Data: Quarta-feira, 22/06/2016 00:00

Disciplina de Psicologia da AJES promoveu a interação entre acadêmicos e idosos do lar de Juína

A visita dos acadêmicos do curso de Psicologia ao Lar dos Idosos na manhã deste domingo (19) deixou as pessoas que residem ali, ou que estão apenas de passagem, mais felizes. A preocupação e carinho para com essas pessoas, muitas sem contato algum com familiares, foi importante para elas.

A ação faz parte da disciplina do desenvolvimento que estuda a terceira idade, como declarou a professora Carine Hermes. “Esse momento se deu em razão da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento que estuda a terceira idade e a importância das relações afetivas, o próprio amadurecimento biológico e as condições de saúde que acometem as pessoas da terceira idade”.

Ela informou ainda que a disciplina tem conteúdo com abordagem teórico/prática, “e como atividade prática os alunos se dividiram em grupos e um deles resolveu conhecer a realidade do lar dos idosos de Juína, o encontro se transformou em um momento de interação, momento musical, e a intenção foi despertar emoções positivas e de conhecer a realidade prática da Psicologia voltada à terceira idade no município”, declarou.

A acadêmica Amanda tirou alguns minutos para conversar com o idoso Cícero, residente do lar, e descreveu como foi esse bate papo com ele. “Foi muito interessante porque pude conhecer um pouco da sua história, e mesmo não se lembrando de tudo, ele agradece a visita, o acompanhamento e a atenção das pessoas, pois como ele não tem mais como andar, a ajuda que o lar oferece tem contribuído pra uma vida melhor”.

Valdinei Parissi é outro acadêmico. Ele conta que o bate papo foi um incentivo para se sentirem mais felizes. “Eles conversam pouco, então viemos conversar com eles, saber da vida, trocar ideia e promover essa interação”.

Seo Manoel Lopes tem 84 anos e gostou da visita. Ele comenta que possui parentes em Juína, mas as visitas tem sido poucas. “Graças a Deus, achei bom a visita que recebi”, abriu.

A psicóloga do Lar dos Idosos, Josimara Diolina Ferreira, achou importante a visita dos acadêmicos ao lar, uma vez que eles ficam felizes com a presença dos visitantes. “Toda visita é bem-vinda, hoje estamos com os alunos do curso de Psicologia da AJES e eles vieram com a proposta de conhecer os idosos, fazer uma atividade voltada a música e isso sai da rotina e os motiva, além de ser importante e ajudar muito nesse processo de socialização deles”, finalizou.