Data: Segunda-feira, 28/11/2016 16:20

Alunos do Curso de Fisioterapia são orientados durante Iniciação Científica (IC)

Quatro alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade AJES, unidade de Juína, iniciaram neste semestre o Projeto de Iniciação Científica (IC). Vanessa Marinello (I Termo), Rafael Kubota (I Termo), Andressa Lisboa (IV Termo) e Khettlen Krindges (IV termo) foram orientados pela Professora Fisioterapeuta Ana Ribeiro.

Vanessa e Rafael realizaram individualmente um levantamento bibliográfico sobre prevalência de lombalgia em gestantes e avaliação da postura corporal de escolares, respectivamente. Já Andressa e Khettlen, individualmente, elaboraram artigos científicos de revisão sistemática sobre intervenção fisioterapêutica na reabilitação do ombro de mulheres submetidas a tratamento cirúrgico do câncer de mama e sobre abordagem da Fisioterapia na postura corporal de mulheres submetidas a tratamento do câncer de mama, respectivamente.

Segundo Vanessa Marinello, do I Termo de Fisioterapia, a participação na Iniciação Científica surtiu bons resultados. “Participar da IC foi importante porque eu pude aprender a pesquisar em bases científicas e ler os artigos científicos de maneira detalhada. Como estou no I termo, a IC está sendo fundamental para ampliar desde agora meus conhecimentos sobre as pesquisas desenvolvidas na área da Fisioterapia. Isso irá ajudar na minha formação profissional", disse.

Já a acadêmica Khettlen Krindges, do IV Termo de Fisioterapia, lembra que o aprendizado maior foi com relação a técnicas e métodos utilizados na IC. "Por meio da IC, obtive maior aprendizado com relação às técnicas e métodos utilizados para elaboração de um artigo científico. Tive a oportunidade de desenvolver um pensamento mais crítico e aprender muito com a realização do meu trabalho. Foi despertada em mim a vontade de contribuir com estudos futuros, visando inovar o meio científico. Espero desenvolver maiores habilidades e trazer contribuições para a formação acadêmica, ampliando o acesso ao universo científico que é fundamental em nossas vidas".

Para a Professora Ana Ribeiro, o projeto desenvolvido pela AJES provoca nos alunos a análise crítica e investigativa. "A IC constitui uma ferramenta de grande valor no processo de construção do saber científico do aluno por permitir o contato com a leitura de textos científicos, a elaboração de análise crítica e de espírito investigativo, além de favorecer a produção científica", concluiu.