Data: Sexta-feira, 21/07/2017 17:11

Disciplina do Curso de Farmácia da AJES é inédita no Brasil

A disciplina de Fitoterapia e Farmácia Viva, foi incluída no Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia pela Professora Drª Isanete Bieski, idealizadora do mesmo conforme convite feito pelo Diretor Geral Clodis Menegaz em 2012.

A ideia foi trazer para dentro da academia um importante Programa do Ministério da Saúde que criou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterapicos em 2008, ancorado na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterapicos e que em 2010, instituiu no Sistema Único de Saúde o Programa Farmácia Viva.

A Farmácia viva, no contexto da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, deverá realizar todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Para a aula inaugural, a professora Drª Isanete Bieski passou o vídeo do Professor Dr. Francisco de Abreu Matos, última entrevista gravada pelo professor Matos antes de falecer. (Coleção Santo de Casa - Abreu Matos https://youtu.be/4CaGcC_fv3E)

A aula foi muito especial para os acadêmicos, já que eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Professor Francisco de Abre Matos, Médico e Farmacêutico da Universidade Federal do Ceará (UFC), grande nome das plantas medicinais, já falecido.

Na aula foi abordada a disciplina de Fitoterapia e Farmácia Viva, inédita no Brasil. De acordo com a professora Drª Isanete Bieski, Coordenadora do Curso de Farmácia, o nome "Farmácia Viva" foi instituído pelo Ministério da Saúde.

Os alunos ouviram a última entrevista deixado pelo Professor Matos. A filha dele, Srª Aida Monte Negro, fez uma participação e deixou uma mensagem aos alunos.

Através de um áudio, Ainda disse que ficou sensibilizada e parabenizou a iniciativa da Professora Drª Isanete. "Meu pai, além de feliz, está muito orgulhoso, afinal esse era um sonho dele, ter essas disciplinas implantadas no curso de Farmácia, assim como na Medicina", disse.

A Professora Drª Isanete destacou que o momento foi muito especial e espera que os acadêmicos aproveitem bem a disciplina que trará muitas novidades.