Data: Quarta-feira, 13/12/2017 16:47

Atuações do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GEPIS)

No segundo semestre do ano de 2015 foi criado o Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH), pelos docentes e pesquisadores responsáveis Ana Freire Macedo Ribeiro e Lindomar Mineiro, com o propósito inicial de estudar e elaborar pesquisas científicas com o público da terceira idade, a fim de verificar o perfil dos idosos, assim como a qualidade de vida dos mesmos.

Foram realizadas análises físicas e psicológicas com os idosos de Juína-MT no decorrer do semestre, o que resultou em apresentações e publicações de estudos elaborados pelos acadêmicos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.

Em Outubro de 2015, no COGER – 8° Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia, Cuiabá-MT, foi publicado um estudo e em Curitiba-PR, no 19° Meeting Sport & Fitness, foram publicados cinco estudos, todos advindos do GPEH.

Em 2016 o grupo foi remodelado, integrou-se toda a comunidade, não sendo mais específico na área de gerontologia, com isso passou a ser denominado Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GEPIS).

No primeiro semestre de 2016 aplicaram-se testes cineantropométricos, a fim de verificar em atletas de Voleibol de Juína-MT, o nível de aptidão física, a postura corporal e níveis de dor e de lesão. Com isto, três estudos foram publicados no VII Simpósio Nacional de Neuromecânica, Curitiba-PR e seis na IV Jornada Científica – Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína-MT. Já no segundo semestre de 2016, os acadêmicos publicaram quatro estudos no I Simpósio de Educação Física e Fisioterapia, Juína-MT. Além disso, houve ainda defesa de monografia de conclusão de curso com dados coletados. Neste mesmo semestre realizaram testes de avaliações físicas entre os participantes do grupo como forma de treinamento e aperfeiçoamento.

No início do ano de 2017 mais publicações foram efetuadas, sendo uma no XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica que ocorreu em Porto Alegre-RS e sete na Vll Semana de Enfermagem da AJES. No segundo semestre deste mesmo ano foi publicado um estudo na II Semana de Educação Física e Primeiro Simpósio da Faculdade Noroeste do Mato Grosso e um no III Simpósio de Fisioterapia. Fechando o ano com defesa de monografia no curso de educação física com dados de coletas.

Com mais de 20 estudos publicados durante dois anos e meio, o GEPIS foi finalizado com sucesso no segundo semestre de 2017, concluindo com uma pesquisa realizada com 59 idosos participantes do Centro de Convivência para a Terceira Idade – Vó Paixão, o que resultará em futuras produções científicas.

O GEPIS deixa para a faculdade e para a comunidade em geral resultados surpreendentes, permitindo a inovação no meio científico, bem como, o aperfeiçoamento dos conhecimentos de diversos acadêmicos envolvidos. Sendo o primeiro grupo de pesquisa da faculdade AJES.

O professor Lindomar Mineiro comentou a importância das ações do GEPIS. “O GEPIS foi um sonho realizado com a faculdade e pela faculdade. Só foi possível a realização devido aos ótimos acadêmicos que dentre aos mais de 25 que participaram de alguma forma finalizam suas atividades sob a supervisão da pesquisadora e professora do Curso de Fisioterapia, Ana Ribeiro, e professor pesquisador e coordenador do Curso de Educação Física, Lindomar Mineiro”, disse.

Participaram do GEPIS os seguintes acadêmicos e egressos:

Cintia Mariana Paz Gabardo – Educação Física IV termo

Deyse Kelly Gôlo de Jesus – Fisioterapia VI termo

Douglas Henrique Alves de Souza – Educação Física Egresso

Jeferson Aparecido Fernandes da Silva – Educação Física, Egresso

Jhenneffer Nayara Matos Ferreira Borges – Educação Física VII termo

Khettlen Krindges – Fisioterapia VI termo

Natalia Alecio – Fisioterapia IV termo

Pâmela Marques da Silva Cavassani – Educação Física Egressa

Rita de Cassia dos Santos – Fisioterapia IV termo

Ruth Rodrigues dos Santos – Fisioterapia IV termo

Um grupo que deixará saudades no campo de pesquisa, mas, devido a grande demanda de dados armazenados com liberação do Comite de Ética em Pesquisa, resultará ainda nos próximos anos em mais publicações, levando o nome dos alunos e da faculdade ao mundo da pesquisa.