Mais uma vez a AJES segue reconhecida pelo trabalho sério que vem sendo desenvolvido no campo educacional. A sua mais nova conquista é a classificação Qualis – Capes, da Revista Iurisprudentia do Curso de Direito.
A Revista Iurisprudentia está em seu terceiro número e conta com um corpo editorial de peso, tanto em âmbito nacional como internacional. Os artigos ali publicados perpassam por uma criteriosa avaliação do corpo editorial, seu processo avaliativo peer-review, permite que sejam publicados somente artigos com muita pesquisa e que traga um estudo e uma visão diferenciada na esfera jurídica.
A classificação Qualis são critério utilizados pela Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a classificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação “strictu senso”, ou seja, mestrado e doutorado. E a AJES já integra esse seleto grupo com produções de alta qualidade.
Somente periódicos que tenham ISSN estão sujeitos à classificação Qualis. Mas o que seriam periódicos e ISSN? A definição mais simples para um periódico científico seria: um veículo especializado com linguagem técnica para divulgação dos resultados de investigações científicas; sendo necessário que o mesmo possua ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas do inglês, International Standard Serial Number, que é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo) e também fonte bibliográfica de referência (base de indexação).
Além desses critérios mínimos, o periódico também necessita ter qualidade editorial que compreende os seguintes itens: originalidade dos artigos publicados, corpo editorial reconhecido perante a comunidade acadêmica e processo de avaliação peer-review. Cumprindo-se esses itens percebe-se a seriedade e o compromisso do periódico.
Anualmente a Revista Iurisprudentia do Curso de Direito da AJES, será avaliada, podendo receber uma classificação maior a cada ano.
Importante ressaltar que essa exigência de classificação Qualis, é para programas de pós-graduação strictu senso e a AJES, mesmo só com a graduação do curso de Direito já foi classificada.
A AJES sempre se preocupou com a pesquisa, daí possuir uma iniciação cientifica produtiva e inovadora. Seu campo de atuação não se restringe somente a educação em sala de aula, mas alia à pesquisa e a extensão, exemplo foi o I Congresso Internacional e III Simpósio Jurídico, onde foram submetidos 141 trabalhos, desses foram selecionados 89 trabalhos, publicados no site da AJES, também com ISSN.