Data: Quarta-feira, 20/09/2017 16:02

AJES auxilia em ações da Caravana da Transformação durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

Começou nesta segunda-feira (18), a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Até sábado (23), diversas ações sociais serão realizadas pelas entidades de Ensino Superior em todo o país com o objetivo de ampliar o envolvimento com a comunidade e a troca de conhecimentos e vivências.

Em Juína a Faculdade AJES está auxiliando nas ações da Caravana da Transformação que começou nesta terça-feira (19). Das 812 pessoas que se inscreveram como voluntárias no evento, cerca de 400 são acadêmicos da AJES.

Na caravana estão sendo oferecidos gratuitamente serviços médicos oftalmológicos, como consultas e exames (entre os dias 19 a 24 de setembro) e cirurgias de catarata, pterígio e yag laser (de 20 a 29 de setembro). Há também ações de cidadania com diversos outros serviços, como emissão de documentos, exposições, palestras, testes de DNA que serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

Na quinta-feira (21), serão realizadas na quadra poliesportiva da AJES diversas ações em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), e a Record TV Juína. O evento terá o envolvimento de todos os cursos da AJES.

Será prestada orientação jurídica pelos acadêmicos de Direito, embelezamento com serviços de corte de cabelo, penteados, design de sobrancelha e depilação egípcia promovidos pela Galvan Escola de Cabeleireiros e sob a supervisão do Curso de Farmácia, além de auxílio em cursos de capacitação, prevenção e diagnóstico de hanseníase.

O Curso de Psicologia realizará ações de Realidade Virtual com jogos focados no trabalho em equipe e raciocínio lógico. Serão oferecidos exames de glicemia capilar e aferição de pressão pelos acadêmicos de Enfermagem, além de orientações e análise de processos de segurança contra incêndio e pânico pelos Curso de Fisioterapia, pesagem e cálculo de IMC a cargo do Curso de Educação Física, além de ações dos Curso de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Matemática e Pedagogia.

Maria Gecilda é uma das acadêmicas que se inscreveu como voluntária. Ela fala da alegria de cooperar com o próximo. “Ser voluntária neste momento é doar solidariedade ao próximo, é um ato de carinho e dedicação aos nossos munícipes”, disse.

Já a aluna Valéria, do Curso de Farmácia, destacou: “O projeto Caravana da Transformação do Governo do Estado é extremamente importante para a nossa comunidade, pois traz atendimentos necessários e que por outros meios além da longa espera poderiam custar caro”. Sobre ser voluntária ela revelou: “É uma experiência incrível, pois nos traz conhecimento e uma sensação maravilhosa em participar, mesmo que em pequena parte, dessa grande ação do estado”.

“Em meio a tantas dificuldades que nós cidadãos estamos enfrentando apareceu esse projeto, uma ação humanitária, algo lindo e feito com muito amor por todos os voluntários, pois esse projeto pode atender todas as pessoas e principalmente pode atender aquelas que não teriam condições de fazer sua consulta ou seu tratamento se não por esse meio, então sim, além do projeto ser lindo, ainda é muito importante, e a nossa participação como voluntário é primordial, pois sem essa ajuda não teria como realizar o projeto”,  frisou Leila, acadêmica de Farmácia.

A coordenadora do Curso de Farmácia da AJES e coordenadora da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, professora Drª Isanete Bieski, afirmou que o momento foi relevante para os acadêmicos.

"É muito importante a participação dos acadêmicos em eventos sociais, pois são momentos em que os mesmos podem colocar em prática o que aprendem na teoria, além de aprenderem sobre a realidade social e também sobre conhecimento milenar, que não estão escritos em livros. São momentos de cidadania que podem auxiliar na formação acadêmica. É muito gratificante ver que mais da metade dos voluntários que estão auxiliando no Projeto Caravana da Transformação são nossos acadêmicos que se inscreveram espontaneamente", ressaltou.

Além de Juína, a população de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã também estão sendo atendidos na Caravana da Transformação. Até sábado (23), serão realizadas milhares de atividades em mais de 580 municípios de todos os estados brasileiros. São atendimentos nas mais distintas áreas, como saúde, educação, cultura, inclusão digital, consultoria jurídica, esporte e lazer.