Data: Quarta-feira, 06/04/2016 00:00

Projeto interdisciplinar "Professor Contador de Histórias: Uma didática diferenciada para atuação docente" reuniu alunos de Letras, Pedagogia e Matemática

Alunos de vários termos dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática apresentaram na noite desta terça-feira (05) no auditório da Faculdade Ajes, o Projeto Interdisciplinar "Professor Contador de Histórias: Uma didática diferenciada para atuação docente”, das professoras Aline Sávio e Kátia Fraitag.

O
 objetivo da atividade foi mostrar os desafios que os profissionais enfrentam na hora de transmitir conhecimento aos alunos dos dias atuais, onde tudo é bem diferente de tempos atrás.

De acordo com a professora de Letras Kátia Fraitag, foi à oportunidade de unir várias disciplinas, como a Língua Portuguesa e Didática, por exemplo, em torno do projeto, cuja culminância ocorreu com a apresentação dos alunos.

"Eles receberam em sala histórias clássicas e a proposta era que eles criassem uma história atual, a partir da criação textual deles próprios. Hoje eles vão contar a outros colegas essa história alterada e atual com programação, cenário, roteiro, vestimenta e narração diferentes do que estamos acostumados a ver", disse.

A docente explicou também que cada grupo contou sua história, "porque o objetivo geral da culminância é prepará-los na formação docente dos profissionais que já tem a dura tarefa de buscar recursos lúdicos para dar aula, então como é contar historias na sala de aula de uma maneira prazerosa para seus alunos?" indagou.

Uma dessas alunas é Larissa Camila, do 3º termo de letras. Ela achou ótima a iniciativa. "Não vamos trabalhar tanto a parte lúdica, que fica mais na parte da Pedagogia, vamos pegar alunos maiores das séries finais do Ensino Fundamental e Médio e eles é que vão trabalhar com essa parte lúdica. A atividade é interessante para termos uma noção do que os alunos de Pedagogia fazem, como eles vão atuar e como nós podemos ajudá-los a melhorar", contou.

Tania de oliveira também é aluna do 3º termo de Letras. Ela fez o papel da chapeuzinho vermelho em uma versão mais atualizada. Em suas palavras, ela disse que se preparou bastante. "Nós começamos por discutir com os demais alunos o papel de cada um na atividade, tivemos todo um cuidado para adaptar as músicas na hora da apresentação, até porque a atividade trabalha muito a oralidade quanto ao entrosamento com a turma, dinâmica de criação, parte de escrever o texto, então foi muito importante", ressaltou.

Karina Correa de Melo, do 5º termo de Letras, atuou como Policial Militar. Ela informa que ensaiou bastante e contou com a ajuda de um amigo policial acadêmico do 7º termo de Letras que emprestou as roupas. "É mais uma questão de interação, perder a vergonha, estimular a imaginação das crianças, não vamos apresentar para crianças hoje aqui, mas o intuito é esse, quando estivermos na profissão estimular a imaginação das crianças".

A diretora de ensino da Ajes, professora Alcione Adame, prestigiou a atividade e parabenizou as professoras Aline e Kátia pelo projeto "Contador de Histórias", já que a sociedade mudou e os anseios de antes não são mais os mesmos, o que se ensinavam há 10 anos não se ensinam da mesma forma hoje, as crianças tem uma visão diferente.

"O mundo tecnológico está ai e não podemos fechar os olhos para essas mudanças sociais e não ter que correr atrás e fazer disso no dia-a-dia do ensino, o projeto é muito importante, os p tem sim que adequar ao que as crianças querem estudar hoje em dia, porque tudo mudou e o projeto tem esse objetivo, trazer para a realidade como as crianças querem aprender, e é isso que faz a diferença", finalizou.