Data: Terça-feira, 04/07/2017 15:21

Alunos de Farmácia desenvolvem alimentos inovadores durante disciplina; FOTOS!

A criatividade dos alunos do terceiro e quarto termos do Curso de Farmácia da AJES ficou evidente no encerramento da Disciplina de Bromatologia, na noite da última sexta-feira (30). Foi lançado a eles, pela professora da disciplina, Isanete Bieski, um desafio: Elaborarem um portfólio com o desenvolvimento alimentos inovadores e que não existe no mercado.

Todos cumpriram com êxito a missão e o que se viu foi uma variedade enorme de produtos, como brigadeiro de café e cachaça, brigadeiro de capim-cidreira, pão de inhame e gergelim, biscoito de castanha-do-brasil com folha de mandioca, doce de milho-verde e amendoim, geléia da casca do maracujá com hortelã, brigadeiro de cenoura e biscoito de castanha-do-brasil com gengibre.

Para elaborar os produtos os alunos tiveram que desenvolver uma indústria de alimentos aplicando todos os conceitos e legislações da área de alimentos e controle de qualidade.

A professora Isanete, coordenadora do Curso de Farmácia, comentou com alegria a participação dos alunos. "Foi motivo de muito orgulho para mim enquanto professora vê-los cumprindo direitinho o que foi pedido. Muito obrigada pelo cumprimento do desafio, vocês são capazes", disse.

O encerramento da disciplina de Bromatologia teve ainda uma grande novidade: A participação especial da Drª Clara Takaki Brandão, que enviou um vídeo falando da importância do uso de alimentos regionais para a saúde, renda e qualidade de vida. Drª Clara Brandão é médica nutróloga, hoje aposentada do Ministério da Saúde onde foi Coordenadora de Orientação Alimentar da Secretaria de Políticas de Saúde, trabalhou há 30 anos na busca de uma infância brasileira menos desnutrida e subnutrida. Inventora da multimistura – uma farinha composta por farelo de arroz, pó de folhas verdes e sementes. Clara Brandão é responsável pela recuperação de inúmeras crianças em várias regiões do país. Esse poderoso concentrado de minerais e vitaminas é hoje utilizado nas mais de 20 mil comunidades atendidas pela Pastoral da Criança, que ensina famílias a enriquecerem a alimentação diária por meio da multimistura. Além disso a multimistura se espalhou por mais de 18 países.

"Conheci Drª Clara Brandão em um evento de plantas medicinais onde fui ministrar uma palestra na cidade de Ceres-GO em 2006, fiquei encantada com o trabalho dela e deste então não perdi mais o contato, quando vou a Brasilia sempre me encontro com ela. Além disso já trouxe ela para participar de vários eventos em vários municípios de Mato Grosso e logo estaremos trazendo ela a Juína. Drª Clara faz uma trabalho muito importante com a agricultura familiar, levando várias opções de geração de emprego e renda com alimentos de fácil cultivo e com ricos nutriente", ressalta a professora Drª Isanete Bieski. "Ficamos muitíssimos agradecidos pela pronta participação da amiga Clara".