Cinco alunos do II Termo do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade AJES promoverão no próximo sábado (24), no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (CEFAPRO), o primeiro projeto da série “Ensinando Mais Jovens”, com o tema: “Educação Financeira”.
Em parceria com a Escola Estadual Dr Artur Antunes Maciel, os acadêmicos palestrarão para cerca de 130 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Integrado aos Cursos de Administração e Informática sobre educação financeira pessoal.
“Através da palestra vamos levar um pouco do conhecimento e de técnicas econômicas que podem ajudar a desenvolver habilidades com a vida financeira, sabendo equilibrar o orçamento doméstico para que possam ter uma melhor qualidade de vida, pois vemos que o Brasil está passando por um cenário econômico de instabilidade e dicas de controle financeiro podem ajudar, e muito, a ter um maior controle dos recursos financeiros para os jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho e começar a sua carreira profissional”, informou o acadêmico Marcos Thomas.
A intenção do projeto é orientar os alunos quanto aos riscos de gastar dinheiro com produtos supérfluos, sem necessidade, evitando contrair dívidas, empréstimos e descontrole financeiro, o que poderá causar muito estresse e dor de cabeça no futuro. “Sabendo como poupar e controlar as contas, podem começar a planejar viagens, casa própria e muito lazer”, alerta o acadêmico.
Ele explicou ainda que os jovens foram escolhidos para o projeto, “pois sabemos que eles são o futuro da nossa sociedade, se eles começarem a pensar que podem ter um controle financeiro de maneira simples, sem complicação, serão capazes de grandes realizações e até passar esse conhecimento à outras pessoas, como estamos fazendo nesse momento”, destaca.
A ação conta com o apoio do diretor da Escola Dr Artur Antunes Maciel, Odair José Tomaz, e tem como professora orientadora Jaqueline da Silva Marques, da AJES. Estão envolvidos no projeto os acadêmicos: Marcos Thomas; Maria Aparecida; Luiza Kunzler; Emerson Bamberg e Camila Alves.
Esse é o primeiro projeto da série "Ensinando Mais Jovens". Após a conclusão, os acadêmicos planejam, em uma nova edição, aumentar o número de participantes.