Trabalho apresentado por acadêmicas de Fisioterapia na V Jornada Científica do IFMT Juína recebeu menção honrosa

O projeto, intitulado: "Análise postural em escolares da rede pública do município de Juína-MT", está em fase de análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da AJES

Um projeto de pesquisa elaborado no ano de 2016 por duas alunas do Curso de Fisioterapia da Faculdade AJES foi apresentado na V Jornada Científica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína, realizado de 06 a 08 de junho.

O projeto, intitulado: "Análise postural em escolares da rede pública do município de Juína-MT", está em fase de análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da AJES e teve a orientação da professora mestra Ana Ribeiro, do curso de Fisioterapia.

O projeto de pesquisa tem como objetivos avaliar, por fotogrametria computadorizada, a postura corporal de escolares entre 11 e 14 anos de idade e identificar os fatores associados às alterações posturais, como explicou a professora mestra Ana Ribeiro. “Trata-se de um assunto de extrema relevância posto que a identificação precoce de alterações posturais assim como de fatores a elas associados permitem que intervenções sejam tomadas no sentido de evitar agravamento da condição".

As alunas Fabiana Tomasini e Nilcineia Zocche, que estão no V termo do Curso de Fisioterapia, apresentaram o projeto na forma de pôster, durante a V Jornada Científica. Para Fabiana Tomasini, a experiência de apresentar o trabalho foi gratificante.

"Participar da V Jornada Científica do IFMT, como apresentadora do trabalho, foi uma experiência muito gratificante e marcante para minha vida acadêmica. Esta pesquisa proporcionará benefícios aos escolares uma vez que poderemos orientar os pais a procurarem assistência profissional especializada, caso sejam detectados desvios posturais. Agradeço imensamente à minha querida orientadora, professora Ana Ribeiro, e à minha amiga Nilcineia que também fez parte desse projeto", disse.

Já a acadêmica Nilcineia Zocche destacou: "Pudemos expor nosso projeto de pesquisa e agregar conhecimento de outras áreas. É um excelente evento que incentiva a pesquisa e interação entre os acadêmicos. A minha participação na Jornada Científica do IFMT foi uma experiência única!", colocou.

O pôster foi escolhido por avaliadores e alunos participantes do evento como o trabalho destaque recebendo, assim, menção honrosa. A avaliação levou em consideração os seguintes critérios: apresentação visual do trabalho, clareza e domínio de conteúdo, sequência lógica e capacidade de síntese da apresentação, e desenvoltura na arguição.