Data: Segunda-feira, 09/10/2017 15:42

Alunos de escolas municipais de Juína recebem projeto sobre Orientação Postural

Alunos das escolas municipais Paulo Freire e Padre José de Anchieta, ambas no município de Juína, receberam na semana passada orientações relevantes através do projeto de extensão: "Orientação Postural a Escolares", coordenado pela professora Ana Ribeiro, do curso de Fisioterapia da AJES.

As acadêmicas do IV termo Natália Alécio e Rita de Cássia dos Santos e do VI termo Fabiana Bezerra Tomasini, Juliana Girelli, Sabrina de Ávila Santos, Taize Mikaele de Oliveira Brandão e Tatiany de Fátima Hidalgo, realizaram palestra dialogada e lúdica com intuito de demonstrar a maneira correta de se adotar a postura nas atividades diárias, com ênfase na sala de aula.

Forneceram ainda orientações sobre o peso e o transporte do material escolar e sobre o uso de eletrônicos, dando ênfase em lesões musculoesqueléticas que surgem com os hábitos posturais inadequados.

O projeto foi realizado nas escolas sob a supervisão dos professores Marco Taneda e Sabrina Peviani, ambos do curso de Fisioterapia.

"Esse projeto é de extrema importância porque, ao frequentarem o ambiente escolar, crianças e adolescentes permanecem longos períodos sentados, geralmente em postura inadequada. Tal situação associada a estilo de vida sedentário pode favorecer o surgimento de alterações posturais que geralmente persistem na vida adulta", comentou a professora Ana Ribeiro.

Rita de Cássia, aluna do IV termo de Fisioterapia, declarou: "Foi muito importante e prazeroso ter participado deste projeto juntamente com minhas colegas. Acredito que foi uma experiência muito gratificante poder levar nosso conhecimento a essas crianças, passando orientações posturais que as ajudarão a ter uma qualidade de vida melhor. E o mais importante foi ver a alegria com que elas nos receberam".