Data: Sexta-feira, 01/04/2016 00:00

Projeto de Sustentação Oral prepara acadêmicos para a vida profissional

Alunos de quatro turmas de direito da Faculdade Ajes participaram na noite desta quinta-feira (31), de um Projeto Interdisciplinar de Sustentação Oral que envolveu o direito penal, direito constitucional, direitos humanos e a língua portuguesa, através da comunicação oral.

Nos moldes reais, os acadêmicos simularam uma sustentação oral, como os que são realizados nos tribunais de justiça. Criaram um caso de homicídio e simularam a atuação dos advogados de defesa e dos promotores de acusação.

De acordo com o professor de direito, Caio Gianini, a atividade contribui com o desenvolvimento dos alunos, principalmente na comunicação oral. "A intenção é que eles possam desenvolver a oralidade, e talvez para a maioria deles, é o primeiro contato com uma atividade prática que será desenvolvida quando terminarem o curso e ingressarem na carreira jurídica", disse.

Valentina Berlezi é aluna do 4º termo de direito. Ela revelou que sua expectativa era grande para a sustentação oral, já que iriam colocar em prática o que aprenderam no decorrer dos termos. "Cada um dará sua contribuição e assim iremos aprender em conjunto", revelou.

Lucas Ramos também é aluno do 4º termo. Ele atuou como advogado de defesa recorrendo na segunda instância de um caso que já foi julgado na primeira e dada a sentença por parte do juiz. "Pra mim é muito importante essa atividade, estamos sentindo como é a realidade. Apesar dos erros, acredito que essa atividade serve de aprendizado na busca da correção dos erros", salientou.

A aluna do 4º termo, Regina Ramos, atuou como promotora de acusação. Ela acredita que a experiência servirá bastante para o seu crescimento na vida acadêmica e no futuro como profissional do direito penal.

O projeto interdisciplinar uniu acadêmicos de vários termos, inclusive os do 1º dos períodos vespertino e noturno. A professora Aline Sávio trabalha com eles a disciplina de língua portuguesa. Ela contou que ao longo do semestre foi trabalhado, através de atividades, a argumentação e discurso, e finalizando a parte teórica, a importância de o advogado conhecer seu discurso e ter uma boa oratória, como a realidade. Ela acredita que a interação será muito válida para esses jovens acadêmicos.

"O projeto interdisciplinar da língua portuguesa com os professores específicos do curso de direito surgiu da necessidade de unir a teoria a pratica onde no próximo semestre eles estarão fazendo o outro lado, que é a parte da acusação, defesa e sustentação oral. Com uma ficha contendo os principais itens trabalhados na sala de aula, cada um irá analisar para posterior avaliação na sala de aula", finalizou.

Raquel Tamura e Mateus Nass são alunos do 1º termo. Eles falaram que a interação foi bastante proveitosa. Além dos professores Caio Gianini, de direito, e Aline Sávio, Língua Portuguesa, auxiliou também no projeto de sustentação oral o professor Luiz Fernando, do direto constitucional.