Faculdade do Vale do Juruena - AJES

MONOGRAFIAS - PEDAGOGIA

LEITURA DE IMAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CEI DOM FRANCO DALLA VALLE COM CRIANÇASDE 02 A 03 ANOS DE IDADE
Autor: CHIRLEI HELVIG DA SILVA
Orientador: DENISE PERALTA LEMES
IMAGINAÇÃO - CRIATIVIDADE - IMAGEM - CRIANÇA - EDUCAÇÃO INFANTIL



OS RÓTULOS QUE ESTIMULAM E INSTIGAM O PRECONCEITO, O RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA EM JUÍNA/MT.
Autor: CRISLAINE PEREIRA DO AMARAL
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
DISCRIMINAÇÃO - PRECONCEITO - DIVERSIDADE CULTURAL - RÓTULOS



A TERRITORIALIDADE DA LIBRAS COMO FERRAMENTA PRINCIPAL NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO PARA A PROMOÇÃO DA INDEPENDÊNCIA SOCIAL E DE COMUNICAÇÃO
Autor: DULCINEIA MEDEIROS LIMA
Orientador: LEIDIANI DA SILVA REIS
LIBRAS - LÍNGUA - SURDO - SOCIEDADE - IDENTIDADE



HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: GISÉLIA CRISTINA DA SILVA FARIAS
Orientador: DENISE PERALTA LEMES
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - INTERDISCIPLINARIDADE - PRÁXIS PÉDAGÓGICA



FUNDAMENTOS (DES) EDUCACIONAIS BASEADOS NOS FILMES DA DISNEY SOB A ÓTICA DA FAMÍLIA DA SOCIEDADE E DA ESCOLA
Autor: JESSYCA PAULLA GARCIA
Orientador: LEIDIANI DA SILVA REIS
FILME - EDUCAÇÃO INFANTIL - FAMÍLIA - SOCIEDADE - ESCOLA



O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE FLEXIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor: JOSIANE PACHECO DE SOUZA
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
LÚDICO - JOGOS PEDAGÓGICOS - BRINCADEIRAS - ENSINO APRENDIZAGEM



MUDANÇAS CULTURAIS: A LUTA DO POVO PAITER SURUIS COM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DO SÉCULO XXI
Autor: KATHLEEN SUNAMI KUBOTA
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
DESAFIOS - VALORIZAÇÃO - CULTURA - TECNOLÓGIA



A RELEVÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO COGNITIVA DA CRIANÇA
Autor: MARCIELLI FERREIRA CONTINI
Orientador: CLAUDIO SILVEIRA MAIA
CONTOS DE FADAS - LÚDICO - IMAGINAÇÃO - CRIANÇA



NORDESTE AÇUCAREIRO NO BRASIL COLONIAL: UM ENCONTRO PEDAGÓGICO ENTRE GEOGRAFIA E HISTÓRIA POR MEIO DAS OBRAS DE ARTE DE FRANS POST
Autor: SORRAILY GONÇALVES DE SOUSA
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES
GEOGRAFIA - HISTÓRIA - EDUCAÇÃO - INTERDISCIPLINARIDADE - FRANS POST



FORÇA IMAGÉTICA: A INFLUÊNCIA DO MUNDO FASHION NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE INFANTO-JUVENIL FEMININA
Autor: YARA ALVES RIBEIRO
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES
MÍDIA - FUNDO - FASHION - SENSUALIDADE - PERSONALIDADE



A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor: GLAZIELI RODRIGUES DO NASCIMENTO
Orientador: CLÁUDIO SILVEIRA MAIA
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO - ESTIMULO DIGITAL - MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM



* A AVALIAÇÃO NA ESCOLA CICLADA: PESQUISA E ANALISA NAS SÉRIES INICIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JUINA-MT
Autor: Juliana Aparecida Reis Marcelino
Orientador: Prof. Ma. Denise Peralta Lemes
EDUCAÇÃO - CICLO FORMAÇÃO HUMANA - AVALIAÇÃO



A INFLUÊNCIA DO ESPORTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ENFÂSE NA MODALIDADE FUTSAL: A VISÃO DOS ALUNOS DA 2ª FASE DO 1º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL ANA NERI-JUINA-MT
Autor: ANA CLAUDIA DA ROSA
Orientador: DENISE PERALTA LEMES
PROFESSOR - ENSINO-APRENDIZAGEM - ESPORTE - FUTSAL



A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor: EVERTON HENRIQUE DE SOUZA
Orientador: APARECIDA DE FRANÇA VILLWOCK
FAMÍLIA - SOCIEDADE - EDUCAÇÃO - TRANSFORMAÇÃO - SIGA



INCLUSÃO E O DESENVOLVIMENTO: ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS PORTADORA DE SINDROME DE DOWN
Autor: JESSYCA MAYARA DA ROZA BERNARDI
Orientador: TATI\NE FERREIRA GARCIA
INCLUSÃO - DESENVOLVIMENTO - APRENDIZAGEM



UM ESTUDO DE CASO: ORIENTAÇÃO SEXUAL EM UM CENTRO EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE JUINA-MT
Autor: TATIANA GONZALEZ ANDRADE
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
SEXUALIDADE - EDUCAÇÃO - CRIANÇA - PROFESSOR



A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
Autor: ANDREIA DA SILVA SANCHES
Orientador: DENISE PERALTA LEMES
AULA DE CAMPO - ENSINO APRENDIZAGEM - PRÁTICA - TEORIA



FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E A AFETIVIDADE COMO MEDIADORA DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
Autor: CLAUDIONICE MENDES DIAS
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
AFETIVIDADE - APRENDIZAGEM - COGNIÇÃO - FORMAÇÃO - DOCENTE - INTERAÇÃO



A CAPOEIRA COMO NORTEADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor: ELIANE APARECIDA DE LIMA
Orientador: APARECIDA DE FRANÇA VILLWOCK
CAPOEIRA - CULTURA AFRO-BRASILEIRA - CURRÍCULO ESCOLAR - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR - COORDENAÇÃO MOTORA



ANÁLISE DA OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA QUITERIA CASTANHEIRA-MT
Autor: ELIANA VIEIRA CARRIEL
Orientador: DENISE PERALTA LEMES
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - OFICINA - ALUNOS



JUÍNA, A RAINHA DA FLORESTA: UMA HISTÓRIA SOB O OLHAR RIKBAKTSA
Autor: PATRÍCIA ITAIBELE GOMES PEREIRA
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES
RIKBAKTSA - HISTÓRIA RIKBAKTSA - HISTÓRIA ORAL - JUÍNA



BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUINA-MT
Autor: SANDRA PEREIRA FIGUEIREDO
Orientador: DENISE PERALTA LEMES
CONTEXTO HISTÓRICO - EDUCAÇÃO - PROFESSORES



O CONTRIBUTO DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Autor: VALÉRIA DA SILVA CUNHA BASTO
Orientador: ALINE FERNANDA VENTURA SÁVIO LEITE
LÚDICO - CONSTRUÇÃO - CONHECIMENTO - PROFESSOR



AS DIFICULDADES DE UM ENSINO RELIGIOSO PLURAL: A PERCEPÇÃO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUÍNA-MT
Autor: EDICLEUMA GOMES LOPES
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES
ENSINO RELIGIOSO - PLURALISMO RELIGIOSO - RELIGIÃO - ESCOLAS



A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: ADRIANA AGUIAR
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
LÚDICO - AFETIVIDADE - EDUCAÇÃO INFANTIL



LITERATURA INFANTIL: ESTUDO DE CASO DO PROJETO MALETA DE HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA MT
Autor: ANTONIA FERREIRA MESQUITA COELHO
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
LITERATURA - APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO INFANTIL



CABRA CEGA, AMARELINHA, PETECA E PIPA: POR MEIO DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: EDI RONEI ANACLETO DA SILVA
Orientador: ALINE FERNANDA VENTURA SÁVIO LEITE
PRÁTICA DOCENTE - LÚDICO - ENSINO APRENDIZAGEM



A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PEDAGOGO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JUÍNA
Autor: ELIS BETÃNIA PEREIRA AROUCHE
Orientador: CARINE SILVESTRIM HERMES
SEXUALIDADE - EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES



ESTUDO DE CASO: PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Autor: ERNESTA DA SILVA ARAUJO
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
EDUCAÇÃO - FAMÍLIA - INTERAÇÃO



UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JUINA-MT: A VISÃO DO PEDAGOGO
Autor: FABIANE PEREIRA AROUCHE TOMAZ
Orientador: CARINE SILVESTRIM HERMES
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ENSINO REGULAR - FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO -



LINGUAGEM DE SINAIS, UM ATO DE INCLUSÃO SOCIAL: A ANÁLISE DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA/MT
Autor: JÉSSICA PEREIRA AROUCHE
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES
FORMAÇÃO DOS DOCENTES - INCLUSÃO - LIBRAS - DISCIPLINA CURRICULAR ESCOLAR



BULLYING NA ESCOLA: ATITUDES AGRESSIVAS ENTRE ESTUDANTES
Autor: MARLI JUVENIL
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
CAUSAS DO BULLYING - VIOLÊNCIA - CONSEQUÊNCIAS



O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, APONTAMENTOS QUE PODEM INTERFERIR: UMA REFLEXÃO CONSTRUTIVISTA
Autor: MIQUÉIAS VALVERDE DE CASTRO
Orientador: ALINE FERNANDA VENTURA SÁVIO LEITE
ENSINO-APRENDIZAGEM - CONSTRUTIVISMO - FAMÍLIA



O ABUSO SEXUAL E SUAS ABORDAGENS NA INFÂNCIA
Autor: MONALICE RODRIGUES DE BONA SARTOR
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
ABUSO SEXUAL INFANTIL - EDUCAÇÃO - PROFESSOR



ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE JUÍNA MT
Autor: NATANIELLY DE PAULA FREITAS
Orientador: ALINE FERNANDA VENTURA SÁVIO LEITE
EDUCAÇÃO INTEGRAL - PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS - QUALIDADE



PEDAGOGIA HOSPITALAR NA CASAI DO MUNICÍPIO DE JUINA
Autor: TAMARA OLIVEIRA MISSIO
Orientador: ALINE FERNANDA VENTURA SÁVIO LEITE
PEDAGOGIA HOSPITALAR - ALUNOS - DESENVOLVIMENTO COGNITIVO



PLANO DE AULA, O SEGREDO DO EDUCADOR: A LITERATURA INFANTIL CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR DIANTE DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS
Autor: TATIANE CARNEIRO CARDOSO DOS PASSOS
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES
LITERATURA ÉTNICO RACIAL - PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL - LEGISLAÇÃO



LITERATURA E ENSINO: APLICABILIDADE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor: FABIANA MACEDO DE ALCANTARA
Orientador: SEVERINO ERASMO DE LIMA
HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA - EDUCAÇÃO ÉTNICA-RACIAL - PRECONCEITO NAS ESCOLAS



PEDAGOGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: AMANDA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
Orientador: CARINE SILVESTRIM HERMES
BRINCAR - DESENVOLVIMENTO - EDUCAÇÃO INFANTIL



A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autor: CLÁUDIA DO NASCIMENTO ARAUJO
Orientador: JOSÉ NATANAEL FERREIRA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - INCLUSÃO - DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR



EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA REDUZIR OS ÍNDICES DE ANALFABETISMO E DE ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL
Autor: CLAUDIANA GALHA DE OLIVEIRA
Orientador: JOSÉ NATANAEL FERREIRA
ANALFABETISMO - ALFABETIZAÇÃO - EDUCAÇÃO - GOVERNO



UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor: FABIANA BARBARO
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
CONDIÇÕES DE TRABALHO - PROFESSORES - ADOECIMENTO



A COMPREENSÃO DOS PAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A LDB/96: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA 2006-2016
Autor: FABIANA MARTINS DO NASCIMENTO SOUSA
Orientador: NÁDIE CRISTINA FERREIRA MACHADO SPENCE
EDUCAÇÃO INFANTIL - PAIS - CUIDAR - EDUCAR



CONCEITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: A INTERVENÇÃO DO PEDAGOGO
Autor: GRACIELE RIBEIRO FERREIRA
Orientador: LINDOMAR MINEIRO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PROFESSOR - CONSCIENTIZAÇÃO - LUDICIDADE



A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA
Autor: SILDA APARECIDA DE OLIVEIRA MARQUES
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
LITERATURA INFANTIL - CRIANÇA - ESCOLA - PROFESSOR



* A ARTE E SUAS LINGUAGENS: A IMPORTÂNCIA DE SUA APLICAÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: Joselia Dorner
Orientador: Prof. Ma. Marina Silveira Lopes
ARTE - LINGUAGENS ARTÍSTICAS - DESENVOLVIMENTO DO ALUNO - DISCIPLINA DE ARTE



A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A FORMA DE HUMANIZAR O PERÍODO DE INTERNAÇÃO DAS CRIANÇAS
Autor: JUSSINEYDE XAVIER COSTA CAMPANHARO
Orientador: CARINE SILVESTRIM HERMES
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR - HUMANIZAÇÃO - LÚDICO - PEDAGOGO



EDUCAÇÃO INFANTIL: ponderações referenciadas na obra
Autor: LUCIANA DO NASCIMENTO LOTEK DE MENEZES
Orientador: JOSÉ NATANAEL FERREIRA
EDUCAÇÃO INFANTIL - INFÂNCIA - DESENVOLVIMENTO - APRENDIZAGEM



O BULLYING: UMA VIOLÊNCIA SILENCIOSA
Autor: LUCIANA JENNIFER CANDIDA DE FARIAS SOUZA
Orientador: TATIANE FERREIRA GARCIA
BULLYNG - CYBERBULLYNG - VIOLÊNCIA



USO DO LÚDICO EM PESQUISAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL DE 2000-2016
Autor: MARLI RODRIGUES DA SILVA
Orientador: MARILEIDE ANTUNES DE OLIVEIRA
BRINCAR - ENSINO-APRENDIZAGEM - LÚDICO - EDUCAÇÃO INFANTIL



O DIREITO À EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA INCLUSÃO SOCIAL
Autor: ROSELI DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
Orientador: ALCIONE ADAME
DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - INCLUSÃO



LEITURA E A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA
Autor: SILVANA DOS SANTOS PAES
Orientador: KATIA FRAITAG



IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: ÂNGELA RENATA RODRIGUES
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
MÚSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM



O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
Autor: JULIANA GUIMARÃES DA CRUZ
Orientador: ALBÉRICO CONY CAVALCANTE
PEDAGOGO, CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS, CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DE IDADE



A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA MULHER BRASILEIRA
Autor: IVANEIDE SOARES FERREIRA
Orientador: FABIO BERNARDO DA SILVA
CULTURA, MULHER, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE



A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autor: FRANCYELLY GALDINO DA SILVA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
EDUCAÇÃO BASICA, FORMAÇÃO CONTÍNUA, DOCência



* A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO
Autor: Maria Lucia Miranda
Orientador: Prof. Me. Albérico Cony Cavalcanti
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA,PROFESSOR, FORMAÇÃO E ALUNOS CRÍTICOS



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
Autor: VERÔNICA ERCULANO DA SILVA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
ALFABETIZAÇÃO, SÉRIES INICIAIS, PROFESSOR



ENSINO DA HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LEI 10.639/03: REFLEXO NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor: EVERTON RODRIGO DA SILVA
Orientador: WAGNER SMERMAN
RACISMO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DIVERSIDADE CULTURAL



DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor: MARIA CRISTIANE DE JESUS
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO



PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO COMO AUXILIADOR DO APRENDIZADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS
Autor: JAQUELINE GUEDES RUSSO
Orientador: SABRINA PEVIANI MESSA
Ambiente Não Escolar; Classe Hospitalar; Hospitalização Escolarizada; Pedagogia; Práticas Pedagógicas.



TECNOLOGIA DIGITAL DE REDE: COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor: CINTIA SOARES DOS SANTOS
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
Tecnologia digital de rede; Brinquedoteca virtual; Jogos virtuais.



A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Autor: ÂNGELA RENATA RODRIGUES
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
Música; Educação Infantil; Aprendizagem.



O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
Autor: JULIANA GUIMARÃES DA CRUZ
Orientador: ALBÉRICO CONY CAVALAVANTI
Pedagogo. Construção de vínculos. Crianças de 0 a 6 anos de idade.



DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor: MARIA CRISTIANE DE JESUS
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
: Dificuldade de Aprendizagem. Alfabetização. Letramento



ENSINO DA HISTORIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LEI 10.639/03: REFLEXO NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor: EVERTON RODRIGO DA SILVA
Orientador: WAGNER SMERMAN
Racismo. Cultura afro-brasileira. Diversidade Cultural.



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
Autor: VERÔNICA ERCULANO DA SILVA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
Alfabetização; Séries iniciais; Professor



A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autor: FRANCYELLY GALDINO DA SILVA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
Educação Básica. Formação Contínua. Docência.



A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA MULHER BRASILEIRA
Autor: IVANEIDE SOARES FERREIRA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
Cultura, mulher, Educação, Sociedade.



AS PRÁTICAS SOCIAIS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ALICERCE PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
Autor: SAMARA UCHÔA FEITOZA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA
Leitura, Escrita, Educação Infantil



A INSEGURANÇA DO PROFESSOR DIANTE DA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA SALA DE AULA
Autor: HELLEN DAIANE RODRIGUES DE GOIS
Orientador: MICHELE ESTER DE MOURA CAMPOS FURLAN.
CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.



PEPPA PIG, A PORQUINHA COR DE ROSA: as novas configurações de desenho animado influenciando no comportamento de crianças de 1 a 6 anos
Autor: DANIELA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Orientador: MARINA SILVEIRA LOPES.
PEPPA PIG. DESENHO ANIMADO. CRIANÇA



USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Juína-MT 2018
Autor: FERNANDA SOUSA LIMA USO
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; ALUNO.



DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: Desafios e Possibilidades Juína - MT 2018
Autor: CAMILA PEDRO DA SILVA
Orientador: MICHELE CAMPOS FURLAN.
LEITURA E ESCRITA; ALFABETIZAÇÃO; ENSINO-APRENDIZAGEM.



ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA Juína-MT 2018
Autor: ALINE DE JESUS SANTIAGO ESTUDO
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA); PEDAGOGO; ALUNOS.



EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: desvalorização e importância Juína-MT 2018
Autor: ANA MARIA BORGES DE CARVALHO
Orientador: MICHELE ESTER DE MOURA CAMPOS FURLAN.
DESVALORIZAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL E PROFESSOR.



AS PRÁTICAS SOCIAIS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ALICERCE PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
Autor: SAMARA UCHÔA FEITOZA
Orientador: FÁBIO BERNARDO DA SILVA.
LEITURA, ESCRITA, EDUCAÇÃO INFANTIL



ARTES NOS ANOS INICIAIS: a arte como instrumento para a prática do letramento
Autor: PRISCILA FERNANDES DE ALMEIDA
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
LETRAMENTO; PROFESSORES; ALFABETIZAÇÃO E PRÉ-ESCOLA.