Data: Quarta-feira, 31/08/2016 16:51

Curso de Pedagogia da AJES desenvolve projeto de extensão em parceria com o CTG de Juína

Entre os meses de agosto e outubro de 2016 acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade AJES participarão do Projeto de Extensão Universitária, que tem por objetivo desenvolver atividades de apoio e suporte pedagógico às crianças assistidas pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Relembrando os Pagos de Juína.

O projeto de extensão, com o tema: “Práticas Pedagógicas em Ambientes não Escolares”, acontece com visitas semanais dos acadêmicos. Durante o semestre letivo, os alunos participantes desenvolverão atividades de cunho didático e metodológico, atividades lúdicas de integração e socialização que relacionem movimento e raciocínio.

O coordenado do projeto de extensão e também coordenador do Curso de Pedagogia, Professor Mestre Fábio Bernardo, ressalta que tais vivências proporcionam momentos enriquecedores nas práticas pedagógicas, "contudo, o desenvolvimento tecnológico, juntamente com a ideologia global de uma sociedade inclusiva e da igualdade social, fez com que emergisse uma nova forma de pensar a educação, o processo educativo se tornou prioridade não mais apenas da escola institucionalizada, como também de outros espaços cujo objetivo é a formação humana. Assim, para discutir as possibilidades e os desafios da atuação do pedagogo em espaços que não sejam escolares, fez-se necessário pensar em atividades que proporcionem tais vivencias”, comentou.

Ele explica ainda que o processo de ensino-aprendizagem se dá em diferentes espaços nos quais a atuação do educador se faz indispensável, “todavia, a formação humana, em qualquer espaço, escolar ou não escolar, necessita de um profissional que esteja preparado para lidar com a prática pedagógica sistematizada ou não. É neste sentido que a AJES, proporciona a formação de seus acadêmicos, promovendo mudanças sociais”, reforçou.