EM AULA INAUGURAL, OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, PROMOVERAM ÓTIMO DEBATE SOBRE O NOVO CODIGO FLORESTAL BRASILEIRO.
NO DIA 19 DE FEVEREIRO, O AUDITORIO DA AJES FOI PALCO DA AULA INAUGURAL DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
NA OPORTUNIDADE, FOI INSTALADO O SIMPÓSIO DENOMINADO: “O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICAS PARA A REGIÃO DO MATO GROSSO”.
NOSSOS ACADÊMICOS CONTARAM COM A PRESENÇA DOS PROFESSORES; CLEIVA SCHAURICH, COORDENADORA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA DIRETORA DE ENSINO, MARCIA LINO, DA C OORDENADORA DO CURSO DE DIREIO, ALCIONE ADAME, DOS PROFESSORES CARLOS DUTRA, FRANCISCO BERMUDEZ CURBELO, DA Prof.ª LUCINDA AMÉRICO E DO PROFº RICARDO LOPES.
NOSSOS MESTRES FIZERAM BREVE APRESENTAÇÃO DOS CURSOS, COM EXPOSIÇÃO DE SUA IMPORTÂNCIA, NA GESTÃO DAS EMPRESAS, NOS DIVERSOS CONTROLES NECESSÁRIOS À BOA GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES, ALÉM DE DEMONSTRAÇÃO DAS VÁRIAS OPORTUNIDADES QUE SE ABREM PARA O PROFISSIONAL DAS ÁRES DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS.
OS ACADÊMICOS INICIANTES, E TODOS OS PRESENTES, FORAM CONTEMPLADOS COM ESTAS MINI-AULAS E ESTIMULADOS PARA OS NOVOS DESAFIOS, QUE SE APRESENTAM NA CARREIRA ACADÊMICA.
EM SEQUENCIA TEVE INÍCIO AO DEBATE SOBRE NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO.
O EVENTO CONSTITUIU-SE EM EXCELENTE OPORTUNIDADE, PARA QUE OS NOSSOS ACADÊMICOS E CONVIDADOS CONHECESSEM MELHOR, UM TEMA TÃO COMPLEXO E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE E A VIDA DE TODOS NÓS.
A MESA REDONDA REUNIU OS PALESTRANTES E DEBATEDORES:
MARCOS ANTONIO COUTO CAMPOS
ENG.º FLORESTAL – INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA-INDEA
PROFª DOUTORANDA, ALCIONE ADAME.
COORDENADORA DO CURSO DE DIREITO DA AJES – ESPECIALISTA EM DIREITO AMBIENTAL.
PROF. MTE. CARLOS DUTRA.
PROF. DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTABEIS DA AJES.
COMO SE SABE, O CÓDIGO FLORESTAL ESTABELECE ALGUMAS NORMAS, REGRAS E LIMITES PARA O USO DA TERRA.
O PROJETO APRESENTADO, PELO DEPUTADO ALDO REBELO, EVIDENCIOU ALGUMAS PROPOSTAS, SEM O APOIO POPULAR E SEM A CONCORDÂNCIA DE PARTE DOS SETORES LIGADOS AOS AMBIENTALISTAS.
O 1º SIMPÓSIO PERMITIU O EXAME DESTAS IMPORTANTES QUESTÕES, ALÉM DE JOGAR LUZ SOBRE INTERESSANTES PONTOS DO PROJETO, TAIS COMO:
A PERMISSÃO PARA O CULTIVO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE- (APP).
A DIMINUIÇÃO DE CONSERVAÇÃO DA FLORA EM MARGENS DE RIOS, A ISENÇÃO DE MULTA E PENALIDADE AOS AGRICULTORES QUE DESMATAM.
A LIBERAÇÃO DO CULTIVO NO TOPO DOS MORROS, ENTRE OUTROS.
COMO A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA VETOU 12 PONTOS DA LEI E PROPÔS A ALTERAÇÃO DE 32 OUTROS ARTIGOS, O PÚBLICO PRESENTE TEVE A OPORTUNIDADE DE DISCUTIR E OUVIR DOS ESPECIALISTAS, IDÉIAS E SUGESTÕES QUE OBJETIVAM O MELHOR E MAIS RACIONAL APROVEITAMENTO DA TERRA, ALÉM DA SEMPRE INSTIGANTE QUESTÃO ENVOLVENDO A NECESSIDADE DE ALIMENTAÇÃO DOS POVOS, COM CUIDADO E A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
O ENG° MARCO ANTONIO COUTO CAMPOS, COM PROVEITOSA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE, DO PROFº CARLOS DUTRA, TEVE ÓTIMA PARTICIPAÇÃO COM ESCLARECIMENTOS, SEMPRE MUITO PERTINENTES E PONTUAÇÕES CLARAS SOBRE ESTE ESPINHOSO TEMA
PARABÉNS À COMPETÊNCIA DOS ORGANIZADORES, POR MAIS ESTE MOMENTO, QUE LEVOU ENSINAMENTO E PERMITIU INTERESSADA PARTICIPAÇÃO DOS NOSSOS ACADÊMICOS.
SÃO AÇÕES QUE PROMOVEM INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE E CONFIRMAM O COMPROMETIMENTO SOCIAL DE NOSSA INSTITUIÇÃO.
PARABÉNS!