Faculdade do Vale do Juruena - AJES

MONOGRAFIAS - FISIOTERAPIA

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS UTILIZADAS NA REGRESSÃO E DIMINUIÇÃO DA SINTOMATOLOGIA DA HÉRNIA DISCAL LOMBAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Deyse Kelly Golo de Jesus
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: As degenerações do disco intervertebral são um dos distúrbios degenerativos mais prevalentes na saúde pública mundial. Com o decorrer do tempo o tratamento da hérnia discal evoluiu das ressecções transdurais para a abordagem conservadora. O manejo conservador envolve mudança no estilo de vida, terapia medicamentosa e fisioterapia. Os programas de fisioterapia são primariamente voltados para a redução do quadro álgico, restauração de déficits funcionais e neurológicos, aumento da funcionalidade e a qualidade de vida, sendo em âmbito geral, traçados três objetivos para o tratamento: proporcionar analgesia, aumentar capacidade funcional e retardar a progressão da doença. Evidenciar, por meio de estudos, as principais intervenções fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da hérnia de disco. Trata-se de uma revisão da literatura realizada entre os meses de janeiro e setembro de 2019 utilizando as bases de dados online PeDro, ScIELO, LILACS e Pub Med, relatando a intervenção conservadora utilizada no tratamento da hérnia discal. A intervenção por descompressão espinhal é comumente utilizada no tratamento da herniação lombar, no entanto presenta viés em seus resultados, mostrando a necessidade de combinação de técnicas fisioterpêuticas no tratamento da hérnia discal lombar, como a eletrofototermoterapia, a liberação miofascial e o fortalecimento muscular. Palavras-chave: Degenerações Discais; Tratamento Fisioterapêutico; Fatores de Risco; Incapacidade.



ANÁLISE DA MASSA MUSCULAR DIMINUÍDA COMO PROGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA SARCOPENIA EM IDOSOS: REVISÃO DA LITERATURA
Autor: Fabiana Bezerra Tomasini
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A manifestação da sarcopenia no organismo humano pode provocar mudanças severas na qualidade de vida. Sua identificação precoce associada ao auxílio de um profissional da saúde qualificado como o fisioterapeuta que pode proporcionar orientação e intervenção, contribuindo para o restabelecimento da saúde associado à qualidade e vida. Para tanto é indispensável haver critérios de avaliação seguros da sarcopenia, auxiliando para um prognóstico precoce evitando o avanço das limitações promovidas pela sarcopenia. Analisar na literatura estudos que indicam a veracidade do valor da massa muscular como diagnóstico fidedigno da sarcopenia. Pesquisa bibliográfica descritiva, em análise simples quantitativa e qualitativa, composta por periódicos nacionais da base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo um total de 11 artigos. Considerando publicações veiculadas aos critérios de avalição da sarcopenia, averiguando seus impactos e alteração na qualidade de vida dos idosos. Palavras-chave: Sarcopenia; Envelhecimento; Idosos; Fisioterapia.



ATIVIDADE FÍSICA, PREVALÊNCIA DE RISCO E PREOCUPAÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT
Autor: Juliana Girelli
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O envelhecimento trata-se de um processo natural, progressivo que resulta na diminuição da reserva funcional do idoso causando alterações físicas, cognitivas e emocionais. O objetivo deste estudo foi verificar as alterações na capacidade funcional, prevalência e preocupação do risco de quedas e o nível de atividade física dos idosos. Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo com idosos (60 anos ou mais), de ambos os sexos, residentes no município de Juína-MT, frequentantes do Centro de Convivência para Terceira Idade - Vó Paixão onde será aplicada a entrevista para obtenção de dados sociodemográficos, o teste Timed Upand Go (TUG) para verificar a prevalência do risco de quedas, a Escala de Eficácia de Quedas – Internacional (FES-I) e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para analisar o nível de atividade física. A amostra foi composta por 63 idosos onde teve predomínio de mulheres, evidenciando a feminização na velhice, observou através do IPAQ que os idosos mostraram-seativos nos domínios de atividade física doméstica e atividade física como meio de transporte, pois atingiram o recomendado de >150 min/sem, ambos de intensidade moderada, o Time Upand Go (TUG) indicou prevalência de baixo risco de quedas em 59% dos idosos, no entanto a escala FES-I demonstrou que 88,8% sentem preocupação em cair. De forma geral os idosos do estudo tiveram bom desempenho nas atividades físicas, exceto nas atividades físicas de lazer, já que a grande maioria não pratica regularmente, no teste TUG tiveram baixo risco de quedas, porém vale ressaltar a expressiva preocupação em cair, a qual contribui para efeitos negativos ao idoso, sendo assim, medidas de prevenção e promoção podem contribuir para diminuição do risco e medo de quedas consequentemente melhorando qualidade de vida do idoso. Palavras-chave: Envelhecimento; Idosos; Prevalência; Quedas; Atividade Física.



INCONTINÊNCIA URINÁRIA: PREVALÊNCIA E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS DO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT
Autor: Khettlen Krindges
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O envelhecimento humano (senescência) é um processo natural e progressivo, que diminui a reserva funcional do indivíduo, podendo resultar em alterações físicas, como o surgimento da incontinência urinária (perda involuntária de urina). O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de incontinência urinária, bem como os impactos causados na qualidade de vida de idosas não institucionalizadas. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo realizado com idosas de 60 anos ou mais, residentes no município de Juína-MT, frequentantes do centro de convivência para terceira idade - Vó Paixão, onde foi aplicada a entrevista para obtenção de dados sociodemográficos, clínicos e pessoais e questionários para verificar a prevalência de incontinência urinária e o quanto a mesma afeta a qualidade de vida, sendo o International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form (ICIQ-SF) e o King’s Health Questionnaire (KHQ). O KHQ possui escore que varia de 0 a 100, quanto maior, pior é a qualidade de vida. Participaram do estudo 55 idosas, média de idade de 69,1 anos, destas, 26 (47,3%) apresentaram incontinência urinária, sendo em 84,6% a do tipo incontinência urinária de esforço. Por meio do ICIQ-SF foi verificado em 42,3% impacto muito grave na qualidade de vida e no KHQ destacou-se maior média (51,28) no domínio impacto da incontinência urinária, seguida da percepção geral de saúde (46,15), nos demais domínios houve médias menores que 30,12 pontos. Com os achados verificou-se alta prevalência de incontinência e mesmo com o grande impacto na vida das idosas, as mesmas buscavam realizar suas atividades e manter suas relações sociais. Palavras-chave: Idosas; Incontinência urinária; Prevalência; Qualidade de vida.



FISIOTERAPIA NAS INCAPACIDADES FÍSICAS DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Magaliana Bresolin
Orientador: Prof. Pedro Salvador Neto
RESUMO: A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica e curável, causada pelo bacilo de Hansen, podendo se manifestar de várias formas. É classificada em indeterminada, tuberculóide, dimorfa e virchoviana. O diagnóstico é baseado diante de um ou mais sinais ou sintomas, a manifestação prevalece nos membros inferiores e superiores com destaque para as regiões das mãos e pés, podendo se manifestar em qualquer região do corpo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são primordiais para evitar ou reduzir as complicações causadas pela hanseníase. Destacar a importância da atuação da fisioterapia frente às incapacidades físicas em pessoas com Hanseníase. Trata-se de um estudo de revisão de literatura. As bases de dados utilizadas: BVS. (Biblioteca Virtual de Saúde). Foi obtido um total de 1.065 artigos e sendo utilizados apenas 10 para a elaboração da pesquisa. Ressaltar sobre a atuação da fisioterapia em pacientes com hanseníase, auxiliando na recuperação juntamente com o tratamento medicamentoso que se baseia em quimioterapia, o fisioterapeuta desempenha um papel importante na equipe multidisciplinar no acompanhamento aos pacientes com hanseníase, podendo estar auxiliando em seu tratamento e contribuindo para redução das sequelas e incapacidades. Palavras-chave: Hanseníase; Fisioterapia; Incapacidades; Reabilitação; Tratamento.



A EQUOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: uma revisão da literatura
Autor: Mariana Pecini dos Santos
Orientador: Prof. Tailon Gustavo KüsterAzeredo
RESUMO: A Trissomia do Cromossomo 21 mais conhecida como Síndrome de Down, é uma desordem genética que causa atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo de seu portador e é a principal causa do retardo mental. A prática com a equoterapia, onde utiliza se o animal como meio cinesioterapeutico, atua como abordagem de tratamento. O presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios que a equoterapia enquanto instrumento de reabilitação proporciona aos pacientes pediátricos com Síndrome de Down. Trata-se de uma revisão da literatura com amostra de artigos nacionais levantados junto da base de dado Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizando os descritores: Síndrome de Down, Terapia assistida por cavalos e Fisioterapia. No total foram encontrados 04 artigos, de acordo como os prédeterminado critérios de inclusão e exclusão. As evidencias mostram que a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial. Considerando os vários tipos de desenvolvimento proporcionados pelo movimento do cavalo e a carência de pesquisa sobre os aspectos positivos da equoterapia, mostram-se relevantes estudos que abordem esta temática. Palavras-chave: Fisioterapia; Criança; Equoterapia; Síndrome de Down.



MÉTODO PILATES COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Marileia Conceição Silva
Orientador: Profª Esp. Geseli Maria Moschen
RESUMO: A história de Joseph Hubertus Pilates, o criador do método Pilates foi marcada por diversos acontecimentos ao longo de seus 87 anos de vida. Inicialmente na década de 1930 ganhou espaço no meio da dança como coadjuvante para melhorar o condicionamento físico e a partir de 1990 pelo reconhecimento da sua eficácia para ganhar saúde.No início da década de 1990, os ensinamentos Joseph Pilates começaram a ser apreciada entre os profissionais da saúde ao ser reconhecida a eficácia do seu método de condicionamento para qualidade de vida nessa época começa a tendência disseminada por um por um estilo de vida mais saudável. O obejtivo do trabalho foi descrever as contribuições do método Pilates como recurso fisioterapêutico na atualidade. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, com a pesquisa composta pelas produções cientificas da base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio de artigos disponíveis em periódicos nacionais, considerando os descritores na lista, a saber: “terapia” and “Pilates”. Método Pilates, reabilitação. Palavras chave: Método Pilates; Recurso Terapêutico; Reabilitação.



REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES PORTADORES DE OSTEOARTROSE SUBMETIDOS À ARTOPLASTIA TOTAL DE QUADRIL (ATQ): REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Nilcineia Zocche
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A osteoartrite ou osteoartrose é uma doença crônico-degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem articular, provocando com o avanço da doença deformidades ósseas, como por exemplo, os osteófitos. Dentre as técnicas invasivas mais utilizadas para o tratamento de casos avançados de osteoartrose temos a artroplastia total de quadril (ATQ), que apesar de ser uma alternativa bastante radical, tem se mostrado bastante eficaz. A fisioterapia é um excelente recurso para ser utilizado no pré e pós-operatório de ATQ, sendo seus objetivos baseados no alívio da dor, na prevenção de deformidades e no aumento da força muscular e ganho de amplitude de movimento articular. Este trabalho consiste numa revisão bibliográfica narrativa com o objetivo de apresentar a importância da reabilitação fisioterapêutica em pacientes com osteoartrose submetidos à cirurgia de artroplastia total de quadril (ATQ). A pesquisa demonstrou a importância do tratamento fisioterapêutico tanto no pré como no pós-operatório em pacientes que realizaram a cirurgia de ATQ. O tratamento deve considerar as características específicas do tipo cirúrgico, prótese utilizada e condições clínicas, físicas e psíquicas do paciente, devendo se iniciar logo no primeiro dia após a cirurgia. Palavras-chave: Fisioterapia; Osteoartrose; Artroplastia total de Quadril.



A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA INSERIDO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Nandielly Sthefany Prestes Lopes Lustosa
Orientador: Profª Esp. Geseli Maria Moschen
RESUMO: O fisioterapeuta está incluído na equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva, pois é essencial em vários segmentos do tratamento intensivo, desde a mobilização precoce, manobras respiratórias, ortostatismo, oxigenioterapia, assistência a pacientes graves que necessitam do suporte ventilatório, dentre outras. A atuação do fisioterapeuta na equipe das unidades intensivas vem aumentando nas últimas décadas, possibilitando um maior esclarecimento sobre o papel desse profissional. É analisar a importância do Fisioterapeuta como parte da equipe multiprofissional na UTI, e descrever as principais abordagens da fisioterapia realizada nesse âmbito, com isso ampliando o conhecimento da atuação dessa especialidade. O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura, que utilizou as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google acadêmico, utilizando os descritores “Fisioterapia”, “Unidades de Terapia Intensiva” e “Equipe de Assistência ao Paciente”. O levantamento contou com buscas científicas que tenham sido publicadas nos últimos 11 anos conclui-se que o fisioterapeuta é parte importante da equipe multiprofissional obtendo autonomia e utilizando de recursos variados na UTI, caracterizando um profissional com várias abordagens, trazendo resultados positivos para os pacientes críticos, porém vale ressaltar a importância de mais estudos quali-quantitativos que descrevam a percepção da equipe multiprofissional junto ao fisioterapeuta na UTI. Palavras-chave: Fisioterapia; Unidade de Terapia Intensiva; Equipe multiprofissional.



RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS NAS CONSEQUÊNCIAS DO LINFEDEMA EM PÓS-MASTECTOMIA: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Melissa Souza Rezer Silva
Orientador: Profª Esp. Geseli Maria Moschen
RESUMO: O câncer de mama é uma neoplasia maligna. Após retirar-se o tumor, através de cirurgia médica, as principais consequências são o linfedema, dor, diminuição da força muscular, amplitude de movimento e funcionalidade. O linfedema ocorre devido a retirada dos linfonodos, tendo como característica o aumento do diâmetro do membro superior afetado. Alguns recursos fisioterapêuticos, no tratamento do linfedema e suas consequências, são cinesioterapia e terapia complexa descongestiva. Analisar as consequências do linfedema na funcionalidade e a influência dos recursos fisioterapêuticos na reabilitação dessas pacientes. A pesquisa tratou-se de uma revisão de literatura, com foco nos recursos fisioterapêuticos no tratamento das consequências do linfedema. O referencial literário utilizado baseou-se em artigos do Portal Regional da Saúde (BVS). Foram utilizados 17 artigos e 2 livros, datados de 2008-2019. Os recursos fisioterapêuticos influenciam na melhora da qualidade de vida dos pacientes e de sua funcionalidade, sendo o recurso mais utilizado a cinesioterapia. A fisioterapia precoce é muito importante para estas pacientes, pois auxilia na prevenção do linfedema e seus agravos. Palavras-chave: Fisioterapia; Linfedema; Recursos fisioterapêuticos; Funcionalidade.



MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PARA O TRATAMENTO DA ESCOLIOSE: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Sabrina de Avila Santos
Orientador: Profº Esp. Pedro Salvador Neto
RESUMO: A escoliose é definida como uma deformidade tridimensional por caracterizar alterações nos três planos do espaço: curvatura lateral da coluna com ângulo de Cobb ≥ 10° no plano frontal, lordose torácica no plano sagital e rotação axial no plano transversal. Embora seja de alta prevalência e apresente significativos impactos relacionados à dor, estética, possíveis problemas emocionais e problemas mecânico pulmonar, trata-se de uma condição com bom prognóstico e tratável com métodos conservadores, sendo necessário intervenção cirúrgica somente em casos mais severos ou de rápida progressão. Analisar os resultados de abordagens de tratamentos conservadores e intervenção cirúrgica para o tratamento da escoliose idiopática do adolescente. Foram realizadas buscas de artigos científicos na base de dado Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) incluindo estudos que correspondentes ao tema e publicados entre os anos de 2013 a 2019, excluindo estudos fora do período estabelecido e publicações em formas de teses e dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso, textos incompletos, artigos de revisão e publicações pagas. Embora haja poucas publicações acerca das técnicas indicados para o tratamento da escoliose os objetivos foram alcançados, trazendo técnicas fisioterapêuticas e cirúrgicas para correção da deformidade. Palavras-chave: Escoliose; Fisioterapia; Tratamento.



EFEITOS DA HIDROTERAPIA EM IDOSOS HIPERTENSOS: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Taize Mikaele De Oliveira Brandão
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A hipertensão arterial é uma doença que tem se destacado no cenário mundial, devido sua grande incidência e prevalência, de causa multifatorial, pode acometer indivíduos de qualquer faixa etária, porém tem maior incidência em pessoas idosas, por conta das variadas alterações decorrentes do envelhecimento. O envelhecimento é um conjunto de alterações funcionais e de estrutura que ocorrem no organismo e se acumulam de maneira progressiva. Dentre os recursos fisioterapêuticos no tratamento das disfunções que ocorrem devido a hipertensão é a Hidrocinesioterapia, ela oferece diversos benefícios para os idosos que incluem: independência funcional, manter e melhorar a amplitude de movimento, ganho de força, prevenção e diminuição dos riscos de dores musculares. Este estudo tem por objetivo analisar na literatura os impactos que a hidroterapia tem sobre as funções cardiovasculares em idosos com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e analisar os efeitos de um programa de fisioterapia aquática tem com relação as variações da pressão arterial em idosos hipertensos. Palavras-chave: Hipertensão; Envelhecimento; Hidroterapia



CUIDADOS PALIATIVOS EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Tatiany de Fatima Hidalgo
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: É notável que a população esteja a envelhecendo, com isso a Senilidade é inevitável, com tudo devemos nos ressaltar de uma terminalidade digna e confortável. Podemos neste estudo observar a importância da fisioterapia nos cuidados paliativos, principalmente em idosos cuja necessidade de um tratamento digno e que ameniza os desconfortos causados pela idade e as suas diversas complicações decorrentes dos desgastes naturais do corpo humano fazendo necessário um cuidado paliativo, sendo definido como forma de tratamento a pacientes fora de possibilidade de cura, através de uma equipe multiprofissional, incluindo a fisioterapia. O principal objetivo desse estudo é buscar as produções científicas sobre a temática de cuidados paliativos em idosos e o papel da fisioterapia. Bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), através dos seguintes descritores em português: idosos and Fisioterapia, cuidados paliativos and pessoas idosas. Foram encontrados 370 artigos, sendo necessárias as seguintes formas de filtros: texto completo, idioma português, Brasil, artigos. Assunto principal: idoso e qualidade de vida. Tipo de documento: artigos originais, os resultados chegaram a 54 artigos após a análise selecionados 07 artigos. Com esse estudo foi possível analisar a importância que os cuidados paliativos têm a oferecer aos idosos em sua terminalidade, oferecendo assim uma melhor qualidade de vida e uma morte digna e confortável. Apesar dos estudos relacionados ao tema fisioterapia em cuidados paliativos de idosos serem escassos, vale ressaltar a importante atuação para promover um cuidado integral através de uma equipe multiprofissional. Palavras-chave: Fisioterapia; Cuidados Paliativos; Idosos.



OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Juliana Castro dos Santos
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O Parkinson é uma doença crônica degenerativa do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor, a doença também é caracterizada por manifestações não motoras. As causas dessa degeneração neural ainda não são conhecidas, estudiosos acreditam que está relacionada com o aumento de ferro na substância negra. O estudo tem por finalidade caracterizar a produção científica latino-americana a fim de avaliar o conhecimento cientifico produzido nos últimos cinco anos, relacionando os benefícios da fisioterapia no tratamento da Doença de Parkinson, assim como verificar a relevância da fisioterapia no tratamento da referida doença. Trata-se de uma revisão de literatura. Foram encontrados 7 artigos nas bases de dados da biblioteca virtual em saúde, destes, 01 foi excluído por não abordar a temática proposta, restando 06 artigos que possuíam a proposta fisioterapêutica. São vários os tratamentos fisioterápicos que são empregados no tratamento da doença, tratamento este que auxiliam na qualidade de vida do paciente, através deste estudo foi perceptível que independente do tipo de terapêutica empregada, todas elas trouxeram benefícios para os portadores de Parkinson. Palavras-Chave: Doença de Parkinson; Fisioterapia; Neurotransmissores; Reabilitação.



AURICULOTERAPIA COMO RECURSO NO TRATAMENTO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS, DE ANISEDADE E ESTRESSE EM UM ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR DO ESTADO DO MATO GROSSO: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Anderson Cristian de Souza
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A auriculoterapia é aliada no tratamento de sintomas depressivos, ansiolíticos e de estresse. O presente estudo avaliou os efeitos dessa técnica nessas sintomatologias em um estudante universitário de uma faculdade do interior do Mato Grosso. Todas as intervenções foram realizadas entre agosto e setembro de 2020, em uma Clínica Escola de uma faculdade do interior do Mato Grosso. Foram aplicados questionários específicos para mensurar e classificar os sintomas. Participou deste estudo um homem, 20 anos, casado, autônomo, cursando ensino superior que apresentava quadro álgico em ângulo inferior da escápula direita e se queixava de crises de ansiedade. No pós-atendimento, a escala EVA teve diminuição de 100% dos sintomas. Já os questionários PSQI e CES-D não expressaram nenhuma diferença de pontuação nos resultados pré e pós-atendimento. O questionário BAI, mostrou uma diferença de 16,67%. O SF-36 uma queda de 4,55%. O PSS, apresentou aumento de 30% em relação ao préatendimento. No IPAQ, os níveis de atividade física passaram de moderado para alto. Após aplicação da técnica e comparação dos scores, o presente estudo constatou que não houve diferenças expressivas no estado geral dos sintomas estudados, apresentando apenas diferença no quadro de dor do sujeito estudado. Palavras-chave: Auriculoterapia; Ansiedade; Estresse; Depressão; Estudante.



AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO INTERIOR DE MATO GROSSO
Autor: Daiane Monteiro Freire
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O envelhecimento humano é um processo natural e progressivo, podendo provocar perda funcional gradativa no organismo, ocorrendo modificações tanto morfológicas quanto funcionais, bioquímicas e psicológicas. O objetivo deste estudo foi avaliar a força muscular de membros inferiores de idosos de um centro de convivência. Trata-se de um estudo de caráter observacional de corte transversal, no qual participaram 63 idosos, 55 idosos do gênero feminino e 8 idosos do gênero masculino, o estudo foi realizado em um centro de convivência do interior de Mato Grosso, foi aplicado o Teste de Senta e Levanta (TSL) 30 segundos. O teste foi realizado em uma cadeira (sem apoio dos braços), no qual o (a) idoso (a) foi instruído a sentar-se na (encostando as costas no apoio de trás), cadeira com os braços cruzados e levantarse (realizar uma extensão total de membros inferiores), realizando o máximo de repetições possíveis em 30 segundos. Nos resultados foi possível verificar impacto na qualidade de vida dos idosos, em decorrência da perda de força muscular e da mobilidade funcional, evidenciando possivelmente o medo de cair dos idosos na realização do teste. Conclui-se que prevenir as alterações funcionais de força muscular de membros inferiores pode-se possivelmente evitar riscos de quedas. Palavras-chave: Idosos; Teste de Sentar e Levantar; Força Muscular; Membros Inferiores.



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PICS: EFEITOS DA VENTOSATERAPIA NOS SINTOMAS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E DORES MUSCULOESQUELÉTICAS DE UMA ESTUDANTE: ESTUDO DE CASO
Autor: Emili Ranna Silva Gomes Dornelas
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A dor é uma queixa muito presente dentre estudantes. O grande número de queixas por dores agudas e crônicas nesta população motiva a realização de estudos que busquem soluções eficazes para tal problema. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da ventosaterapia em uma estudante que apresentou sintomas depressivos e de ansiedade. Trata-se de um estudo de caso realizado no interior do Mato Grosso. O estudo foi realizado na Clínica Escola de uma faculdade do MT, onde foram aplicados questionários que analisassem aspectos álgicos, sociodemográficos e psicológicos. A partir disto foi realizada uma avaliação física, realizando palpação buscando por regiões de tensão que levavam a quadros álgicos musculares, sendo as áreas alvo da técnica. As ventosas foram aplicadas nos locais identificados, mantendo o vácuo por uma média de três a cinco minutos. Os questionários aplicados pré e pós-intervenção demonstraram melhora de dor em diversas áreas musculoesqueléticas e também nos aspectos emocionais da paciente, apresentando evoluções importantes quantificadas por instrumentos de avaliação. A intervenção através da ventosaterapia se demonstrou eficaz na diminuição dos quadros de depressão, ansiedade e insônia. PALAVRAS-CHAVE: Ventosaterapia; Práticas Integrativas e Complementares; Estudantes Universitários.



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS): PEDRAS QUENTES COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA NO ALIVIO DE SINTOMAS DE ESTRESSE E ANSIEDADE
Autor: Joyce Rodrigues Fagundes
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O Sistema Único de Saúde (SUS) foi resultado de décadas de luta. As Práticas integrativas e complementares (PICS) foram institucionalizadas no SUS por intermédio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A terapia das pedras quentes é uma das PICS e clinicamente consiste na aplicação de termoterapia onde ocorre a condução de calor para o corpo por meio de pedras vulcânicas, de lavas basálticas ou também de pedras roladas do rio. A proposta deste estudo de caso foi analisar os efeitos analgésicos do calor de pedras quentes em estudantes que apresentam possíveis sintomas de estresse e ansiedade devido a vida acadêmica e suas decorrências, e analisar seus resultados através de questionários de saúde. O estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida de estudantes do interior do estado do Mato Grosso. O presente estudo é um estudo de caso com aprovação pelo comitê de ética. Os resultados foram positivos em todos os questionários aplicados, apesar de que em alguns os resultados foram bastante sutis. Devido a carência de artigos relacionados ao tema houve dificuldade em correlacionar os resultados obtidos com outros estudos. O estudo conseguiu analisar a qualidade de vida do indivíduo, e trouxe resultados positivos em todos os aspectos analisados. Portanto considera-se necessário um estudo com número amostral maior para se obter resultados mais precisos e satisfatórios. PALAVRAS-CHAVE: PICS; Pedras Quentes; Estudante.



AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DO ESTRESSE E ANSIEDADE DE UM ESTUDANTE DO INTERIOR DO MATO-GROSSO - ESTUDO DE CASO
Autor: Katholeen Daiane de Faria Ridier
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: As Práticas Integrativas Complementares (PICS) surgiram da necessidade de se implantar novas medidas assistenciais na área da saúde como forma de complementar o atendimento fornecido aos pacientes. A Auriculoterapia é um exemplo de PIC, sendo uma forma de tratamento que utiliza pontos presentes nos pavilhões auriculares responsáveis por funções energéticas e metabólicas do organismo humano. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da Auriculoterapia em um estudante do interior do Mato Grosso. A presente pesquisa é um estudo de caso, onde foram aplicadas seis sessões uma vez por semana em oito pontos auriculares. Mostrou-se assim que a Auriculoterapia foi benéfica para diminuição do estresse e ansiedade nesse caso. Portanto, ao analisar o que se tem publicado acerca da Auriculoterapia percebe-se a importância que a mesma exerce contra ansiedade e estresse, causados pela extensa e cansativa jornada de estudo. Sugerem-se mais estudos com maior número de participantes e sessões que comprovem os resultados obtidos com esse estudo e também apresentem os efeitos adversos da aplicação dessa técnica. PALAVRAS-CHAVE: Auriculoterapia; Estudantes; Práticas Integrativas Complementares (PICS).



QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA (IPAQ) E A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Kelly Silva Sigesmundo
Orientador: Prof. Me. Glauco César da Conceição Canella
RESUMO: Devido a várias limitações que o envelhecimento pode causar aos idosos, a tecnologia e os cientistas vêm contribuindo e trabalhando para que esses efeitos sejam minimizados. Com essas observações, podemos constatar a importância de uma avaliação do desempenho físico através de programas de atividade física. A identificação do nível de atividade física em grupos de idosos mostra a importância de favorecer uma mudança para uma qualidade de vida melhor. Objetivo: Neste estudo objetiva-se mostrar através de uma revisão integrativa importância da atividade física em idosos e os benefícios do exercício físico em idosos e analisar se o questionário IPAQ pode auxilia de alguma forma para averiguar ao nível de atividade física. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa utilizando as bases de dados online LILACS, SciELO, PubMed e PEDro. Foram utilizados artigos e publicações com recorte de 2010 a 2020 para fundamentação teórica acerca. Resultado: Na pesquisa aqui apresentada, pode-se perceber que o nível de atividade física do idoso apresenta uma vantagem maior em pessoas que são consideradas mais ativas e tendo uma qualidade de vida melhor. Conclusão: O estudo mostra que o IPAQ tem bons resultado podendo ser uma boa escolha para avaliação do nível de atividade física de idosos, por se tratar de uma ferramenta de aplicação internacional, eficaz, de fácil manuseio, baixo custo financeiro, que permite atingir grandes grupos populacional sendo um método não invasivo e com baixo risco para os indivíduos. PALAVRAS-CHAVE: Questionário; Atividade Física; Qualidade de Vida; Idosos.



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS): O TRATAMENTO COM TERAPIA DE PEDRAS QUENTES NA QUALIDADE DE VIDA: RELATO DE CASO
Autor: Morgana Martins Silva
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A terapia com pedras quentes é um tipo de termo terapia que consiste na aplicação de calor superficial para fins terapêuticos utilizando-se de instrumentos como as pedras quentes, que quando em contato direto entre dois corpos gera uma condução de calor e aquecimento, provocando uma sensação de relaxamento corporal imediata. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida dos estudantes de uma faculdade do interior do Mato Grosso durante o período de terapia. O estudo foi realizado em uma clínica escola no interior de Mato Grosso com apenas um estudante, durante o mês de agosto e setembro de 2020. Foram utilizados como instrumento de avaliação o questionário geral, Escala Visual e Analógica de Dor (EVA), Inventário de Ansiedade Beck (BAI), Escala de Estresse Percebido, Center For Epidemiologic Studies – Depression Scale (CES-D), Questionário de qualidade de vida SF-36, Questionário Internacional de Atividade Física (versão curta) e o Questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), no intuito de avaliar sintomas depressivos, cansaço e ansiedade. Em comparação aos estudos sobre termoterapia, este estudo apresentou resultados positivos em relação a melhora da dor, qualidade de vida, estresse e ansiedade do indivíduo, porém não se mostrou positiva na melhora do sono e sintomas depressivos, podendo estes quesitos terem sido influenciados por fatores extrínsecos e pela falta de atividade física do indivíduo. Sugere-se para a avaliação sobre a eficácia de pedras quentes em estudantes, mais estudos comparativos, visto que existem poucos estudos baseados em evidência. PALAVRAS-CHAVE: Pedras quentes; Estudante; Estresse; Qualidade de vida.



O EFEITO CROMOTERAPIA, AROMATERAPIA E MUSICOTERAPIA ASSOCIADA A MASSAGEM RELAXANTE COM ÓLEOS ESSENCIAIS NA QUALIDADE DE VIDA DE UMA PROFISSIONAL DA SAÚDE: ESTUDO DE CASO
Autor: Natalia Alecio
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: As terapias alternativas utilizando musicoterapia, cromoterapia e aromaterapia estão sendo muito utilizadas junto com a massagem relaxante com o óleo vegetal para tratamento terapêutico, complementando diversos tratamentos, mostram que essas técnicas são utilizadas a muito tempo, são simples, de baixo custo e que apresenta poucos efeitos adversos, além de estarem incluídas ao programa de saúde pública. A pesquisa é caracterizada estudo de caso em uma clínica escola no interior do mato grosso, as técnicas foram utilizadas com o intuito de apresentar melhora aos sintomas de estresse e ansiedade em um profissional da saúde. Foram aplicados questionários específicos pré e pós intervenção. O protocolo de tratamento consistiu em 12 sessões com duração de 01 hora cada atendimento. Foram encontrados resultados positivos após a intervenção, porém mais estudos devem ser feitos com uma maior amostra para validar o protocolo. Dentre conclusão pode se observar que a aromaterapia, musicoterapia, cromoterapia e a massagem relaxante apresentam bons resultados na participante do estudo. PALAVRAS-CHAVE: Aromaterapia; Musicoterapia; Cromoterapia; Ansiedade; Estresse.



FORÇA DE PREENSÃO PALMAR E TESTE DE ALCANCE FUNCIONAL ANTERIOR EM IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Rosalina Rodrigues da Silva
Orientador: Prof. Me. Glauco César da Conceição Canella
RESUMO: Introdução: O envelhecimento é um processo complexo irreversível e inevitável, com diversas alterações fisiológicas com modificações biológicas, perda funcionais de forma gradual e progressiva, que podem ocasionar limitação funcional. No Brasil se considera idoso pessoas acima de 60 anos de idade, nos países desenvolvidos acima de 65 anos. Objetivo: relacionar a força de preensão palmar com o alcance funcional na independência/dependência nas atividades de vida diárias (AVDS). Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com caráter qualitativo, descritivo e exploratório com a temática do envelhecimento e suas consequências. A pesquisa ocorreu entre os meses de janeiro a setembro nas ferramentas de busca online nas seguintes bases de dados Scielo, Pubmed, BVS, estudos publicados em inglês e português entre 2004 a 2020. Resultados e discussão: Os testes são métodos complementares, que se mostram importantes instrumentos de rastreio para melhor avaliar o equilíbrio e a funcionalidade dos idosos. Possuem características de fácil manuseio, baixo custo e boa confiabilidade. Ambas possuem características preditoras do risco de quedas e do declínio funcional. Sendo que idosos com maior comprometimento motor estão mais suscetíveis a quedas. Considerações finais: observou-se uma maior predominância de idosos independentes nas atividades básicas de vida. Há correlação positiva do alcance funcional com a força de preensão palmar no rastreio de incapacidades físicas. O mecanismo de avaliação depende não apenas da intervenção, mas também de outros fatores. PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento, Estratégias de Saúde, Equilíbrio Postural, Fisioterapia.



EFICÁCIA DA PRÁTICA E EXERCÍCIO FÍSICO E SUA RELAÇÃO COM UM MENOR RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor: Ruth Rodrigues dos Santos
Orientador: Prof. Maria Isabela R. Haddad
RESUMO: As quedas estão ligadas a altos índices de mortalidade na população idosa. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a eficácia da prática do exercício físico e sua correlação com um menor risco de queda em idosos. As buscas foram nas bases de dados PubMed e SciELO, priorizando pesquisas dos últimos cinco anos, com os seguintes descritores em inglês: “physiotherapy”, “treatment”, “elderly”, “falls”. Nestes critérios foram encontrados 126 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 07 artigos que fizeram parte do embasamento teórico desta revisão sistemática. Os resultados sugerem que o exercício físico é benéfico em quesitos importantes para os idosos como equilíbrio, flexibilidade e força muscular, contribuindo para reduzir o risco de quedas. Entretanto, não há indicação clara em relação a frequência, duração e intensidade das sessões. Concluímos, portanto, que o exercício físico é eficaz para o ganho de força muscular nos idosos, e esse ganho além de reduzir o risco de quedas, diminui os efeitos deletérios do envelhecimento. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Tratamento; Idosos; Quedas.



O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS A PARTIR DO TESTE TIMED UP AND GO
Autor: Adrielle Rocha Novais
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O processo de envelhecimento envolvendo em uma série de transformações no organismo, e a pessoa idosa começa a perceber que não consegue fazer coisas do seu dia a dia, ocorrendo aumento da fragilidade, equilíbrio, coordenação motora e força muscular. O objetivo do estudo é avaliar o risco de quedas em idosos de um centro de convivência no interior de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. A população avaliada no estudo foram indivíduos acima de 60 anos que frequentam um centro de convivência no interior do Mato Grosso, ambos os gêneros. A amostra foi compostos por 63 idosos, ambos os gêneros, sendo feminino 55 idosas e masculino 8 idosos, mostrando que gênero feminino que teve maior predominância, com idade média 69 anos, que frequentavam um centro de convivência no interior de Mato Grosso. Conclui-se que não houve risco alto de quedas em idosos avaliados através do teste TUG, que considera os risco de quedas, equilíbrio funcional e a mobilidade dos idosos. PALAVRAS-CHAVE: Quedas; Teste Timed Up And Go; Diminuir Riscos de Quedas em Idoso.



PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO INTERIOR DO MATO GROSSO
Autor: Alessandra Braga Maitan
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: No envelhecimento ocorre diversas alterações fisiológicas como: a redução de mecanismos homeostáticos e da função hepática, associados à deficiência visual e declínio cognitivo. Destacam-se ainda o aumento do tecido adiposo, a perda de massa muscular e de água corporal, entre outras alterações. A presente pesquisa teve como objetivo descrever o perfil sociodemográficos dos idosos frequentadores de um centro de convivência do interior do Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de campo, de corte transversal. A população avaliada no estudo foi indivíduos com idade ≥ 60 anos, participantes de um Centro de Convivência. Refere-se a uma amostra heterogênea, com o total de 63 idosos (100%), sendo do sexo masculino 08 idosos (12,7%) e do sexo feminino 55 idosos que correspondiam a (87,3%), com idade média de 69 anos (idade mínima 60 anos e máxima 80 anos). Conclui-se que o perfil sociodemográficos dos idosos deste centro de convivência, a maioria deles residiam no bairro modulo 5; eram do gênero feminino; sabiam ler e escrever; tinham ensino fundamental incompleto; eram casados. PALAVRAS-CHAVE: Idosos; Centros de Convivência; Envelhecimento.



BENEFÍCIOS DA OZONIOTERAPIA NO TRATAMENTO DAS ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Antônio Altemir Alves
Orientador: Prof. Me. Glauco Cesar da Conceição Canella
RESUMO: A ozonioterapia consiste no tratamento cujo o princípio ativo é ozônio. Devido à sua propriedade bactericida, antiviral e antifúngica o ozônio tem sido usado como um agente terapêutico para tratamento de feridas crônicas. O objetivo deste estudo foi o de evidenciar os possíveis benefícios da ozonioterapia para o tratamento das úlceras dos membros inferiores, especialmente no que diz respeito às úlceras do pé diabético. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados MEDLINE, PubMed, Cochrane Library, LILACS, SCIELO. Foram selecionados setes artigos, como critérios de inclusão delimitou-se estudos clínicos que abordassem a ozonioterapia na terapêutica das úlceras do pé diabético, não houve restrições quanto idioma ou data de publicação. Foram descartados artigos de revisão de literatura e com experimentos animais. Como resultados da pesquisa tem-se que o uso do ozônio associados a outras terapêuticas no trato das úlceras do pé diabético apresenta resultados satisfatórios tais como: melhora da granulação, diminuição do quadro infeccioso, redução das amputações, do tempo de cicatrização e cura, contudo ainda há a necessidade de desenvolvimento de estudos que comprovem a eficácia da ozonioterapia como terapêutica principal no trato destas enfermidades. PALAVRAS-CHAVE: Ozonioterapia; Ozônio; Pé diabético; Terapêutica; Úlceras diabéticas.



A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Carla de Almeida Aguetoni Pires
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: É de grande importância a inserção e a atuação do fisioterapeuta na rede de saúde pública, este profissional pode trazer inúmeros benefícios aos diversos públicos, trabalhando na área de prevenção, promoção e reabilitação. A pesquisa tem como objetivo entender as limitações que o fisioterapeuta enfrenta dentro da UBS. Este estudo caracteriza-se por ser uma revisão integrativa, realizada atraves das bases de dados: BVS, SCIELO, MEDLINE e PUBMED. Foram selecionados quatro artigos após as exclusões por titulo e resumo e pelas exclusões por incompatibilidade com os criterios de inclusão. A inclusão do fisioterapeuta ainda é limitada nas UBS. A Fisioterapia deve ser uma profissão mais presente na atenção básica à saúde. Além disso, é necessário melhores investimentos na área de reabilitação, ampliando espaços e adquirindo equipamentos e acessórios para que os atendimentos aos usuários do serviço de saúde ocorram de forma integral. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia, Sistema Único de Saúde, Prevenção.



* APLICABILIDADE DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM IDOSOS PROPENSOS A QUEDA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: Gilciele Rayane Orondina de Souza
Orientador: Prof. Me. Glauco Cesar da Conceição Canella
Fisioterapia; Idoso; Quedas; Tratamento.



A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERONTOMOTRICIDADE PARA A APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS
Autor: Iasmin Gisele Santos Silva
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A gerontomotricidade, descrita de uma forma simples é tudo aquilo que tem ligação com a motricidade das pessoas idosas. É uma subárea da motricidade humana que possibilita o desenvolvimento da autonomia funcional e aptidão física do idoso, permitindo-lhe uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo identificar a aptidão física de idosos através de um programa de gerontomotricidade. Trata-se de um estudo de pesquisa-intervenção. Os resultados obtidos mostram que o programa de intervenção de gerontomotricidade abordado nesse estudo é insuficiente, não alcançando resutados consideravelmente bons. O presente programa de intervenção de gerontomotricidade não apresentou melhoras significativas nos pacientes. PALAVRAS-CHAVE: Gerontomotricidade; Envelhecimento Saudável; Idoso, Atividade Física, Testes Avaliativos.



* O EFEITO DA AROMATERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES ADULTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Jackselaine Esmeraldo Braga
Orientador: Prof. Me. Glauco Cesar da Conceição Canella
Fisioterapia: Técnicas Aromaterapia: Ansiedade: Emocional



BENEFÍCIOS DA LIBERAÇÃO MIOFASCIAL NAS CEFALEIAS TENSIONAIS EM ADULTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: Jhenniffer Luana de Araújo Zabotto
Orientador: Prof. Me. Glauco Cesar da Conceição Canella
RESUMO: As cefaleias tensionais (CT) manifestam-se como cefaleias contráteis, geralmente bilaterais, com intensidade ligeira a moderada. Sua fisiopatologia é complexa e mal compreendida, portanto, devemos avaliar os pacientes de uma perspectiva biopsicossocial, analisar a personalidade e incluir intervenções adequadas que conduzam a qualidade de vida. A terapia manual é descrita como uma técnica com o objetivo de auxilia o quadro álgico e melhora a capacidade de recuperar o corpo e ajudará na melhorara da dor do indivíduo afetado. O método mais conhecido de alívio dos sintomas da CT ainda é a medicação, porém, na prática clínica do fisioterapeuta, algumas técnicas, como liberação miofascial, alongamentos e massagem, aplicadas manualmente nos músculos, ossos, tecidos conjuntivos e nervosos podem ajudar a melhorar o quadro. Metodologia: o estudo trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa com a temática de liberação miofascial e seus benefícios em portadores de cefaleia causadas por tensão. Conclusão: os resultados encontrados nos presentes estudos sendo eficaz e trazendo benefícios aos pacientes portadores da cefaleia tensional, os dados através da literatura acerca do tema apresentou-se escassa e a metodologia dos estudos analisados expressou pouca reprodutibilidade. Sendo assim, é necessária a elaboração de novos estudos. PALAVRAS-CHAVE: Cefaleia Tensional; Liberação Miofascial; Fisioterapia.



ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: João Paulo Silva
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A fisioterapia respiratória ganhou destaque devido a importância do fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva (UTI) na reabilitação da doença COVID-19. Essa pesquisa tem como objetivo descrever a atuação da fisioterapia na unidade de terapia intensiva no tratamento de pacientes com a doença COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa utilizando as bases de dados BVS, SCIELO, MEDLINE, LILACS e PUBMED. O presente estudo apresentada diversas práticas e técnicas clinicas cujo o resultado repercutiu positivamente. Conclui-se que é evidente o quanto a fisioterapia contribui na UTI, apresentando eficácia na prevenção de sequelas e complicações causadas pelo longo tempo de internação. PALAVRAS-CHAVE: COVID-19; Fisioterapia Respiratória; Unidade Terapia Intensiva.



OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS PSICOMOTORES NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Autor: Karoline Leite Silva
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A psicomotricidade é uma ciência que busca estudar os três pilares do conhecimento corporal, sendo eles, o movimento, o intelecto e o afeto, mostrando que o nosso corpo é a origem de todas as nossas aquisições, seja afetiva, orgânica ou cognitiva. Esse estudo tem por objetivo entender os exercícios psicomotores no processo de envelhecimento. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, com 12 encontros, em que foram aplicados os instrumentos de avaliação pré e pós-intervenção. A partir da comparação dos dados coletados foi possível mensurar benefícios da manutenção da qualidade de vida das idosas. Conclui-se com esta pesquisa que através dos exercícios psicomotores, percebemos uma melhora na qualidade de vida das idosas, além dos benefícios das atividades lúdicas, interação social e autoestima. PALAVRAS-CHAVE: Exercícios Psicomotores; Idosas; Envelhecimento.



FATORES QUE CAUSAM AS QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Maria Julia de Marchi Teixeira
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O envelhecimento é uma tendência mundial, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a porcentagem de pessoas acima dos 65 nos passara de 9,2% para 25,5% o que significa que a cada quatro brasileiros um será idoso. Esse estudo tem como objetivo entender quais são os fatores que mais causam quedas no idoso.Trata-se de uma revisão integrativa realizada entre os meses de agosto e setembro de 2021, utilizando as bases de dados Scielo, Lilacs, MedLine, periódico CAPES e BVS buscando fatores de risco associados a quedas. Os principais fatores que predispõem as quedas foram metodologicamente divididos entre intrínsecos e extrínsecos. Também houve destaque para eventos pós-queda, como o medo de cair novamente e a necessidade de frequentar o mesmo lugar onde caiu. O fator dificuldade para caminhar FOI SIGNIFICATIVo, sendo maior entre os idosos nãolongevos. Para os demais fatores extrínsecos e intrínsecos da queda, não foram encontradas diferenças significativas. No entanto, merece atenção o uso de calçados inadequados durante a queda, mais prevalente entre os idosos não-longevos. Conclui-se que os fatores extrinsecos e intrinsecos estão relacionados com os episodios de quedas nos idosos. PALAVRAS-CHAVE: Fatores de Risco; Fatores Extrínsecos; Fatores Intrínsecos; Equipe Multidisciplinar.



OS EFEITOS DA VENTOSATERAPIA E DA MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES NO QUADRO ÁLGICO MENSURADOS ATRAVÉS DA ESCALA VISUAL ANALÓGICA (EVA): UM ESTUDO DE CASO
Autor: Maria Rosa Guimarães
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A maioria das pessoas ao longo da vida terão algum desconforto muscular. Neste contexto, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da ventosaterapia e massagem com pedras quentes no quadro álgico, através da Escala Visual Analógica (EVA). A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Foram realizadas doze sessões de massagens com pedras quentes duas vezes por semana, com duração de aproximadamente 40 minutos, a paciente relatou no pré procedimento dor de grau 7 e apresentou nos pós procedimento dor grau 3. Na ventosoterapia foram realizados doze atendimentos, duas vezes por semana que duraram aproximadamente 35 minutos, a paciente relatou grau de dor 8 no início do tratamento e ao final apontou grau 2. Conclui-se com este estudo de caso da massagem com pedras quentes e da ventosaterapia que tiveram efeitos positivos de acordo com a mensuração da EVA. PALAVRAS-CHAVE: PICS; Ventosaterapia; Massagens com Pedras Quentes; EVA.



ASSOCIAÇÃO ENTRE O TESTE DE 10 METROS E OS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS
Autor: Maria Vanessa Diel Coelho
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O envelhecimento é um processo natural que ocorre desde que nascemos ficando mais evidente com a chegada da terceira idade então, torna-se importante garantir aos idosos não apenas mais longevidade, mas satisfação e qualidade de vida. Um dos principais impactos negativos do envelhecimento é o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que estão entre as principais causas de mortalidade e incapacidade. Este trabalho tem por objetivo verificar a correlação do tempo do percurso (teste de 10 metros) com os sintomas depressivos (Escala de Depressão Geriátrica/GDS-15) em idosos. Trata-se de uma pesquisa transversal, que foi realizada no Centro de Convivência do interior do Mato Grosso, composto por idosos com idade entre 60 a 85 anos, de ambos os gêneros. Houve associação direta estatisticamente significativa entre idade e a velocidade do teste de 10 metros (r=0,297; p=0,018), sendo que os idosos mais velhos apresentaram maior tempo no teste de velocidade. Apesar dos idosos com sintomas depressivos pelo GDS terem apresentado maior uso de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, quando comparados aos sem sintomas depressivos (15,8% vs 6,8%), a diferença não foi estatisticamente significativa (p=0,355). Conclui-se que os sintomas depressivos leves e médios não tiveram correlação com o tempo do percurso (teste de caminhada de 1 metros). PALAVRAS-CHAVE: Idosos; Sintomas Depressivos; Teste de 10 metros.



A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO EM PACIENTES COM A DOENÇA PÓS COVID - 19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Patrícia Fernandes de Almeida
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A Síndrome Respiratória Aguda Coronavírus (SARS-COV-2) tem origem na província de Hubei, na China. Objetivo da pesquisa é compreender os exercícios/tratamento da reabilitação de pacientes no Pós COVID-19. Trata-se de um estudo de revisão integrativa que incluiu cinco artigos. Conclui-se que a fisioterapia tem contribuído para a reabilitação das sequelas do PÓS COVID-19, com uso de exercícios aeróbicos, anaeróbicos e respiratórios, esses tratamentos são utilizados para que o paciente possa retornar às suas atividades de vida diária bem como para seu trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Reabilitação; PÓS COVID-19.



AVALIAÇÃO DO QUADRO DE ANSIEDADE DOS INDIVÍDUOS QUE RECEBERAM INTERVENÇÕES DA AURICULOTERAPIA E VENTOSATERAPIA: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Julio Cesar Ritter
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
Resumo: A ventosaterapia é uma técnica que tem como finalidade dar estímulo à circulação sanguínea através da sucção da pele, provocando uma pressão negativa, ajudando a pessoa a ficar relaxada e possibilitando maior conforto mental e físico. Já a auriculoterapia é um método oriental que promete possibilitar o controle da ansiedade e estresse, além de distúrbios osteomusculares, agindo na melhora do sono, no quadro de dor aguda e crônica, entre outros. Assim, este estudo teve por objetivo avaliar a contribuição das tecnicas de ventosaterapia e de auriculoterapia para o tratamento de a ansiedade de estudantes universitários. trata-se de um estudo de caso, com amostra composta por estudantes de ambos os géneros. Os critérios de inclusão foram apresentar idade entre 18 a 35 anos, ser estudante universitário e possuir sintomas de ansiedade/estresse pelo menos no último mês. A técnica de auriculoterapia para a redução do quadro de ansiedade proporcionou melhora de 3,18%, enquanto que a técnica de ventosaterapia, para o mesmo objetivo, proporcionou melhora de 19,05%. Conclui-se através do presente estudo que a Ventosaterapia e Auriculoterapia se mostram aliadas ao tratamento da ansiedade, proporcionando benefícios para a qualidade de vida do paciente. PALAVRAS-CHAVE: Práticas Integrativas Complementares; Quadro de Ansiedade; Qualidade de vida.



NÍVEL DE CAPACIDADE FÍSICA E COGNITIVA DE UM IDOSO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DO INTERIOR DE MATO GROSSO
Autor: Andreia Cristina Barbosa Silva
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem crescendo progressivamente, ganhando espaço nos países mais desenvolvidos.Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico, multifatorial e natural,apesar de sofrer variações de sujeito para sujeito, no entanto as alterações ocasionadas pelo processo fisiológico no envelhecer corroboram para uma perda na qualidade de vida desses indivíduos. Sendo assim este trabalho buscou evidenciar através de teste e escalas a qualidade de vida desses idosos que vivem em casas de longa permanência. Trata-se de um estudo observacional qualitativo descritivo com um idosos da casa de longa permanência 60 anos, do sexo masculino residente da cidade de Juina-MT, onde sera aplicado o Teste de Alcance Funcional, teste de Time and Up Go, Questionário Mini Exame de Estado Mental (MEEM),Escala de Depressão Geriatrica (GDS), Escala de Eficácia de Quedas- Internacional FES-I. A amostra foi composta por 01 idoso que reside na casa de longa permanência há 10 anos. Dessa forma, após a aplicação dos testes e escalas o idoso obteve uma boa pontuação, expondo sua qualidade de vida está bem preservada. PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento; Idosos; Casa de longa permanência; Qualidade de vida.



REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Bianca Thais Zamborsky
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A fisioterapia busca otimizar o estado de saúde e o bem-estar da criança com paralisia cerebral. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar o uso de realidade virtual em crianças com paralisia cerebral durante as sessões de fisioterapia. Esta pesquisa trata-se de uma revisão interativa com artigos buscados na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pedro, Medline e Cochran. Foram encontrados 37 artigos, com os descritores Paralisia cerebral and Fisioterapia and Realidade virtual, foram selecionados 7 artigos. Conclui-se que através dos achados, há evidências favoráveis na utilização da realidade virtual. PALAVRAS-CHAVE: Paralisia cerebral, Fisioterapia, Realidade virtual.



CARBOXITERAPIA NA ATUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NA ADIPOSIDADE ABDOMINAL: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Cácia Gonçalves da Silva
Orientador: Prof. Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: A adiposidade abdominal está atualmente entre as principais queixas estéticas, e a carboxiterapia destaca-se como tratamento dessa disfunção. Avaliar o benefício e funcionamento da carboxiterapia nos procedimentos estéticos de adiposidade localizada. Trata-se de um estudo de revisão integrativa que incluiu cinco artigos. Foi utilizado as seguintes bases de dados: PubMed, SciELO, LILACS (BVS, Medline) e PEDro. com as seguintes palavras chaves: carboxiterapia, carboxitherapy, CO2, dióxido de carbono, adposity, adiposidade, adiposidade abdominal, gordura localizada, gordura abdominal, abdominal fat, selecionando assim os artigos utilizados. A intervenção com a carboxiterapia apresentou resultados significativos quanto à redução de medidas e quanto à segurança do procedimento. PALAVRAS-CHAVE: Carboxiterapia; Dióxido de carbono; Adiposidade abdominal; Gordura localizada; Gordura abdominal.



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS): PEDRAS QUENTES COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA NA DIMINUIÇÃO DOS SINTOMAS DE ESTRESSE E ANSIEDADE.
Autor: Dara Daiana Da Silva
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: As práticas integrativas complementares (PICS) foram regulamentadas pelo SUS com parceria da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). As práticas integrativas abrangem atualmente cerca de 29 terapias, sendo pedras quentes uma delas. Este estudo teve a proposta de analisar os efeitos analgésicos das pedras aquecidas no estresse, ansiedade e na liberação de cicatrizes aderidas, em decorrência das dificuldades da vida diária, e por meio de questionários avaliar os resultados. O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade de vida de pessoas do interior do estado de Mato Grosso. O presente estudo teve aprovação do comitê de ética. Os resultados foram positivos, exceto na escala de estresse, houve um aumento de dois pontos, e outros questionários tiveram um resultado satisfatório, mesmo que sutis. Portanto devemos considerar que outros estudos, com maiores números de pessoas devem ser realizados, no intuito de ter um resultado mais satisfatório e preciso. PALAVRAS-CHAVE: PICS; Pedras quentes; Cicatriz Aderida.



IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS: Revisão Integrativa
Autor: Gabrielli Juvenil de Souza
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. No geral, apresenta-se com bom índice de cura, tendo como um dos tratamentos a mastectomia. Suas consequências interferem desde Força Muscular, Amplitude de Movimento, dores, qualidade de vida, decorrências psicológicas, linfedema, entre outras. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi comparar o efeito da Fisioterapia em todas as etapas da mastectomia radical. Além disso, analisou-se o impacto na capacidade funcional de mulheres submetidas a essa cirurgia em destaque; evidenciou-se os benefícios da cinesioterapia na reabilitação das pacientes mastectomizadas; e, analisou-se a importância da Fisioterapia no tratamento de mulheres mastectomizadas. Trata-se de uma pesquisa integrativa, na qual utilizou-se das bases de dados: SciELO, LILACS, PubMed, PEDro e Cochrane. Os resultados apontam que a Fisioterapia anterior à cirurgia de mastectomia radical pode proporcionar função essencial na independência para efetivação das práticas diárias e na recuperação dos movimentos do ombro das pacientes em tratamento, sendo essencial a função do(a) fisioterapeuta no pré- operatório, assim como no pós-operatório do 1o ao 15o dia; além disso, pesquisas apontam que o tratamento de câncer de mama necessita de uma equipe multidisciplinar, e que a realização da cinesioterapia em grupo se mostra como uma positiva experiência. Portanto, a Fisioterapia oportuniza benefícios na área da oncologia, trazendo resultados positivos para as pacientes quanto à reinserção e reabilitação em suas Atividades de Vida Diária e atuando em todas as etapas do tratamento, contanto, o quanto mais precoce serem aplicados os métodos fisioterapêuticos, melhores serão os resultados. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Mastectomia; Câncer.



FISIOTERAPIA E CORONAVÍRUS: PARTICIPAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO APÓS ALTA HOSPITALAR POR COVID-19: uma revisão integrativa
Autor: Juliana dos Santos de Lima
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO: O novo Coronavírus (COVID-19), teve início na província de Hubei, na cidade de Wuhan na China em dezembro de 2019, e tomou proporção de pandemia rapidamente, por ser um vírus de propagação rápida. Inicialmente a doença causada pelo vírus, a COVID-19 era tratada como uma pneumonia, tendo em vista que compromete principalmente o sistema respiratório humano. O objetivo deste estudo foi de analisar as evidências científicas sobre a atuação do fisioterapeuta no tratamento de pacientes após alta hospitalar pela COVID-19. O estudo trata-se de uma revisão integrativa, com o tema participação do fisioterapeuta na reabilitação após alta hospitalar pela COVID-19. Conclui-se que a fisioterapia tem contribuído para a reabilitação das sequelas do PÓS COVID-19, com uso de exercícios, tornando possível o retorno desses pacientes para a rotina de vida diária, bem como para seus trabalhos e vida social. PaALAVRAS-CHAVE: Reabilitação; Fisioterapia; Pós-Covid-19; Alta hospitalar.



ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA SOBRE AS DORES OCORRIDAS NO PARTO VAGINAL: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Talita Viviane da Silva
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO:Durante o período gestacional acontecem inúmeras mudanças no corpo da mulher, que começam desde as primeiras semanas e continuam até o fim da gestação, sendo que o objetivo do presente estudo é avaliar a importância da fisioterapia pélvica nas dores ocorridas no trabalho de parto vaginal. A metodologia utilizada neste trabalho é uma revisão integrativa com os artigos buscados na base de dados SCIELO,LILACS/BVS, MEDLINE, PEDRO e COCHRANE LIBRARY,no qual os resultados foram encontrados em 5 artigos com os descritores Fisioterapia and Parto, Fisioterapia and dor do parto. A conclusão com este estudo foi que a atuação da fisioterapia durante o trabalho de parto vaginal é de suma importância, pois proporciona alívio nas dores ocorridas durante a fase de parto, além de proporcionar à parturiente apoio emocional e conforto em um momento tão importante e ao mesmo tempo desafiador. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Parto Normal; Fisioterapia; Dor do Parto.



ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DIÁSTASE DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL NO PUERPÉRIO: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Thaciellen Mariana Carvalho Campos
Orientador: Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto
RESUMO:A gestação gera profundas mudanças anatômicas, fisiológicas e biomecânicas e que podem perdurar no organismo materno. Avaliar a atuação de tratamentos fisioterapêuticos no puerpério de pacientes que desenvolveram a diástase do músculo reto abdominal. Esta pesquisa trata-se de uma revisão integrativa com artigos buscados na base de dados (LILACS), Cochrane Foram encontrados 19 artigos, com os descritores Caribe em Ciências da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS), MEDLINE, Scientific Electronic Library Online SciELO) Library. Physiotherapy and Diastasis and Postpartum Period, sendo 15 excluídos por título, resumo, tipo de estudo e 4 selecionados pelo título e resumo e tipo de estudo. Scielo ( , United States National Library of Medicine (PubMed) e Através dos achados científicos foi possível perceber que há evidências favoráveis ao uso da fisioterapia no tratamento da DMRA. PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Diástase; Período Pós-Parto.