Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Segunda-feira, 21/08/2017 16:00

Banco de Sangue de Juína recebe visita técnica dos Acadêmicos de Fisioterapia da AJES

Fonte: Assessoria de Imprensa

Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Faculdade AJES realizaram na quinta-feira (17) uma visita técnica no Banco de Sangue de Juína. Ele foram conhecer o funcionamento e a importância da doação. Durante a visita, os acadêmicos acompanharam todas as etapas de funcionamento.

Os acadêmicos se expressaram sobre o momento. Tatiany de Fátima Hidalgo disse que aproveitou para tirar muitas dúvidas. "A visita foi super proveitosa, tiramos várias dúvidas, conhecemos de perto esse trabalho maravilhoso do CTA de Juína, a necessidade de doadores enfrentada pela equipe e como é simples fazer a doação. Todos deveriam conhecer de perto esse trabalho e ir doar para que um dia não faz falte sangue. Quem recebe tem a vida renovado", disse.

A aluna Dayane de Oliveira Nogueira Guimarães, do IV termo, comentou: "A visita ao hemocentro foi de suma importância para todos nós futuros profissionais da área da saúde. Eu particularmente não tinha conhecimento de como funcionava e quais eram os requisitos para doar e todo o processo que eles exercem no centro, pude ter uma visão mais abrangente e sanar algumas dúvidas e mitos que ouvia dizer. Pude ainda ter base de como é importante ser doador, ajudando outras pessoas e futuramente podendo ajudar a si próprio caso venha a precisar. Esse conhecimento extra e essa experiência com certeza farão parte da minha vida daqui pra frente, passando informações importantes

A acadêmica Fabiana Bezerra Tomasini também destacou a importância da visita. "Acredito que não só para mim como para todos os outros acadêmicos foi um momento de grande aprendizado, uma experiência bastante proveitosa, o Dr Cássio foi muito atencioso e explicou minuciosamente todos os processos percorridos para a realização da coleta de sangue. Tenho certeza que todos saíram com maior consciência da importância da doação de sangue, vão passar para a comunidade a necessidade da colaboração de todos, a fim de manter o banco de sangue, que só traz benefícios a nossa região, salvando vidas de     duas maneiras, tanto na transfusão de sangue como na identificação de doenças que normalmente o cidadão só vai ter conhecimento quando está em processo avançado. Quero também agradecer imensamente a Professora Drª Isanete, sou fã, já que sem sua dedicação esse momento não seria possível, muito obrigada".

"Foi simplesmente fantástico! A atenção e dedicação do Cássio fez com que eu olhasse para o lado da doação de sangue com outro olhar. Foi uma experiência única e motivadora, todos deveriam ter acesso a mais informações sobre esse assunto, a forma com que é realizada e a atenção que procede o procedimento. Eu nunca tinha ido em um lugar para ser bem recepcionada e sentir útil, Dr Cássio falou de tudo, deu o máximo de atenção, tudo em favorecimento a nós mesmos, a população tanto juinense quanto de municípios vizinhos", disse Lilian Patrícia santos Oliveira.

Robson Teodoro Lopes disse: "Está de parabéns o centro, funcionários e doadores. Agradeço ao Cássio que demostra garra e amor pelo que faz, sua atenção com os acadêmicos de Fisioterapia mostra o quão humano ele é. Obrigado Professora Isanete por nos proporcionar visitas a esses lugares importantes para nossa população e para nós mesmos. No geral foi muito bom. Conhecer como funciona, cada etapa, antes e depois da coleta do sangue do doador. Para o conhecimento acadêmico é muito importante essas visitas, sendo que futuramente serviremos a esses órgãos e, desde já saber como funciona, e assim poder até de alguma forma contribuir para que cada vez mais cresça o número de doadores. Agradeço a iniciativa da Professora Isanete que está sempre indo atrás para passar esse conhecimento a mais além da sala de aula, que com certeza auxilia com grande positividade no aprendizado final, agradeço ao Dr Cássio que nos recebeu muito bem, nos explicou e apresentou com detalhes sobre a doação de sangue".

A professora Drª Isanete Bieski também falou da importância da visita técnica. "Na ementa da disciplina de Gerenciamento dos serviços de Saúde II, um dos aspectos importantes está o funcionamento da política de sangue e hemoderivados, então após a aula teórica nada melhor do que mostrar na prática como se dá a gestão do nosso Banco de Sangue no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e com isso poder sensibilizar os alunos da importância da doação e divulgação do serviço. Todos os acadêmicos gostaram muito e ficaram sensibilizados quanto a importância e a atuação na aérea, pois todos os profissionais de saúde precisam estar aptos a atuarem no CTA, agradecemos o Dr. Cassio que se dispôs em nos receber no horário da aula e assim possibilitar o enriquecimento do conhecimento aliando teoria à prática".