Data: Quinta-feira, 19/05/2016 00:00

Estudantes de Pedagogia da AJES desenvolvem biblioteca comunitária no bairro Padre Duílio; VÍDEO!

Crianças e adolescentes do bairro Padre Duílio estão se beneficiando de uma biblioteca criada por alunos do curso de Pedagogia da Faculdade AJES. Os acadêmicos foram procurados pela professora Silvia França para firmar uma parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Paz para a realização do projeto da Biblioteca Comunitária. O objetivo do projeto era transformar um ambiente do bairro em uma biblioteca, para ser utilizada por toda a comunidade Padre Duílio. O local escolhido foi uma sala da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no bairro Padre Duílio, localizado cerca de 6 km do centro da cidade.

Os acadêmicos identificaram a necessidade da criação dessa biblioteca no estudo da disciplina "pedagogia em ambientes não escolares". Tal experiência mostrou a eles a prática do pedagogo fora do ambiente escolar.

A professora Aline Sávio, coordenadora do curso de Pedagogia junto com a professora Carine Hermes, acompanhou o trabalho dos alunos e ressaltou que, além de construírem a biblioteca, os acadêmicos já estão executando um segundo projeto, que é a confecção de livros lúdicos e pedagógicos. Experiência muito rica, pois os livros serão confeccionados pelos próprios acadêmicos e depois doados à Biblioteca Comunitária.

"Além de criarem o ambiente, os alunos de pedagogia irão confeccionar os livros lúdicos e pedagógicos que serão doados a essa biblioteca. Serão em média 30 livros. Antes da implantação da Biblioteca, os acadêmicos passaram algumas orientações aos pais, mostrando a eles a importância da leitura e da biblioteca, informando-lhes que, por meio de doações, o acervo atende ao Ensino Fundamental e Médio e os alunos do bairro poderão realizar pesquisas", salientou.

Claudiana de Oliveira é uma das acadêmicas do 7º Termo de Pedagogia que abraçaram a iniciativa. Ela contou que está sendo gratificante trabalhar esse projeto junto aquela comunidade. "Pra nós do curso de Pedagogia está sendo muito gratificante, estudamos muito a teoria e através do projeto podemos trabalhar a prática que está trazendo muitos benefícios para essas crianças".

A pedagoga Maria Aparecida da Silva França é a coordenadora do projeto social da Paróquia Nossa Senhora da Paz. De acordo com ela, por ser distante do centro da cidade, o bairro é carente de interação e opções de entretenimento e com a biblioteca a população terá uma opção de lazer e enriquecimento cultural. "É um enriquecimento a mais, temos aqui no bairro um centro de educação infantil e uma escola estadual que também possuem suas bibliotecas, mas a nossa se destaca por se estender a toda a comunidade", frisou.

Apesar de possuir poucos livros, o espaço está aberto a receber doações da comunidade em geral. "Toda doação é bem vinda, quando estivermos num espaço maior vamos precisar de mais livros, mobiliário e computador pra auxiliar nas pesquisas", reforçou França.

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Padre Augusto, gostou da iniciativa e parceria com a AJES na estruturação da biblioteca idealizada por ele e que até então era apenas um sonho. "A nossa intenção era ajudar o bairro de alguma forma nesta parte social, foi aí que surgiu a iniciativa da biblioteca da paz onde a professora Maria Aparecida tomou a frente e foi em busca dessa parceria com a AJES que tem sido de grande valia, nos ajudando desde a montagem até a forma como irá se desenvolver o projeto. Desta forma, a AJES está contribuindo com os bairros Padre Duílio e Palmiteira dentro do aspecto social", finalizou.