Data: Sexta-feira, 29/09/2017 15:01

Curso de Fisioterapia da AJES realizou o I Encontro do Projeto de Nivelamento de Disciplinas

Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da AJES, integrantes do Grupo de Estudos Anátomo-Cinesiológicos, participaram, no último dia 14 de setembro, do 1º Encontro do Projeto de Nivelamento das Disciplinas de Anatomia do Aparelho Locomotor e de Cinesiologia e Biomecânica.

O projeto objetiva oferecer aos acadêmicos dos primeiros Termos do Curso de Fisioterapia a oportunidade de rever e reforçar conhecimentos dos conteúdos ministrados em salas de aulas, com acadêmicos dos Termos mais avançados, que atuam ministrando os ensinamentos, supervisionados por uma professora.

A esse respeito, o professor Lindomar Mineiro, Coordenador do Curso de Educação Física, comentou que a disciplina de Cinesiologia e Biomecânica abrange diversos aspectos conceituais  aplicados ao corpo humano, interagindo entre conteúdos de anatomia humana, modelos matemáticos aplicados à análises dos sistemas musculoesqueléticos: "Desta forma pudemos fazer com que os alunos de fisioterapia conseguissem analisar as diversas manifestações e aplicações da estrutura corporal em movimento", disse ele, acrescentando que o grande desfecho do projeto é a aplicação prática que se dá através das acadêmicas do VI Termo do Curso de Fisioterapia - Deyse Gôlo e Khettlen Krindges -, sob a supervisão da professora Sabrina Peviani, do Curso de Fisioterapia.

"Este projeto traz como objetivos oportunizar melhor aquisição de conhecimentos pelos discentes que estão cursando as disciplinas e proporcionar às acadêmicas ministrantes a experiência de ensinar e praticar o conhecimento, o que contribuirá para o próprio aprendizado", ressalta a professora Ana Ribeiro, também do Curso de Fisioterapia.

Sobre o tema, a aluna Hellen Moreira, do II termo do Curso de Fisioterapia, comentou: "A aula de reforço disponibilizada aos alunos dos II e III Termos de Fisioterapia sanou diversas dúvidas sobre o conteúdo de Cinesiologia, Biomecânica e Anatomia. As alunas Khettlen e Deyse juntamente com o auxílio da Professora Sabrina nos ajudaram bastante, e tiveram muita paciência para explicar de diversas formas quando não entendíamos. Muitas vezes os alunos sentem-se intimidados para perguntar algo ao professor, por pensarem que é uma pergunta 'boba'. E, de aluno para aluno, fica mais fácil perguntar ou pedir ajuda. Creio que foi e é muito importante termos essas aulas extras, até porque nos incentiva a estudar e buscar mais conhecimento", ressaltou.

Deyse Gôlo, acadêmica ministrante do VI Termo do Curso de Fisioterapia também destacou a importância do projeto: "A disponibilização desta nova benfeitoria para os alunos dos II e III Termos do Curso de Fisioterapia 2017/02 oferece um aprimoramento do potencial acadêmico e propicia melhor aprendizado do conteúdo que lhes atribuído em sala pelos professores, possibilitando-lhesum aperfeiçoamento na formação profissional. Durante o nosso primeiro encontro, presenciei dedicação, força de vontade e curiosidade, o que motivou meu desejo de somar cada vez mais com cada aluno presente. No decorrer da oficina houve discussão dosconteúdos, de forma que o estudante pôde sentir-se confortável para questionar todas suas dúvidas, e este detalhe fez toda diferença. Sinto-me honrada em fazer parte como ministrante e ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos".

Já Khettlen Krindges, acadêmica ministrante do VI Termo do curso de Fisioterapia, disse: "A formação deste grupo de estudo foi essencial para compartilharmos conhecimentos, uma vez que são abordados conteúdos Anátomo-cinesiológicos, estes já vistos por mim e pela Deyse. Recebemos o convite dos docentes Ana Ribeiro e Lindomar Mineiro para ministrarmos tais conteúdos com a supervisão da docente Sabrina Peviani. O objetivo deste projeto será auxiliar os acadêmicos do II e III Termos de Fisioterapia, de forma a solucionar possíveis dúvidas e reforçar pontos importantes das disciplinas. Foi muito gratificante perceber que os alunos possuem interesse em aprender mais. Espero contribuir imensamente nos próximos encontros, pois está sendo uma experiência magnifica, de grande valor para mim", concluiu.