Faculdade do Vale do Juruena - AJES

COMITÊ DE ÉTICA

 

A AJES deu um passo importante na área de pesquisa com a criação do seu Comitê de Ética em Pesquisa — CEP/AJES, aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa — CONEP do Ministério da Saúde.
A aceitação do registro do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena — AJES ocorreu no dia 27 de Julho de 2016, e é válido por 03 anos.
A partir de então, toda pesquisa que envolva pessoas, realizada por pesquisadores pertencentes aos quadros da AJES, e mesmo de outras instituições de ensino de toda a região, deverá ser submetida à análise do CEP/AJES, por intermédio da Plataforma Brasil: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf;jsessionid=8D981713F6675EAE9EB8F27CADF13EF1.server-plataformabrasil-srvjpdf132
O Comitê encontra-se constituído nos termos das disposições emanadas do Conselho Nacional de Saúde, e possui composição multi e transdisciplinar e é formado por 11 (onze) membros, representando as diversas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos pela Instituição, sendo 10 (dez) membros professores da AJES, e 1 (um) membro representando a comunidade externa, indicado pelo Conselho Municipal de Saúde do Município de Juína.
Segundo seu Regimento Interno, o CEP/AJES “possui competência consultiva, deliberativa e educativa, devendo estimular a reflexão ética na pesquisa que envolva seres humanos, defendendo os interesses dos sujeitos das pesquisas nas suas integridade e dignidade, contribuindo para que a pesquisa se desenvolva dentro de padrões éticos, científicos e acadêmicos, submetendo-se à legislação vigente” (art. 2º).
O CEP possui instalações próprias e exclusivas na AJES, e suas reuniões ordinárias acontecem uma vez ao mês. Eventuais dúvidas a respeito das suas atividades e competências poderão ser obtidas por meio do endereço de e-mail “coep@ajes.edu.br”.