Data: Quarta-feira, 04/05/2016 00:00

Acadêmicos e bolsistas PIBID de Pedagogia da AJES realizam Projeto de Formação Continuada de Professores em parceria com a Pestalozzi

Acadêmicos bolsistas PIBID do curso de Pedagogia da Faculdade AJES firmaram parceria na realização de um Projeto de Formação Continuada para os docentes da Escola Pestalozzi de Juína. A formação continuada foi ministrada por alunos sobre orientação das Professoras Aline Sávio e Carine Hermes.

O tema da formação foi “Como trabalhar o uso de materiais lúdicos no processo ensino aprendizagem”. Atividade esta que reflete positivamente nas crianças assistidas pela unidade, que somam mais de 100 crianças. A iniciativa partiu da psicóloga da Pestalozzi Gerli, que buscou a coordenação do curso de Pedagogia para firmar a parceria.

Diante do sucesso da formação continuada e a harmonia instaurada entre acadêmicos e professores, já ficou prevista a segunda etapa desta formação para o mês de junho em que os acadêmicos irão propor uma oficina para a confecção dos materiais lúdicos já apresentados.

Marli Rodrigues da Silva é acadêmica e mãe de aluno na Pestalozzi. Ela conta que viu a necessidade de incrementar a forma de ensino dos alunos e passou a proposta para a turma. "Viemos trazer esse projeto de ludicidade devido às crianças terem muita dificuldade no aprendizado e com o lúdico facilita bastante", disse.

E a parceria tem tudo para dar certo, já que será uma ação conjunta do lúdico com as atividades docentes. O acadêmico Edy Anacleto da Silva ressaltou que a parceria contribuirá muito para o processo de ensino aprendizagem dos educandos, "que por meio da ludicidade buscarão caminhos para os conteúdos ministrados na base comum, assim podendo trabalhar em conjunto conteúdos de matemática, português e outras disciplinas pertencentes a grade", contou.

No encontro, que contou com a presença dos professores da escola, uma palestra abordou a importância do lúdico na educação, bem como a mostra de produtos confeccionados pelos próprios acadêmicos. Além de contribuir com a educação das crianças, a parceria foi a forma encontrada pelos acadêmicos de associar a teoria de sala de aula com a prática, como nos contou a acadêmica Tatiane Carneiro Cardoso dos Passos.

Segundo ela, foi possível associar a teoria de sala de aula com a prática, que é importante em qualquer profissão. "Colocamos a mão na massa e esperamos poder aprender, não só ensinar, e conseguir a satisfação das crianças".

Para a professora Carine Hermes, os trabalhos elaborados pelos acadêmicos mostraram muita criatividade. "Trabalhar com os alunos da pedagogia é sempre muito gratificante, são trabalhos desenvolvidos com muita criatividade e vemos a capacidade deles colocarem em prática tudo que propomos em sala de aula. Além do mais, é extremamente importante que consigamos que os alunos venham para a prática trazendo aquilo que a teoria vem dizendo sobre a educação inclusiva, os processos de melhoramento das percepções e as habilidades motoras", frisou.

Além da parte lúdica, o projeto foi de encontro com a necessidade de capacitar, por meio da formação continuada, os professores da Escola Pestalozzi. A professora Aline Sávio, revelou que o objetivo principal foi trabalhar a formação continuada, já que esses futuros pedagogos do PIBID Pedagogia e do Curso de Pedagogia puderam atuar como agentes formadores através do espaço oferecido pela Escola Pestalozzi e compartilhar os materiais lúdicos com os professores da unidade, refletindo na aprendizagem dos alunos. O curso de Pedagogia não se restringe apenas a sala de aula, estes futuros profissionais também são habilitados a trabalhar como Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, em ambientes não escolares, isto é, serão os profissionais responsáveis por organizar as formações continuadas das escolas. Este projeto faz com que nossos acadêmicos desenvolvam na graduação esta habilidade.

Na Escola Pestalozzi o projeto foi bem aceito. Por serem alunos especiais, requer uma maneira diferenciada de trabalhar com eles e para isso os profissionais da escola precisariam de formação continuada, firmada através do projeto com a Faculdade AJES. A psicóloga da Pestalozzi, Gerli Diane Dalberto agradeceu a parceria.

"Recebemos o projeto de braços abertas, fui em busca de formação para nossos professores percebendo a necessidade, como são todos alunos especiais requer trabalhar de uma maneira diferente, fomos em busca e abrimos as portas para que esses pedagogos viessem trazer uma questão mais prática de construção desses materiais lúdicos, é sempre bem vindo esse auxílio de fora", comentou.