Incentivos a Permanência
Ao longo de nossa jornada acadêmica percebeu-se que a garantia de acesso ao ensino superior não era o bastante, mas o apoio a permanência para que os acadêmicos atinjam seus objetivos são igualmente importantes e incentivadas na AJES, assim algumas políticas foram criadas e são praticadas ao longo de toda a formação acadêmica do estudante da AJES e essa ligação se perdura depois de sua formação. São programas institucionalizados pela AJES:
AJES Integração
Com o objetivo de oferecer suporte e acolhida aos acadêmicos ingressantes, a AJES mantém o projeto “AJES Integração” onde são realizados eventos de recepção aos calouros, ocasião em que são apresentados os dirigentes, os coordenadores, a estrutura da Instituição, os serviços de apoio, o Portal de Ensino, a biblioteca, CPA e outros setores. Tal evento é realizado semestralmente.
Nivelamento
O Nivelamento é uma prática adotada pela AJES desde sua fundação, tem por objetivo oferecer aos discentes, oportunidades de revisão ou mesmo o aprendizado de conhecimentos básicos, em componentes curriculares considerados básicos para o prosseguimento do curso. O programa acontece todo o semestre letivo e ele pode ser feito presencialmente ou por meio do Portal AJES (EAD) para os acadêmicos que não podem frequentar o programa.
Tal política materializa os esforços da Instituição no sentido de assegurar a permanência dos discentes nos cursos, possibilitando-lhes a construção de trajetórias acadêmicas bem-sucedidas.
Monitoria
A Monitoria foi institucionalizado pela AJES com o objetivo de despertar o interesse pela iniciação à docência, oportunizando formação acadêmica extracurricular aos discentes, com a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.
O Programa envolve professores e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. A política, as diretrizes e os procedimentos do Programa estão expressos em documento próprio.
Programa de Atendimento Psicopedagógico ao Acadêmico – PAPA
O Programa de apoio psicopedagógico é oferecido a docentes e discentes da Instituição, com o objetivo de escutá-los, acolhê-los e orientá-los em suas necessidades de natureza psicológica e pedagógica, contribuindo para o processo de formação profissional e cidadã.
O serviço é realizado por uma psicopedagoga, com o amparo da Clínica de Psicologia, os casos são encaminhados pelos coordenadores de curso, professores ou de demandas espontâneas.
Programa de Inclusão e Acessibilidade
O número de pessoas com necessidades educacionais especiais que ingressam na IES é bastante reduzido, não demandando um núcleo ou departamento específico. Mas a AJES engajada na missão de inclusão e respeito ao próximo, mantém programa de formação continuada com os docentes onde são abordados temas relacionados a problemas de aprendizagem, dificuldades mentais, físicas ou sensoriais, altas habilidades, autismo, síndromes, condutas típicas, entre outros, com o objetivo de eliminar as barreiras atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.
Para eliminação e barreiras e uma instituição mais equânime, a AJES está atenta e mantém sob rigorosa atenção as adequações arquitetônicas para acessibilidade física, como rampas, barras de apoio, piso tátil, sinalizadores, alargamento de portas, adaptação de banheiros, vagas em estacionamento, entre outras; aquisição de equipamentos específicos para acessibilidade (teclado Braille, computador, máquina de escrever Braille, amplificador sonoro e outros; aquisição de material didático específico para acessibilidade (livros em áudio, Braille e falado, software para ampliação de tela, sintetizador de voz e outros); adaptação e aquisição de mobiliários; elaboração e reprodução de material pedagógico; e formação continuada dos docentes.
Todo o corpo docente e o corpo técnico administrativo fazem constantemente formação continuada em Libras.
Para atendimento que demande atenção especial, temos o atendimento psicopedagógico, treinado para tal, assim como o suporte de docente de múltiplas áreas dentro da IES.
Organização Estudantil
Está previsto no Regimento Interno da AJES as regras para a criação do Diretório Acadêmico, no entanto, desde a sua formação nenhum grupo de aluno se interessou em organizar o diretório.
Quanto a representatividade os acadêmicos estão representados em todos os Conselhos da Instituição que vai desde o Conselho Superior – CONSUP até os Colegiados de Cursos, sendo esse um princípio basilar dentro da instituição que preza tanto pelos princípios democráticos de gestão.
Além da representação em Conselhos institucionais, a participação dos discentes na CPA é o que torna a AJES a faculdade com os índices que são apresentados hoje, pois são esses representantes que demostram os pontos onde deve-se melhor ou manter. Além dessas representações, também são incentivados a participarem de reuniões das comissões de avaliações in loco, para dizerem como é o funcionamento da IES e de seus respectivos cursos.
Ouvidoria
A Ouvidoria da IES está criada para garantir um canal permanente de comunicação, proporcionando maior aproximação entre a direção e comunidades externa e interna, com o objetivo de facilitar o recebimento das manifestações de todos os setores, através de um processo ágil, eficaz e seguro. É o canal responsável por receber as sugestões e/ou críticas e reclamações da comunidade acadêmica, compreendendo alunos, professores, funcionários e a comunidade externa, sobre o atendimento, instalações e serviços oferecidos na instituição. A Ouvidoria trabalhará de forma transparente, objetiva e isenta, assegurando o sigilo absoluto como forma de preservar a identidade do manifestante.
O que faz: Recebe e encaminha (críticas, elogios, informações, reclamações, solicitações, sugestões e questionamentos) à diretoria da Instituição, acompanhando o processo até a solução final.
Público Alvo: Acadêmicos, Comunidade Externa, Funcionários e Professores.
Formas de contato com a Ouvidoria: Através de e-mail / portal acadêmico, ou por meio da ouvidoria física da IES.
Programas de Apoio Financeiro
A AJES, enquanto Associação sem fins lucrativos, tem o compromisso com políticas de acesso à educação superior, por meio da concessão de bolsas de estudo.
São bolsas oferecidas pela IES:
Acompanhamento dos Egressos e Formação Continuada
O compromisso de uma instituição de ensino não se encerra na colação de grau com a entrega do diploma ao formando, esses vínculos devem ser permanentes e regados constantemente. Sob essa perspectiva que a AJES mantem-se em constante contato com seus egressos, para que esses vínculos não se percam ou se afrouxem.
O Programa de Acompanhamento do Egresso conta com uma coordenação, responsável pela gestão de execução de ações junto aos egressos e nesse quinquênio pretende estreitar e firmar parceria junto a Comissão Própria de Avaliação – CPA, para aplicação de instrumentos avaliativos junto aos egressos e instituições empregadoras.
Para acompanhamento e proximidade com os egressos temos o portal do egresso, ferramenta disponibilizada on-line, com o objetivo de manter canal de comunicação e vínculo permanente com os profissionais que se formaram na AJES. Nele, o egresso pode cadastrar-se e manter-se informado em relação a cursos, eventos, palestras como também é um portal onde as empresas conhecem os profissionais formados pela AJES e podem entrar em contato para futuras contratações, funcionando como um repositório de currículo de egressos da AJES.
Também é política institucional a presença de egresso em eventos providos pela AJES, preferencialmente como palestrantes, mediadores de mesa, condutores de oficinas.
E para que o egresso da AJES continue com sua formação a IES tem desconto em mensalidades em cursos de pós-graduação lato senso e de extensão. Além da Bolsa Egresso, o estudante egresso da AJES que pretende fazer a segunda graduação conta com 40% de desconto nas mensalidades.