Aconteceu na última sexta-feira (13-09-2019) na Faculdade ÁGORA em Campo Novo do Parecis – MT, o lançamento da obra CRIÔNICA – A extinção da Personalidade Civil Sob a Ótica da Criopreservação Humana, cujo autor Douglas Willians da Silva, é egresso do curso de Direito/AJES – Juína-MT.
A convite dos autores, a médica anestesiologista Doutora Érica Freire Veelings, com 15 anos de experiência em medicina, e com 09 anos de vivência profissional no Município de Campo Novo do Parecis, abrilhantou o debate, conceituando VIDA E MORTE, trazendo explicações de casos clínicos, em específico aos quadros de morte encefálicas, funcionamento cerebral, hipotermia, introduzindo o assunto CRIOGÊNIA.
Assim, a platéia presente teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que a médica denominou de o “grande chefe”, o cérebro.
O autor Douglas, iniciou contando sobre sua trajetória acadêmica e o que o levou a escolha de um tema tão singular, “escrever sobre algo que ninguém ainda havia feito”. Explicou que sua temática é futurista e lançou a pergunta a platéia “é possível?” encontrar a cura da morte, “é possível?” trazer uma pessoa de volta a vida que tenha passado pelo processo de criopreservação humana, que nada mais é do que o congelamento da pessoa após a decretação de sua morte encefálica, lançando questões jurídicas de como o direito trataria uma pessoa já considerada morta.
Sobre o sentimento de estar lançando sua segunda obra o autor descreve. “Certamente, é muito reconfortante receber o reconhecimento por tudo o que a gente lutou... chegou a hora, de os esforços serem recompensados e isso faz tudo valer a pena. Agradeço muito a Deus, aos meus orientadores e a AJES, pela oportunidade de me conceder mais uma realização”
A professora Alcione Adame, coordenadora e orientadora da obra publicada pela Editora Lumen Juris declarou que “foi uma noite especial, sempre acreditei no potencial do meu orientando, o que me motivou na orientação da temática foi o título inovador, uma pesquisa inédita no Brasil e que certamente abrirá espaço para que o estudo se intensifique, uma vez que essa obra não está restrita a área jurídica, sendo multidisciplinar”
A obra está disponível no link https://lumenjuris.com.br/biodireito-e-bioetica/crionica-2019/
http://amplitudenews.com.br/noticia/13153/-12961