UNIDADE JUÍNA

NOTÍCIA

Data: Sexta-feira, 21/06/2019 15:38

Geografia: curso, carreira e mercado de trabalho

Fonte: Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/geografia/
importancia de formação em geografia

A Geografia estuda a ocupação do homem no planeta, seus efeitos e características. Entenda mais sobre a carreira, o mercado e o curso de Geografia!

A carreira em Geografia

O profissional formado em Geografia é conhecido como geógrafo. A Geografia tem como objeto de estudo a superfície terrestre e seus fenômenos, bem como a relação humana com essa superfície. Dessa maneira, o geógrafo analisa a relação da população com a região que ocupa e os efeitos dessa ocupação.

O profissional formado em Geografia pode ter dois focos diferentes em sua carreira. O que irá determinar seu enfoque profissional é o tipo de curso que ele faz. Isso significa que ele pode se formar em um curso de licenciatura, voltado para a formação de professores e profissionais de ensino, ou se formar em um curso de bacharelado, que é voltado para a formação de um profissional ligado à indústria.

Na área da educação, o licenciado em Geografia pode atuar como professor de ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares. Para ministrar aulas em universidades, é necessário fazer pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Na indústria, o geógrafo pode trabalhar com cartografia digital, elaborando mapas a partir de imagens de satélites. Outra opção é o geoprocessamento, elaborando bancos de dados geográficos e mapas com o uso de programas computacionais específicos.

Algumas empresas contratam geógrafos para a elaboração de mapas e levantamento de dados do solo, relevo, recursos hídricos, clima, vegetação e densidade de ocupação. Esse levantamento é chamado de sensoriamento remoto.

O geógrafo pode contribuir na agroindústria com planejamento agrícola, elaborando estratégias para que a ocupação de regiões aconteça com o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Mercado de trabalho para quem faz Geografia

Os profissionais que optam pela carreira acadêmica encontram alto índice de empregabilidade. Existe uma carência de professores para a educação básica em todas as regiões do país, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Diversas empresas de cartografia, análise de solo e consultoria empregam bacharéis em Geografia. Esse mercado está bem aquecido e tem uma certa carência por profissionais especializados.

Atividades ligadas a órgãos públicos e governos também apresentam boas oportunidades de emprego, geralmente com vagas mais disputadas.

Sobre o curso superior em Geografia

O curso de Geografia possui duas habilitações: bacharelado e licenciatura. A diferença entre as duas é o foco do curso, sendo que o bacharelado tem o objetivo de formar profissionais para a indústria, enquanto a licenciatura forma profissionais para a área de educação.

Ambos os cursos tem duração média de 5 anos e podem ser encontrados nas modalidades de ensino a distância e presencial.

 

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/geografia/