Começaram os preparativos para a VI Semana de Enfermagem da Faculdade AJES. O evento entrou para o calendário da instituição e neste ano abordará, entre os dias 18 e 20 de maio, o tema: “Como está a Saúde de Juína? Uma Abordagem Multiprofissional e Interdisciplinar, Razão e Reflexão”. Outros temas também serão motivo de discussão: “Sem Enfermagem não se faz Saúde” e “Seu histórico reflete no futuro”.
A proposta é proporcionar momentos de reflexão, discussão e integração entre enfermeiros, acadêmicos de enfermagem, docentes, discentes das demais áreas de saúde da AJES e demais profissionais da saúde e da comunidade. A intenção é disseminar as inovações nos processos de educação em saúde, trocas de experiências e um processo contínuo de aprendizagem.
O Enfermeiro, Mestre em Enfermagem Profissional, Professor Wladimir Rodrigues Faustino, contou à assessoria que o tema foi escolhido frente às doenças prevalentes, principalmente zika vírus, já no primeiro dia haverá um debate com todos os coordenadores e autoridades de saúde de Juína para saber realmente como anda a saúde da nossa população.
“Diante de incertezas, cenários instáveis, mercados competitivos, diversidades, política econômica atual, é preciso ter razão, nós preditores que possamos buscar uma reflexão, pois, o que fazemos hoje refletirá com certeza em nosso futuro, porém, com vista ao nosso passado”, disse.
Durante a VI Semana de Enfermagem da AJES, importantes nomes da saúde municipal palestrarão no evento, como o Médico pela UNIC Rodrigo Liutti, Clínico Geral do PSF Módulo 6 e Plantonista da UPA; o Enfermeiro pela UFRG, Especialista em Gestão em Saúde Pública e Responsável Técnico pelo Centro de Testagem e Aconselhamento CTA, Anderlei Colares Nunes; a Especialista em Saúde Coletiva pela FASIPE e Responsável pela UBS/ESF do Bairro São José Operário; Enfermeira pela UFMT Andréia da Silva, dentre tantos outros como o Prof. Mestre Caio Fernando Gianini Leite, Graduado em Direito e Mestre em Direito Constitucional- ITE; Prof. Dra. Isanete Geraldini Costa Bieski, Farmacêutica e Doutora em Ciências da Saúde pela UFMT e Coordenadora do Curso de Farmácia da AJES; Prof. Dra. Leda Maria de Souza Villaça, Enfermeira e Doutora em Enfermagem pela UNIFESP e Coordenadora do Curso de Enfermagem da AJES.
As inscrições para o público acadêmico e da área da saúde podem ser feitas até o dia 16 de maio pela internet através deste link.
No site da AJES há mais informações sobre o cronograma, instruções normativas sobre apresentações de trabalhos, oficinas, artigos e pôster que serão de grande relevância para a população acadêmica. Destaque também para a interdisciplinaridade em que os acadêmicos da saúde e Biologia poderão inscrever seus trabalhos, em forma de artigos ou resumos. Será aberto espaço para os acadêmicos de Direito, Pedagogia e Letras, na parte de notícias, submeterem seus trabalhos nos devidos eixos temáticos.
A VI Semana de Enfermagem da AJES será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio das 19h às 23h nas dependências da AJES.
Saiba Mais
A Semana de Enfermagem foi instituída através do decreto N.º 48.202, de 12.05.60 em homenagem a dois importantes nomes da enfermagem mundial, Florence Nightingale e Ana Neri. Confira abaixo parte do decreto:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição decreta:
Art. 1º – Fica instituída a Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.
Art. 2º – No transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da Enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe e suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público.
Art. 3º – Durante a Semana, deverão ser prestadas homenagens a memória de Ana Neri e a outros vultos consagrados da enfermagem.
Brasília, em 12 de maio de 1960, 139º da Independência e 72º da República.
Juscelino Kubitschek