Faculdade do Vale do Juruena - AJES

APRESENTAÇÃO - Programas Institucionais de Atendimento aos Discentes

 Incentivos a Permanência

       

Ao longo de nossa jornada acadêmica percebeu-se que a garantia de acesso ao ensino superior não era o bastante, mas o apoio a permanência para que os acadêmicos atinjam seus objetivos são igualmente importantes e incentivadas na AJES, assim algumas políticas foram criadas e são praticadas ao longo de toda a formação acadêmica do estudante da AJES e essa ligação se perdura depois de sua formação. São programas institucionalizados pela AJES:

 

 AJES Integração

 

Com o objetivo de oferecer suporte e acolhida aos acadêmicos ingressantes, a AJES mantém o projeto “AJES Integração” onde são realizados eventos de recepção aos calouros, ocasião em que são apresentados os dirigentes, os coordenadores, a estrutura da Instituição, os serviços de apoio, o Portal de Ensino, a biblioteca, CPA e outros setores. Tal evento é realizado semestralmente.

 

 Nivelamento

 

O Nivelamento é uma prática adotada pela AJES desde sua fundação, tem por objetivo oferecer aos discentes, oportunidades de revisão ou mesmo o aprendizado de conhecimentos básicos, em componentes curriculares considerados básicos para o prosseguimento do curso. O programa acontece todo o semestre letivo e ele pode ser feito presencialmente ou por meio do Portal AJES (EAD) para os acadêmicos que não podem frequentar o programa.

Tal política materializa os esforços da Instituição no sentido de assegurar a permanência dos discentes nos cursos, possibilitando-lhes a construção de trajetórias acadêmicas bem-sucedidas.

 

 Monitoria

 

A Monitoria foi institucionalizado pela AJES com o objetivo de despertar o interesse pela iniciação à docência, oportunizando formação acadêmica extracurricular aos discentes, com a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

O Programa envolve professores e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. A política, as diretrizes e os procedimentos do Programa estão expressos em documento próprio.

 

 Programa de Atendimento Psicopedagógico ao Acadêmico – PAPA

 

O Programa de apoio psicopedagógico é oferecido a docentes e discentes da Instituição, com o objetivo de escutá-los, acolhê-los e orientá-los em suas necessidades de natureza psicológica e pedagógica, contribuindo para o processo de formação profissional e cidadã.

O serviço é realizado por uma psicopedagoga, com o amparo da Clínica de Psicologia, os casos são encaminhados pelos coordenadores de curso, professores ou de demandas espontâneas.

 

 Programa de Inclusão e Acessibilidade

           

            O número de pessoas com necessidades educacionais especiais que ingressam na IES é bastante reduzido, não demandando um núcleo ou departamento específico. Mas a AJES engajada na missão de inclusão e respeito ao próximo, mantém programa de formação continuada com os docentes onde são abordados temas relacionados a problemas de aprendizagem, dificuldades mentais, físicas ou sensoriais, altas habilidades, autismo, síndromes, condutas típicas, entre outros, com o objetivo de eliminar as barreiras atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.

            Para eliminação e barreiras e uma instituição mais equânime, a AJES está atenta e mantém sob rigorosa atenção as adequações arquitetônicas para acessibilidade física, como rampas, barras de apoio, piso tátil, sinalizadores, alargamento de portas, adaptação de banheiros, vagas em estacionamento, entre outras; aquisição de equipamentos específicos para acessibilidade (teclado Braille, computador, máquina de escrever Braille, amplificador sonoro e outros; aquisição de material didático específico para acessibilidade (livros em áudio, Braille e falado, software para ampliação de tela, sintetizador de voz e outros); adaptação e aquisição de mobiliários; elaboração e reprodução de material pedagógico; e formação continuada dos docentes.

            Todo o corpo docente e o corpo técnico administrativo fazem constantemente formação continuada em Libras.

            Para atendimento que demande atenção especial, temos o atendimento psicopedagógico, treinado para tal, assim como o suporte de docente de múltiplas áreas dentro da IES.

 

 Organização Estudantil

           

           Está previsto no Regimento Interno da AJES as regras para a criação do Diretório Acadêmico, no entanto, desde a sua formação nenhum grupo de aluno se interessou em organizar o diretório.

            Quanto a representatividade os acadêmicos estão representados em todos os Conselhos da Instituição que vai desde o Conselho Superior – CONSUP até os Colegiados de Cursos, sendo esse um princípio basilar dentro da instituição que preza tanto pelos princípios democráticos de gestão.

            Além da representação em Conselhos institucionais, a participação dos discentes na CPA é o que torna a AJES a faculdade com os índices que são apresentados hoje, pois são esses representantes que demostram os pontos onde deve-se melhor ou manter. Além dessas representações, também são incentivados a participarem de reuniões das comissões de avaliações in loco, para dizerem como é o funcionamento da IES e de seus respectivos cursos.

 

 Ouvidoria

             A Ouvidoria da IES está criada para garantir um canal permanente de comunicação, proporcionando maior aproximação entre a direção e comunidades externa e interna, com o objetivo de facilitar o recebimento das manifestações de todos os setores, através de um processo ágil, eficaz e seguro. É o canal responsável por receber as sugestões e/ou críticas e reclamações da comunidade acadêmica, compreendendo alunos, professores, funcionários e a comunidade externa, sobre o atendimento, instalações e serviços oferecidos na instituição. A Ouvidoria trabalhará de forma transparente, objetiva e isenta, assegurando o sigilo absoluto como forma de preservar a identidade do manifestante.

O que faz: Recebe e encaminha (críticas, elogios, informações, reclamações, solicitações, sugestões e questionamentos) à diretoria da Instituição, acompanhando o processo até a solução final.

Público Alvo: Acadêmicos, Comunidade Externa, Funcionários e Professores.

Formas de contato com a Ouvidoria: Através de e-mail / portal acadêmico, ou por meio da ouvidoria física da IES.

 

 Programas de Apoio Financeiro

 

 

A AJES, enquanto Associação sem fins lucrativos, tem o compromisso com políticas de acesso à educação superior, por meio da concessão de bolsas de estudo.

São bolsas oferecidas pela IES:

  1. Bolsa Premium: destinada a candidatos que obtiverem as maiores pontuações no vestibular para cada curso.
  2. Bolsa de Iniciação Científica: destina-se a candidato que tenha concluído o Ensino Médio em Escolas Públicas ou de Escolas Privadas; nesta última, desde que na condição de aluno bolsista. Para os acadêmicos contemplados com essa bolsa esse fica vinculado ao Programa de Iniciação Científica da AJES.
  3. Bolsa Egressos AJES (minha 2ª Graduação): destinada a estudante ingressante que concluiu integralmente um dos cursos ofertados pela AJES, no nível de graduação, e deseja cursar um segundo curso.
  4. Bolsa Evadidos: destina-se estudantes que estiverem em situação de trancamento ou abandono, por um período igual ou superior a 1 (um) ano e que desejam retomar os estudos de seu curso.
  5. Bolsa Grupo de Estudantes: destina-se a estudantes que fizerem a matricula em grupo.

 

 Acompanhamento dos Egressos e Formação Continuada

 

                O compromisso de uma instituição de ensino não se encerra na colação de grau com a entrega do diploma ao formando, esses vínculos devem ser permanentes e regados constantemente. Sob essa perspectiva que a AJES mantem-se em constante contato com seus egressos, para que esses vínculos não se percam ou se afrouxem.

            O Programa de Acompanhamento do Egresso conta com uma coordenação, responsável pela gestão de execução de ações junto aos egressos e nesse quinquênio pretende estreitar e firmar parceria junto a Comissão Própria de Avaliação – CPA, para aplicação de instrumentos avaliativos junto aos egressos e instituições empregadoras.

            Para acompanhamento e proximidade com os egressos temos o portal do egresso, ferramenta disponibilizada on-line, com o objetivo de manter canal de comunicação e vínculo permanente com os profissionais que se formaram na AJES. Nele, o egresso pode cadastrar-se e manter-se informado em relação a cursos, eventos, palestras como também é um portal onde as empresas conhecem os profissionais formados pela AJES e podem entrar em contato para futuras contratações, funcionando como um repositório de currículo de egressos da AJES.

            Também é política institucional a presença de egresso em eventos providos pela AJES, preferencialmente como palestrantes, mediadores de mesa, condutores de oficinas.

            E para que o egresso da AJES continue com sua formação a IES tem desconto em mensalidades em cursos de pós-graduação lato senso e de extensão. Além da Bolsa Egresso, o estudante egresso da AJES que pretende fazer a segunda graduação conta com 40% de desconto nas mensalidades.