Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Quarta-feira, 30/11/2016 16:29

Alunos de Farmácia e Enfermagem concluem pesquisas relacionadas à IC

Fonte: Assessoria de Imprensa

Terminou com êxito o período de orientação oferecido pela Faculdade AJES aos Alunos de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa da Coordenação do Curso de Farmácia, sob orientação da Professora Dra Isanete Geraldini Costa Bieski e do Professor Dr Sikiru Balogun. A primeira reunião dos acadêmicos com os docentes foi realizada no mês de setembro.

Segundo a Professora Bieski, dos nove alunos que iniciaram apenas um não conseguiu finalizar. "Os demais concluíram com êxito as atividades propostas e logo estaremos publicano os artigos", disse.

Na ocasião, foram desenvolvidas pesquisas com os seguintes temas: "Atenção Farmacêutica e uso Racional de Medicamentos aos pacientes: erros com medicamentos, como evitar - uma revisão de literatura do estado de arte"; Etnoconhecimento e etnofarmacologia de plantas medicinais anti-inflamatória com ênfase nas espécies Luehea divaricata (açoita-cavalo); dentre outras.

Durante o trabalho, os discentes de Iniciação Científica fizeram suas pesquisas em diferentes temas e se reuniram com seus orientadores de 04 a 20 horas semanais. "A pesquisa na graduação é extremamente importante para a formação profissional e um grande diferencial para a formação acadêmica dos discentes, além de proporcionar facilidade em aprovações futuras em mestrado e concurso", disse Bieski.

Finalizaram suas pesquisas 06 alunos do Curso de Farmácia e 02 do Curso de Enfermagem, são eles: Isabely Del Colle Alexandre, Vivian Maria Giglio Cavalcante, Lucas Del Colle Alexandre, Ana Cláudia Paludo, Adriana Silva Santos, Alessandra Carmo Araújo, José Wagner Cavalcante e Joyce dos Santos Correa.

Para Isabely Del Colle Alexandre, acadêmica do curso de Farmácia II da Ajes e bolsista de Iniciação científica, os últimos três meses foram de empenho e muita dedicação. “Voltei-me toda em fazer o artigo com a ajuda da minha orientadora Dra Isanete Geraldini Costa Bieski, no qual me auxiliou em todos os momentos em que haviam dúvidas e também deu sugestões para a realização do artigo. O tema relacionando a Etnobotânica e a etnofarmacologia das plantas medicinais com ação antiparasitaria foi um tema muito abrangente e interessante, pois através das pesquisas, obtive conhecimento da relação de várias espécies de plantas em que apresentam eficácia no tratamento de doenças que envolvem vermes e protozoários”, disse.

Ela ressalta que através do projeto de Iniciação Científica e com a elaboração do artigo, adquiriu conhecimento que será levado para sua vida acadêmica como discente no curso de Farmácia e também para a vida pessoal. “Com isso, posso concluir que a minha experiência como bolsista na AJES foi muito satisfatória, pois a sabedoria adquirida através das pesquisas será levada em meu futuro na atuação de minha profissão  como Farmacêutica”.

A aluna Ana Cláudia Paludo, acadêmica do Curso de Farmácia da AJES e bolsista de IC, frisou que foram três meses de muita pesquisa. “Ao elaborar o artigo científico sobre a atenção farmacêutica, uso racional aos pacientes e erros com medicamentos como evitar, obtive total ajuda do orientador professor doutor Sikiru Olaitan Balogun, que me auxiliou, tirando minhas dúvidas. Esse é um tema muito importante, pois abrange os tipos de erros com medicamentos e como evitar, no começo tive um pouco de dificuldade porque o tema é complexo, mesmo assim acredito que foi um bom trabalho. Minha experiência como bolsista foi excelente, adquiri conhecimento sobre o assunto que levarei pra minha vida pessoal e acadêmica”.

Lucas Del Colle Alexandre destacou que o trabalho o motivou a continuar lutando, sabendo que está no caminho certo. “No começo achei bem difícil o fato de ter que produzir um artigo para o projeto de Iniciação Científica da AJES, tive o prazo de alguns meses para concluir o artigo, mas não sabia ao certo como fazer, pois seria o meu primeiro, mas com esforço e ajuda da professora  orientadora e Dra. Isanete C. Bieski e alguns amigos, consegui concluir o artigo. Foram 3 meses e alguns dias de bastante esforço, pois trabalho e curso faculdade de Farmácia, mas enfim foi uma experiência única, aprendi sobre vários tipos de plantas, o que elas podem ajudar na hipertensão, aprendi como é o preparo delas para utilização humana, foi um conhecimento que levarei para minha vida e provavelmente com ele poderei ajudar e repassar aos que não sabem sobre o assunto, gostei muito de realizar o artigo, absorvi conhecimento que nunca imaginava que poderia existir, nós conhecemos várias plantas e não sabemos os benefícios que podemos conseguir através delas. Me sinto grato”, concluiu.

A acadêmica do Curso de Enfermagem, 3º Termo, Joyce Santos Correia foi orientada pela Profª Drª Isanete Bieski. De acordo com ela, a iniciação científica teve como base de ensino e desenvolvimento do aluno para sua pesquisa, ser bolsista e optar por ensino de pesquisa e extensão. Ela relata como foi satisfatório participar.

“Foram experiências novas e renovadoras a cada semestre, o aluno se desenvolve e mostra sua capacidade sobre pesquisa, de acordo com minha orientadora nós aprendemos mais e temos a hipótese de termos uma preparação, uma base para mestrado e doutorado e principalmente no TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO), de suma importância para qualquer acadêmico. Sempre apoiando a idéia dos orientados e com a seguinte de firmeza para vários simpósios, tendo a apresentação da planta em pesquisa Luehea Divaricata, popularmente conhecida como açoita Cavalo, tê-la em um banner para exposição foi uma experiência única, com isso desejo me empenhar mais a cada semestre e mostrar o melhor a todos com um olhar único e objetivo para a hipótese da publicação do artigo. A iniciação científica acaba se torna um desafio ao universitário, pois a Semana de Iniciação Científica faz parte do esforço e valorização desta atividade, porque dá ao aluno a oportunidade de expor o seu trabalho aos demais, com a pesquisa pode se desenvolver um projeto de pesquisa e buscar o conhecimento, tirar conclusões, coletar e analisar dados, o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação”, revelou.