Data: Quarta-feira, 28/06/2017 15:18

Aula Prática Show de Bramatologia explicou o processo de identificação de carboidratos, proteína e vitamina C

Alunos de Farmácia da AJES participaram de uma experiência única nessa segunda-feira (26), durante Aula Prática Show de Bramatologia. Eles viram de perto como é o processo de identificação de Carboidratos, Proteína e Vitamina C em alimentos.

A aula foi conduzida pela Professora Dra Isanete Bieski, coordenadora do Curso de Farmácia da AJES. Ela explicou que o objetivo foi de observar e comparar a reação química que transforma partículas macroscópicas em microscópicas, como ocorre no processo de digestão.

"Nós demonstramos um procedimento experimental onde foi possível a identificação de carboidratos, proteína e vitamina C em diferentes alimentos. Para o desenvolvimento da aula prática, os acadêmicos formaram grupos nas bancadas e executaram os procedimentos, sob minha orientação", disse.

Na Aula Prática Show os alunos também conhecerem o significado e a importância das proteínas - que são compostos orgânicos que exercem função estrutural em nosso organismo;dos carboidratos - que desempenham a função de acúmulo e produção de energia em nosso corpo, a exemplo do amido que é um tipo de carboidrato; e por último a vitamina C - uma das mais importantes com ação antioxidante, faz parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele. Segundo vários estudos ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. Além de reduzir os sintomas da gripe e combate ao estresse.

Os acadêmicos também ficaram entusiasmados. Segundo o Acadêmico José Divino, a aula foi espetacular e de grande proveito, pois conseguiu identificar importantes nutrientes dos alimentos. "Espero que tenhamos mais aulas assim", disse ele.

"A aula pratica de Bromatologia foi muito produtiva, pois nos ensinou procedimentos simples de como verificar a presença de carboidratos, proteínas e vitamina C nos alimentos que consumimos em nosso dia dia. A professora usou um método fácil onde todos puderam compreender passo a passo como é realizada essa determinação. Todos os alunos participaram de forma que não ficaram duvidas. Uma aula muito produtiva", complementou Valeria Carminatti.

"Aula interessante, pois estamos acostumados a utilizar vários alimentos no dia-a-dia e não imaginamos o quanto eles são ricos em nutrientes, disse Miqueias Pereira. "A aula foi muito produtiva, pois pudemos observar a presença de importantes nutrientes, utilizando reagentes simples como Sulfato de cobre, hidróxido de sódio e o iodo para identificar os nutrientes dos alimentos", disse Barbara Fernandes.

A Bromatologia é uma importante área de atuação do farmacêutico pois o farmacêutico é o único que, cientificamente, sabe das interações entre alimentos e entre alimentos e medicamentos, conhece o mecanismo de absorção do alimento pelo organismo, e todo o seu metabolismo. Isso faz diferença para a pesquisa e produção de alimentos. O farmacêutico é um profissional de suma importância na cadeia produtiva de alimentos.