Data: Quinta-feira, 01/12/2016 16:49

Acadêmicos de Fisioterapia realizaram visita técnica ao Lar dos Idosos

Alunos do Curso de Fisioterapia participaram na manhã do último dia 22 de novembro de uma visita ao Lar dos Idosos de Juína. “As visitas técnicas proporcionaram aos alunos do curso de Fisioterapia ampliação dos seus conhecimentos mediante a observação do atendimento fisioterapêutico”, revelou a professora Ana Ribeiro, coordenadora do projeto.

Ela explica que o projeto teve por objetivos permitir o contato com a prática profissional e a percepção da importância da atuação do fisioterapeuta em prol da saúde e do bem-estar dos idosos.

Para o acadêmico Anderson Cristian de Souza, do III Termo, a visita técnica foi importante na constatação da realidade do local. “A visita realizada por nós, alunos de fisioterapia, foi de grande importância pessoa e profissional. Foi possível constatar que o empenho do paciente é de grande valia para a sua própria progressão. Em questões pessoais sofremos o impacto de presenciar a realidade dos idosos que, muitas vezes, são abandonados por familiares devido a suas limitações físicas e mentais e como complemento, a falta de recursos estruturais e tecnológicos para o tratamento desses idosos que precisam de atenção mais redobrada por parte do poder público".

A acadêmica Daiane Monteiro Freire, IV Termo, comentou: "Pude analisar a importância e as várias técnicas da Fisioterapia no tratamento de idosos. É triste ver o estado em que eles se encontram e isso me fez seguir ainda mais forte nesta caminhada para ajudar o próximo. Agradeço à professora Ana Ribeiro e à fisioterapeuta Camila Vargens por me proporcionarem mais conhecimento. Eu adorei participar desse evento!”.

Outros alunos também ficaram satisfeitos em participar do projeto, como é o caso da acadêmica Rita de Cássia, do II Termo. "Fiquei muita satisfeita com a experiência que tive, foi muito importante ter conhecimento dessa área da Fisioterapia. Observei a importância da Fisioterapia aos idosos. A oportunidade dessa visita técnica fará toda a diferença na minha caminhada como acadêmica", observou.

Camila Vargens, fisioterapeuta do Lar dos Idosos, viu como bons olhos a visita oferecida pela Faculdade AJES. "As vivências em ambientes externos à faculdade são muito importantes para a formação dos acadêmicos, pois é uma ótima oportunidade de conhecer na prática aquilo que tem sido ensinado na teoria. Assim, um dia poderão também praticar, com uma 'bagagem rica' em todos os cenários e áreas da fisioterapia".

O projeto foi realizado pela docente Ana Ribeiro que ressaltou que "as visitas tomam uma dimensão ainda maior quando desperta nos alunos a sensibilização e o crescimento pessoal".