A SUPERGINCANA AJES 2016 começou na noite de quarta-feira (29) com as competições nas modalidades de futsal, vôlei de areia e basquetebol no Ginásio de Esportes Egnaldo Mendonça, quadra externa e quadra de areia. Os acadêmicos da instituição, divididos em equipes lotaram as arquibancadas para prestigiar a solenidade de abertura.
As equipes Azul, Branca, Laranja, Verde e Amarela entraram em quadra para cantar o hino nacional brasileiro e em seguida os times iniciaram as disputas. O que não faltou foi adrenalina e muito espírito esportivo por parte dos competidores. A torcida fez uma grande festa.
As demais modalidades coletivas, como o voleibol e handebol, ficaram para a noite de quinta-feira (30). O certame foi acirrado, já que ninguém queria perder, mas devido a imprevistos e atrasos, as finais nessas modalidades ficaram para a 2ª etapa da SUPERGINCANA, que será realizada no final do próximo semestre, no mês de dezembro.
Na quinta-feira à tarde tivemos as provas acadêmicas, professores e alunos fizeram apresentação de suas produções científicas, em forma de artigos. A qualidade dos trabalhos apresentados superou às expetativas.
A noite de quinta-feira também reservou muitas brincadeiras no ginásio de esportes. Uma prova surpresa foi proposta pela organização onde os participantes de cada equipe deveriam apresentar uma melancia e uma mandioca. A equipe que trouxesse os mais pesados seria campeã. Após a pesagem a equipe Azul sagrou-se vitoriosa nesta prova surpresa.
Já na sexta-feira as atividades foram realizadas na quadra poliesportiva da AJES. Dentre as provas, teatro, paródia musical, poesia de autoria própria, imitação de um professor da AJES em sala de aula, apresentação de uma música por um professor das equipes e muitas provas surpresas, como a da farinha e a apresentação do maior e menor ovo. Nessa hora cada equipe foi bastante criativa, até mesmo um ovo de formiga foi apresentado.
Uma das provas surpresas exigiu a presença de um Deputado Federal e um Deputado Estadual na quadra poliesportiva. As equipes aproveitaram as reuniões partidárias que ocorriam na cidade para cumprir a missão. Um dos deputados que compareceu na quadra foi Dilmar Dal Bosco (DEM).
“Eu fico feliz em vir aqui pra contribuir com o futuro do nosso Estado e do nosso Município, representado por esses estudantes. Eu estava num evento político com vários partidos de Juína e parabenizo os alunos, a organização, a faculdade que fez essa integração, gincana com disputas sadias”, declarou.
O suplente de deputado estadual e ex-prefeito de Juína, Altir Peruzzo (PT), também foi convidado e marcou presença. “Estive aqui no ano passado como ex-prefeito também representando uma equipe, fui convidado novamente e acho essas atividades importantes, já que tiram os acadêmicos da rotina do dia-a-dia, a disputa em cima de temas, em busca de conhecimento faz com que eles despertem e corram atrás do processo de ensino aprendizagem”, frisou Peruzzo.
Outra importante autoridade que aceitou o convite foi o deputado federal Ságuas Moraes (PT). Ele comentou que ações como essas fortalecem o relacionamento entre os acadêmicos. “Compareci e dei os 20 pontos pra equipe branca, acredito que essas atividades culturais são importantes, pois estimulam a integração dos estudantes de vários cursos, mas também traz para a cidade um debate sobre vários temas”, explicou.
Já o quarto e último dia de SUPERGINCANA começou com uma carreata pelas principais ruas e avenidas de Juína, como já é tradicional. Em seguida todos se dirigiram para as dependências da AJES para mais um dia de competição, com uma novidade - a apresentação de uma dança de quadrilha. Totalmente a caráter, os alunos entraram em quadra para a competição, motivados pelos pontos finais e decisivos na definição da equipe vencedora da 1ª etapa da SUPERGINCANA 2016.
Além das provas em quadra, as equipes trabalharam bastante na construção das barracas, que foram instaladas na calçada em frente à quadra da AJES, para que tudo corresse sem transtorno a rua foi interditada. Muita comida boa e bebidas típicas foram comercializadas, durante a festa julina. Teve de tudo, desde canjica, quentão, chá de amendoim, cri cri, beijinho verde e até pastéis.
E o público que compareceu aprovou a iniciativa da AJES de promover, através de seus acadêmicos, uma festa julina em plena rua. Mas para organizar uma GINCANA grandiosa como foi a etapa, muitos professores trabalharam bastante nos bastidores, como a professora Terezinha Márcia Lino, Diretora de Expansão da AJES.
“Eu faço parte da equipe organizadora e agora nesse momento da realização das provas a nossa função aqui é coletar os pontos que eles arrecadaram, insiro na planilha e de imediato já passo o resultado ao Diretor, que vai anunciando cada etapa e o somatório dos pontos. As equipes ficam aguardando com muita ansiedade porque é uma disputa acirrada”, disse.
A professora Alcione Adame, Diretora de Ensino da AJES, gostou muito da SUPERGINCANA. “Estou achando muito linda a festa, independente do resultado da gincana a festa está maravilhosa, todas as equipes estão de parabéns”, comentou.
“Está tudo perfeito, a festa está saindo maravilhosamente bem, integração total dos acadêmicos e familiares. A dança e coreografia estão perfeitas, não tem nem como tirar um ponto deles, foi muito bom”, essas foram às palavras do professor Lindomar Mineiro, Coordenador do curso de Educação Física e membro da comissão organizadora, ao falar da atuação dos acadêmicos na Festa Julina.
O Diretor Geral da AJES, Clódis Menegaz, também avaliou esta primeira etapa. “O objetivo da festa está sendo alcançado, uma relação interdisciplinar buscando as origens, buscando o passado e os alunos estão participando. É um projeto de extensão maravilhoso que a instituição amplia a cada semestre, a cada ano ela faz isso, essa é a primeira Festa Julina e virão muitas outras, os alunos estão animados e o objetivo é esse, deixar os acadêmicos felizes, congratular entre eles esse sucesso, porque a festa é pra eles”, destacou.
Ao final, foi divulgada a pontuação de cada equipe. Em 5º lugar a equipe Branca com 420 pontos, em 4º lugar a equipe Laranja com 493 pontos, em 3º lugar a equipe Verde com 506, a vice campeã foi a equipe Azul com 651 pontos e a vencedora foi a equipe Amarela com 722 pontos.
Agora os acadêmicos entram em período de férias, mas os pensamentos já se voltam para a 2ª etapa da SUPERGINCANA, que ocorrerá no final do próximo semestre com novas atividades e a soma da pontuação das duas etapas.