Data: Quinta-feira, 30/11/2017 15:25

Projeto "Giro das Profissões" aproxima alunos do Ensino Médio com o universo do Ensino Superior

Imaginem o seguinte cenário: um aluno do ensino médio, antes mesmo de concluir seus estudos, ganha a oportunidade de conhecer as instalações, os laboratórios, os cursos, os professores e o ambiente da Faculdade onde, possivelmente, estará frequentando o Ensino Superior nos anos seguintes, graduando-se e se formando em uma profissão que, certamente, lhe garantirá a realização pessoal e profissional. Imaginaram?

Pois essa realidade aconteceu para dezenas de jovens estudantes de Juína, que ainda estão concluindo seus estudos no Ensino Médio, no Colégio Presbiteriano e na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, mas tiveram a oportunidade, na tarde da última terça-feira (28.11), de visitar a Faculdade AJES para conhecerem o ambiente acadêmico e se prepararem para prestar o vestibular para o Ensino Superior.

Na ocasião, os alunos foram recepcionados pela Diretora de Ensino e pelos Coordenadores de Cursos da AJES, e, conduzidos por professores da instituição, puderam conhecer as salas de aula, os Laboratórios de Anatomia, de Enfermagem, de Informática, de Farmácia e de Fisioterapia, e também a Clínica de Psicologia, e os Núcleos de Práticas Gerenciais (NPG) e de Práticas Jurídicas (NPJ). Nesses ambientes, coordenadores e professores os aguardavam e os recepcionavam para lhes falar sobre os Cursos oferecidos pelas AJES, e sobre as características e mercado de trabalho das respectivas profissões, e, principalmente, sobre a necessidade de todos continuarem a estudar, independentemente da opção por Curso ou profissão, porque a formação e a constante especialização é que lhes possibilitarão realizar seus planos para o futuro.

Esse encontro se deu no âmbito do Projeto “Giro das Profissões”, desenvolvido pela AJES com o propósito de acolher os alunos do Ensino Médio ainda durante seus ciclos de estudos, e lhes preparar para o ambiente acadêmico do Ensino Superior, oferecendo-lhes informações sobre Cursos, profissões, mercado e opções de trabalho. E tudo com o objeto de possibilitar a eles conhecimento bastante e suficiente para que possam decidir, com tranquilidade e com maior certeza, o caminho acadêmico-profissional que seguirão no tempo que se lhes aproxima.

Uma das estudantes que visitaram a AJES foi a jovem Simone Santos, que afirmou que gostou bastante da iniciativa e do projeto, pois lhe possibilitou conhecer a Faculdade: “Eu não imaginava que tinha toda essa estrutura aqui na AJES. Fiquei muito satisfeita ainda mais por conhecer os Cursos oferecidos pela instituição, e descobrir aquele com o o qual tenho maior afinidade”, declarou ela. Ela ainda informou que, inicialmente, pretendia cursar Medicina, mas descobriu, na visita à AJES, que sua vocação é para a Psicologia.

A Coordenadora do Curso de Psicologia da AJES, Nádie Christina Ferreira Machado Spence, revelou que o Projeto objetiva aproximar alunos e a Faculdade, tornando mais fácil a vinda deles para o Ensino Superior: “Ficamos muito felizes em recepcioná-los, e podermosmostrar o que é o Curso de Psicologia, e lhes tirar as dúvidas, que não foram poucas. Acredito que a inciativa da AJES surtiu efeito e cumpriu com o seu objetivo, que é o levar conhecimento e aproximar a sociedade da instituição”, concluiu.