Acontece nessa quinta-feira (06), o primeiro dos três encontros da Oficina “Combatendo o Plágio Acadêmico”, promovida pela AJES. A Oficina, com número limitado de vagas, está programada para os dias 06 e 20 de Abril e 03 de Maio, sempre às quintas-feiras, entre as 14h00 e 16h30, na própria instituição, e estará a cargo dos professores Nádie Christina Ferreira Machado Spence e Givago Mendes.
A Professora Nádie Christina Ferreira Machado-Spence estará à frente desse primeiro encontro, e irá explicar o que é e as diversas formas de Plágio Acadêmico.
O professor José Natanael Ferreira, um dos coordenadores da Oficina, esclarece que os acadêmicos receberão orientações sobre o plágio acadêmico, as formas de identificá-lo e os modos de evitá-lo na elaboração de trabalhos acadêmicos – artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
“Muito embora a Oficina seja uma iniciativa interdisciplinar dos Cursos de Direito e de Psicologia, ela é aberta a todos os acadêmicos, de todos os Cursos da AJES, observando-se a limitação do número de vagas e a necessidade de prévia inscrição”, ressalta o professor Nathan. “Convidamos todos os acadêmicos da AJES para que participem daOficina e conheçam as implicações do plágio e suas consequências, inclusive com a perda da titulação e possível responsabilização civil, uma vez que eles estão sempre elaborando artigos científicos para participação em eventos da AJES e em eventos oferecidos por outras instituições, e também para publicação em revistas especializadas. Ao saberem como identificar e como evitar a ocorrência de plágio, os acadêmicos poderão desenvolver suas pesquisas e seus trabalhos escritos, inclusive os Trabalhos de Conclusão de Curso, com maior segurança, pois terão ciência de que tudo quanto expõem é fruto do conhecimento que adquiriram", disse.
Os acadêmicos interessados em participar da Oficina ainda já podem se inscrever diretamente na Secretaria do Curso de Direito da AJES, ao custo de R$60,00 (sessenta reais).
Os acadêmicos que se inscreverem e tiverem presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos encontros, bem como realizarem todas as atividades propostas pelos professores, inclusive eventuais atividades extraclasse, poderão requerer o Certificado de participação, para compor as horas de atividades complementares necessárias ao cumprimento das obrigações acadêmicas para colação de grau.