Data: Quarta-feira, 15/06/2016 00:00

Aluna da AJES desenvolverá Projeto de Iniciação Científica com alunos da Escola Pestalozzi de Juína

Uma acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade AJES trabalhará seu projeto de Iniciação Científica com os alunos da Escola Renascer Pestalozzi de Juína. Gisseli Vilas Boas Costa está finalizando o seu curso.

Fazendo parte do grupo de Iniciação Científica, ela escolheu um projeto desenvolvido por um docente da instituição, no caso, a professora Doutora Marileide Antunes, voltado para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças com a utilização de um software e não da forma convencional.

De início, Gisseli não sabia que o projeto seria desenvolvido na Associação Pestalozzi de Juína. Ela conta que será um grande desafio.“Pra mim vai ser um desafio enorme, pois será a primeira vez que irei trabalhar a Psicologia na área da educação e ainda mais com crianças que apresentam transtornos de desenvolvimento”, contou.

Apesar da apreensão, a acadêmica está entusiasmada com a oportunidade. “Andei lendo alguns projetos que comprovaram que crianças com limitações, como é o caso em questão, conseguiram aprender a ler uma lista de 20 palavras, nem todas, mas a maioria conseguiu aprender”.

Ela está aguardando a aprovação do projeto pelo comitê de ética e espera iniciar as atividades assim que receber resposta positiva. “O material está completo, só depende de mim a partir de agora”, revela.

Mudanças na IC da AJES

Recentemente, o programa de iniciação científica da AJES teve seu regimento reformulado, uma vez que o tripé ensino, pesquisa e extensão está na base de todas as atividades desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior.

De acordo com a professora Marileide Antunes, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), essas mudanças ocorreram com o objetivo de valorizar e impulsionar a pesquisa acadêmica dentro da instituição. “Espera-se que, com isso, docentes e acadêmicos busquem, cada vez mais, a produção e divulgação do conhecimento científico através do desenvolvimento de atividades de pesquisa na Instituição”, colocou.

O Programa foi delineado para acomodar as necessidades de todos os professores: sem projeto, com projeto necessitando de aprovação do comitê de ética, com projeto sem necessidade de aprovação do comitê de ética.

A cada semestre, a lista de bolsistas será disponibilizada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) aos coordenadores de curso. Estes encaminharão a lista aos professores. Os bolsistas deverão ser distribuídos entre os professores. Professores devem dedicar de 4 a 10 horas semanais para a pesquisa, a depender das necessidades da instituição. Coordenadores devem orientar, no mínimo, 1 bolsista por semestre. Cada orientador escolhe seus bolsistas, sua equipe de pesquisa e envia projeto de pesquisa, documentos do bolsista e cronograma de atividades para o NUPE. Atividades iniciam após ciência do NUPE.

Acadêmicos regularmente matriculados na Instituição a partir do 1º termo podem participar do Programa. Para as atividades de pesquisa, o acadêmico tem a oportunidade de concorrer a bolsas internas e externas, via agências de fomento nacionais. A cada semestre, o acadêmico recebe um certificado.