Os acadêmicos do IV termo de Fisioterapia da Faculdade AJES participaram no mês de agosto de um projeto de extensão vinculada à disciplina "Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia", obtendo resultados satisfatórios junto a gestantes de várias unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) de Juína.
Impressos com descrições e figuras ilustrativas de posturas corporais, adotadas durante as atividades de vida diária de gestantes, foram elaborados e entregues às gestantes enquanto aguardavam a consulta de pré-natal. Organizados em duplas ou trios, os acadêmicos se mobilizaram e visitaram oito das nove unidades de saúde entregando panfletos e explicando as mudanças ocorridas na gravidez e também sobre postura ideal a ser adotada em diversas atividades de vida diária.
A professora fisioterapeuta e ministrante da disciplina de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia da AJES, Ana Ribeiro, explicou que através do projeto, os acadêmicos obtiveram conhecimento para orientar as gestantes quanto à adequação da postura no dia a dia e para melhoria da qualidade de vida.
"Os alunos explicaram as gestantes os fatores que causam mudanças na postura durante este período e o quanto a fisioterapia é importante para evitar dores e outros agravos. Isso é importante porque quando se adota posturas incorretas, as dores e os desconfortos podem agravar. Eles tiveram ainda como experiência o diálogo de forma acessível com as gestantes, sendo muito importante esta vivência prática para formação dos futuros profissionais", ressaltou.
A acadêmica Fabiana Tomasini comentou que a experiência foi muito importante para ela. “Permanecer um momento em contato direto com nossos futuros pacientes me proporcionou uma noção da nossa responsabilidade como profissionais da saúde. Percebi também como a fisioterapia é uma profissão que nos recompensa, tendo o prazer de sermos útil ao bem estar do próximo, contribuindo para tornar sua vida o mais saudável possível”, disse.
Poliana Vilella, aluna de Fisioterapia, pode colocar na prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Achei o projeto muito interessante, pois por meio dele podemos colocar em prática conhecimentos já adquiridos, relacionados com a postura corporal. O melhor foi poder passar esse conhecimento às gestantes do PSF. A experiência foi gratificante, fomos muito bem recebidos e as gestantes demonstraram alegria em saber que, mesma estando grávidas, podem fazer exercícios sem causar prejuízos à saúde”.
“Gostei muito do projeto porque foi a primeira vez que saímos da sala de aula para entrarmos em contato com as gestantes, dando a elas orientações sobre postura. Foi muito importante para ganharmos mais segurança e experiência. Além de reforçar o que aprendemos em sala, pudemos colocar em prática um pouco do que vamos lidar no futuro”, frisou a acadêmica Gilciele Rayane.
Para Nilcinéia Zocche, participar do projeto de extensão sobre orientação postural para gestantes foi uma experiência incrível. “Pela primeira vez pudemos estar em contato direto com pacientes e contribuir para seu bem-estar através do nosso aprendizado adquirido nas aulas de Ginecologia e Obstetrícia. Tivemos contato com grávidas em vários estágios da gestação. Elas foram receptivas e muito simpáticas, tinham várias dúvidas sobre postura na gestação e ficamos muito felizes em poder orientá-las. Foi muito proveitoso!”, confirmou.