Data: Segunda-feira, 23/05/2016 00:00

VI Semana de Enfermagem da AJES discutiu melhorias para a saúde com intercâmbio entre alunos; VÍDEO!

O auditório da Faculdade AJES ficou lotado durante os três dias da VI Semana de Enfermagem. Nesta edição, realizada de 18 a 20 de maio, o evento discutiu a saúde pública em Juína por meio de palestras, mesas-redondas e muitas discussões.

Diversas autoridades da área da saúde marcaram presença e o público, na grande maioria composto por acadêmicos, foi agraciado com apresentações artísticas, homenagens e palestra sobre o câncer de colo uterino, proferida pelo Dr. Joaquim Filho.

Para os acadêmicos, o evento tem muito a somar em conhecimento, como nos contou Carlos Alexandre Jorge, aluno do 3º termo. "É bastante importante pra gente que está cursando enfermagem, os palestrantes são profissionais da área e estou gostando bastante, já que traz muito conhecimento", disse.

O secretário de saúde, Agostinho Bespalez Filho, participou da primeira mesa redonda e apresentou números relacionados à saúde de Juína. Ele disse à assessoria da AJES que o evento contribui para o fortalecimento da saúde em nosso município e mostra a dedicação desses novos profissionais na área da saúde e a secretaria trazendo conhecimento e expondo a realidade nos setores onde todos poderão atuar.

"De um modo geral eu considero a saúde de Juína boa, principalmente em relação a outros municípios do estado e país. Em Cuiabá, por exemplo, nas últimas três semanas todos os PSFs ficaram fechados por falta de médico e em Juína não tem isso, temos atendimento em todos os setores, não estamos tendo dificuldade, então considero muito boa nossa saúde, apesar da necessidade de investimentos", frisou.

Outro ponto alto da 6ª edição da Semana de Enfermagem da AJES é o intercâmbio com acadêmicos da unidade de Guarantã do Norte. Trinta e três alunos percorreram durante 13 horas de viagem 600 km, sendo 200 km de estrada não pavimentada, para estar em Juína no evento.

O professor Diógenes Lopes explicou que a iniciativa surgiu através de um convite da direção e propiciou a integração das faculdades AJES. "É uma coisa inovadora, percorremos uma longa distância pra estar aqui, mas foi gratificante a recepção dos alunos de Juína, o evento foi maravilhoso e bem organizado".

Uma das alunas de Guarantã que estiveram em Juína participando da Semana de Enfermagem é Marciane Dias, do 2º termo. Ela conta que foi uma experiência nova. "Está sendo muito interessante e com certeza irá acrescentar em nosso curso, pelo conhecimento e troca de informações que espero conquistar até o final do evento", revelou.

Para o professor mestre em enfermagem, Wladimir Rodrigues Faustino, o evento superou as expectativas. "Está acima do que planejamos, todos os acadêmicos participaram e prestaram atenção. Foram várias oficinas, cursos e aulas para todos os acadêmicos de Enfermagem, Pedagogia, Direito, Fisioterapia, Letras, Matemática e Educação Física".

O diretor geral da AJES, Clódis Menegaz, vê a Semana de Enfermagem como um momento único para os acadêmicos. "Esse é o momento de trocar experiências, com alunos apresentando trabalhos, artigos, banca expositora de trabalhos e com isso o aluno enriquece seu conhecimento, algo primordial para sua formação. Estamos alegres em receber parte dos alunos de Guarantã do Norte que vieram para a Semana de Enfermagem, um intercâmbio muito importante onde buscamos fazer o que manda o ministério, que é a formação humanista desses acadêmicos do curso de Enfermagem", ressaltou.