeto, intitulado: "Análise postural em escolares da rede pública do município de Juína-MT", está em fase de análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da AJES e teve a orientação da professora mestra Ana Ribeiro, do curso de Fisioterapia.

O projeto de pesquisa tem como objetivos avaliar, por fotogrametria computadorizada, a postura corporal de escolares entre 11 e 14 anos de idade e identificar os fatores associados às alterações posturais, como explicou a professora mestra Ana Ribeiro. “Trata-se de um assunto de extrema relevância posto que a identificação precoce de alterações posturais assim como de fatores a elas associados permitem que intervenções sejam tomadas no sentido de evitar agravamento da condição".

As alunas Fabiana Tomasini e Nilcineia Zocche, que estão no V termo do Curso de Fisioterapia, apresentaram o projeto na forma de pôster, durante a V Jornada Científica. Para Fabiana Tomasini, a experiência de apresentar o trabalho foi gratificante.

"Participar da V Jornada Científica do IFMT, como apresentadora do trabalho, foi uma experiência muito gratificante e marcante para minha vida acadêmica. Esta pesquisa proporcionará benefícios aos escolares uma vez que poderemos orientar os pais a procurarem assistência profissional especializada, caso sejam detectados desvios posturais. Agradeço imensamente à minha querida orientadora, professora Ana Ribeiro, e à minha amiga Nilcineia que também fez parte desse projeto", disse.

Já a acadêmica Nilcineia Zocche destacou: "Pudemos expor nosso projeto de pesquisa e agregar conhecimento de outras áreas. É um excelente evento que incentiva a pesquisa e interação entre os acadêmicos. A minha participação na Jornada Científica do IFMT foi uma experiência única!", colocou.

O pôster foi escolhido por avaliadores e alunos participantes do evento como o trabalho destaque recebendo, assim, menção honrosa. A avaliação levou em consideração os seguintes critérios: apresentação visual do trabalho, clareza e domínio de conteúdo, sequência lógica e capacidade de síntese da apresentação, e desenvoltura na arguição.