Após seis dias de provas, chegou ao final, nesta quarta-feira (14), a 2ª etapa da SUPERGINCANA AJES 2016. Para o último dia foram reservadas "Provas Acadêmicas" com apresentações de aula, avaliação de artigos científicos inéditos e atividades de hora-aula na plataforma AVA, elaboradas pelos próprios acadêmicos.
Uma última prova avaliada foi a “EQUIPE E SEUS QUADRADOS NA CALÇADA”, uma prova surpresa, na qual as equipes deveriam organizar o canteiro da avenida ao lado da faculdade com decoração diversa, voltada, principalmente, para a data comemorativa em questão, o “Natal”.
O resultado final da SUPERGINCANA foi anunciado pelo diretor geral da AJES, Clódis Menegaz, durante reunião no auditório, com a presença de representantes das equipes, professores e comissão organizadora.
Em 5º lugar, com 990,5 pontos, ficou a equipe Branca; em 4º lugar, a equipe Verde, com 1.287 pontos; o 3º lugar ficou com a equipe Azul, que conquistou 1.521 pontos. A vice-campeã foi a Laranja, que conseguiu 1.760,50 pontos; e a grande campeã foi à equipe Amarela, que obteve 1.899 pontos.
A professora Marina Silveira Lopes, uma das líderes da equipe Amarela, comemorou bastante o bicampeonato. “Nós somos bicampeãs, sim. Ano passado vencemos, e neste repetimos o feito. Uma pena que, devido à chuva, nem todos puderam estar presente aqui hoje, mesmo assim agradeço à equipe. Apesar de termos um número reduzido, fomos unidos e guerreiros, e todos seguiram à risca o nosso grito de guerra, que é ‘garra, força e determinação’. Estou muito feliz”, revelou.
Para a comissão organizadora, a SUPERGINCANA foi bastante produtiva, contou o professor Lindomar Mineiro: “Nós trabalhamos com acadêmicos que são muito bem orientados, têm bastantes argumentos e entendimento da legislação. Então, toda vez que havia uma possibilidade de erro, eles conseguiam fazer esse resgate. E nós trabalhamos praticamente 24 horas por dia para que a gincana tivesse 100% de aproveitamento, e conseguimos”, comentou.
O diretor geral da AJES, Clódis Menegaz, ressaltou que a SUPERGINCANA foi um sucesso e atingiu o seu objetivo. “Quem participou levará para a sua vida práticas que adquiriu durante a gincana, como prática ambiental, humanismo e viver em sociedade de forma harmônica. Esse é o papel da instituição junto a formação dessas pessoas. E não para aqui. Teremos, no início do ano, várias atividades em que os próprios acadêmicos irão entregar as roupas que eles arrecadaram, e a instituição irá com práticas pedagógicas para atender a comunidade com programas de extensão, uma vez que educação não se faz apenas na sala de aula. Há o ensino, a pesquisa e a extensão. Então, o resultado foi extremamente positivo, a equipe Amarela sagrou-se campeã desta etapa e já anunciei que no próximo ano não teremos a gincana em Juína, será realizada em Guarantã do Norte, até como uma oportunidade dos alunos daqui interagirem com os de lá, buscando uma grande experiência pedagógica”, finalizou.