As alunas do IV termo do Curso de Fisioterapia da AJES participaram de um importante Projeto de Extensão na Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, no bairro Módulo 5, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na programação palestras sobre os sinais e sintomas; prevenção; autoexame e fatores de risco do câncer de mama aos estudantes da escola. Esse tipo de palestra é importante porque quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta 95% de possibilidade de cura.
"O diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde" – relata a professora do curso de Fisioterapia Ana Ribeiro, coordenadora do projeto.
Uma das alunas que integrou o projeto foi Dayane de Oliveira Nogueira Guimarães. Ela comentou como foi a participação: "Participar de um projeto como este nos motiva e nos enriquece de experiência. É importante que as mulheres se conheçam e saibam como identificar o início de um possível câncer, aumentando a chance de cura e recuperação total. Nós, como futuras profissionais da saúde, temos que saber e repassar essas informações para que cheguem ao maior número de mulheres. Participar de projetos de conscientização torna-se cada vez mais necessário para nossa vida acadêmica, colocando-nos em prática e em contato direto, para que possamos vivenciar e praticar nossa oratória e postura em frente às pessoas que futuramente poderão ser nossas pacientes", declarou.