Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Terça-feira, 06/03/2018 15:57

Acadêmico, egresso da AJES, do Curso de Geografia, destaca-se em Concurso Público de Mato Grosso

Fonte: Assessoria de Imprensa

No ano de 2017, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (SEDUC) realizou um Concurso Público para a contratação de servidores para vários cargos da área de Educação. A homologação do resultado deu-se em 31 de janeiro de 2018, com a publicação dos aprovados e de suas respectivas classificações no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. 

A relação dos aprovados, por cargo, nome e classificação, pode ser acessada e consultar no endereço eletrônico: <https://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/15095/#e:15095/#m:974436>. 

Dentre os aprovados, merece destaque a pessoa do agora professor Ronalton Ramos, de Castanheira, aprovado em segundo lugar, no Polo de Castanheira, com 220,58 pontos, para o cargo de “Professor de Geografia”, para a Educação Básica. 

No entanto, quando prestou o Concurso, o professor Ronalton Ramos ainda era acadêmico da AJES, em Juína, matriculado no último termo do Curso de Licenciatura em Geografia. Tendo inclusive que ter adiantada a sua Colação de Grau, (Colação de Grau de Gabinete) para que pudesse assumir o concurso. 

E o professor Ronalton Ramos, egresso da AJES, no ato de sua colação de grau, concedeu uma entrevista à Diretora de Ensino da AJES, professora Alcione Adame, dizendo do momento feliz que estava vivendo. A seguir, a entrevista concedida por ele: 

AJES: O que representa para você, a aprovação no Concurso Público da Secretaria da Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (SEDUC)? 

Professor: Uma alegria imensa, pois estou recebendo o diploma de graduado e já tendo uma oportunidade profissional incrível, dentro da minha área de formação. 

Em qual cargo e classificação você foi aprovado nesse Concurso Público? 

Professor da Educação Básica, em 2° lugar, sendo que existiam 6 vagas. 

Quais são suas expectativas profissionais a partir dessa aprovação? 

As melhores possíveis. Pois o concurso público traz estabilidade profissional, o que influencia no desenvolvimento e nos resultados profissionais futuros. 

Você tem expectativa ou informações sobre quando será nomeado e tomará posse no cargo? 

As informações ainda são desencontradas. O concurso foi homologado pelo governo do Estado de Mato Grosso agora no início do ano. Espero que a nomeação ocorra no primeiro semestre de 2018. 

Como sua família e seu grupo de amigos receberam a notícia dessa sua aprovação? 

Ficaram muito alegres juntamente comigo, pois fizeram parte da graduação, principalmente incentivando e acreditando que seria possível uma conquista muito importante; possuir uma graduação e, por conseguinte, uma oportunidade profissional, como ser aprovado em concurso público. 

Qual o Curso de Ensino Superior no qual você se graduou?

No curso de Licenciatura em Geografia, da AJES. 

Qual a importância para seu futuro profissional do Curso de Graduação no Ensino Superior no qual se graduou? 

Essencial para o desenvolvimento profissional na área de educação e ensino de Geografia. 

Qual a importância da AJES para a sua formação acadêmico-profissional? 

Muito importante, pois proporcionou um ambiente de enriquecimento pessoal e profissional através da troca de experiências. 

Quais pontos você destacaria como mais importantes na sua formação acadêmico-profissional pela AJES?

O corpo de professores, essenciais no ensino da graduação, na troca de experiências e despertar ao conhecimento diversificado. Os eventos voltados à área, como os Simpósios de Educação e os demais eventos acadêmicos dos Cursos de Graduação, com palestras multidisciplinares. 

Pretende continuar a estudar em Cursos de Pós-Graduação? 

Sim, pois atualmente é necessário aperfeiçoamento profissional constante, através de especializações, principalmente na busca por mestrado e, posteriormente, doutorado, de modo a contribuir na formação de currículo pessoal e produção de conhecimento científico ao Brasil. 

Qual orientação você daria para as pessoas que estão estudando nos diversos Cursos da AJES, para obter o mesmo sucesso que você conseguiu? 

Um dos pontos que posso destacar são as ações conjuntas, com troca de ideias e experiências com os professores e com os colegas; estar sempre disposto a aprender algo novo. Estimular as áreas que mais lhe chamam atenção, através de recursos diversos, como a biblioteca e também a internet. Conhecimento é informação, e com a modernidade líquida, as mudanças são constantes e intensas. Não podemos nos acomodar apenas aos conteúdos que nos ensinam, precisamos despertar em busca de novas fontes de conhecimento e aprendizagem. 

Qual orientação você daria para as pessoas que estão pensando em estudar em um Curso de Ensino Superior? 

Buscar conhecer sua área de interesse e algum profissional atuante, além da Instituição de Ensino ao qual almeja estudar. De modo que, ao conhecer e se ambientar com a IES, com a estrutura do curso e dos professores, é possível traçar uma rota de sucesso durante todo o período de graduação. 

Você orientaria ou você recomendaria às pessoas que estão pensando em estudar em um Curso de Ensino Superior que o fizesse pela AJES? 

Sim, principalmente visitando a AJES, conhecendo a estrutura física e dos cursos e também dialogando com profissionais graduados pela IES, de modo que possam traçar um panorama do curso ao qual desejam se graduar e os caminhos para fazê-lo.